Este aqui um kit mais recente, e que apareceu a muito bom preço na Marsigor (15€). tornando-se numa presa inescusável.
Devo fazer esta com as asinhas amarelas e fuselagem em metal.... um mimo.
Estava com um pouco de febre nos dedos, pois tinha muita curiosidade de ver como são os Hobby Boss, e vi daí cortei logo o plástico do Sprue.
Além da cor base fiz um dry-brush e pintei os dials, pois o kit não traz decalques.
Os laterais foram a seguir. Felizmente tinha um "walkaround" para me guiar nas cores.
Fica bem no aspecto geral.
Embora comprimida no tempo para o post, esta é uma montagem-relâmpago (para os meus standards) que se deve á boa qualidade do kit. Aliás é consensual que a HobbyBoss está cada vez melhor e este pequeno cat não é excepção. Práticamente monta-se sozinho. Os encaixes e a engenharia são bons (não tanto como Tamiya.) e o "Breakdown" faz sentido.
Mas passemos ás imagens do que vai havendo e ao comentário pontual.
Primeiro a gondola do cockpit. Montei como na sequência das instruções, mas entretanto cheguei á conclusão que não faz muito sentido. O interior do cockpit apoia apenas em três diminutos apoios e não é muito óbvio o posicionamento.
É preferível colar primeiro por dento das metades da fuselagem, pois tem uns beirais para colagem.
Claro que para isso tem que se fechar a fuselagem antes.
E para isso tem que se pintar.
Cá está coladinha no sítio.
Por outro lado a parte do poço do trem, que fica bastante exposta, não tem problemas de acerto.
O que causa um pouco de tristeza é o interior do cockpit, que sendo em injecção está muito bom, rivalizando mesmo com peças em resina, mas que no final fica completamente escondido dentro da fuselagem e dificilmente se vê.
O passo seguinte é pintar o motor, que ficará escondido dentro do cowling. Eu uso esta sequência: primeiro uma base em prata (aqui estou a usar Vallejo exclusivamente e sem primário) e depois um wash feito com Black Glaze e Preto bem diluído em água. Duas ou três aplicações para ficar bem escurinho.
Depois de colar a parte de trás do motor (uma peça que trava a fuselagem e a gôndola aumentando a resistência do kit) tem que se pintar em prata (não é que se veja muito mas...)
Depois os dois andares do motor, bem registados com entalhes. Não me venham falar das marcas de moldagem, eu sei que estão lá, mas ninguém mais sabe... E tb. da tampas em latão... é liberdade artística da minha parte... e quebra a monotonia dos metálicos. A gearbox foi pintada em Sky Gray e, claro está, bem suja com glazes castanho e pretos.
Esta peça tem uma certa dificuldade para a correcta colocação pois não tem pinos de registo. Aproveito para aconselhar ter já o cowling preparado para dry-fit, pois só assim de pode centrar correctamente o veio da hélice.
Uma das coisas que me fez logo pena é que o kit traz 6 metralhadoras muito bem detalhadas (quando apenas são usadas 4...) e que vão ficar completamente tapadas dentro das asas. Ainda pensei abrir as portinholas de acesso aos porôes das armas, mas o plástico da asa é muito espesso naquele ponto e ia demorar muito tempo e corria o risco de não ficar bem. Resolvi no entanto guardar as armas e fazer apenas os canos em sprue esticado e ligeiramente furado nas pontas. Posso agora fechar as asas e colar á fuselagem.
Interior green para o interior do cowling (que está muito bem moldado apresentando uns bordos muito finos e realistas).
Uma adição interessante ao kit é a inclusão de depósitos suplementares.
Unicamente não aparecem nos esquemas de pintura. Eu se calhar pinto-os de branco para não ficarem iguais ao resto, que vai ser metal polido.
Aceito sugestões.
Uma só palavra final para o sistema de trem de aterragem que era excessivamente complexo e não muito seguro pois era muito estreito e além disso era de actuação manual, obrigando o piloto a dar muitas voltinhas a uma manivela.
Está muito bem representado no kit, mas é preciso muita atenção na montagem, pois nem sempre é evidente a orientação das peças e os pontos de colagem.
Tive que descolar duas peças e andar a corrigir alguns pontos de encaixe.
E pronto. para já é tudo.
Brevemente mais desenvolvimentos.