[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - CATS - II WildCat

CATS - II WildCat

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor João Carlos Teixeira » 04 mar 2012, 14:15

Continuando a saga dos Cats. Depois do Hellcat veio um WildCat.

Este aqui um kit mais recente, e que apareceu a muito bom preço na Marsigor (15€). tornando-se numa presa inescusável.

Imagem

Devo fazer esta com as asinhas amarelas e fuselagem em metal.... um mimo.

Estava com um pouco de febre nos dedos, pois tinha muita curiosidade de ver como são os Hobby Boss, e vi daí cortei logo o plástico do Sprue.

Além da cor base fiz um dry-brush e pintei os dials, pois o kit não traz decalques.

Os laterais foram a seguir. Felizmente tinha um "walkaround" para me guiar nas cores.

Fica bem no aspecto geral.

Embora comprimida no tempo para o post, esta é uma montagem-relâmpago (para os meus standards) que se deve á boa qualidade do kit. Aliás é consensual que a HobbyBoss está cada vez melhor e este pequeno cat não é excepção. Práticamente monta-se sozinho. Os encaixes e a engenharia são bons (não tanto como Tamiya.) e o "Breakdown" faz sentido.
Mas passemos ás imagens do que vai havendo e ao comentário pontual.

Primeiro a gondola do cockpit. Montei como na sequência das instruções, mas entretanto cheguei á conclusão que não faz muito sentido. O interior do cockpit apoia apenas em três diminutos apoios e não é muito óbvio o posicionamento.
É preferível colar primeiro por dento das metades da fuselagem, pois tem uns beirais para colagem.
Claro que para isso tem que se fechar a fuselagem antes.
E para isso tem que se pintar.

Cá está coladinha no sítio.

Por outro lado a parte do poço do trem, que fica bastante exposta, não tem problemas de acerto.

O que causa um pouco de tristeza é o interior do cockpit, que sendo em injecção está muito bom, rivalizando mesmo com peças em resina, mas que no final fica completamente escondido dentro da fuselagem e dificilmente se vê.

O passo seguinte é pintar o motor, que ficará escondido dentro do cowling. Eu uso esta sequência: primeiro uma base em prata (aqui estou a usar Vallejo exclusivamente e sem primário) e depois um wash feito com Black Glaze e Preto bem diluído em água. Duas ou três aplicações para ficar bem escurinho.
Depois de colar a parte de trás do motor (uma peça que trava a fuselagem e a gôndola aumentando a resistência do kit) tem que se pintar em prata (não é que se veja muito mas...)

Depois os dois andares do motor, bem registados com entalhes. Não me venham falar das marcas de moldagem, eu sei que estão lá, mas ninguém mais sabe... E tb. da tampas em latão... é liberdade artística da minha parte... e quebra a monotonia dos metálicos. A gearbox foi pintada em Sky Gray e, claro está, bem suja com glazes castanho e pretos.
Esta peça tem uma certa dificuldade para a correcta colocação pois não tem pinos de registo. Aproveito para aconselhar ter já o cowling preparado para dry-fit, pois só assim de pode centrar correctamente o veio da hélice.

Uma das coisas que me fez logo pena é que o kit traz 6 metralhadoras muito bem detalhadas (quando apenas são usadas 4...) e que vão ficar completamente tapadas dentro das asas. Ainda pensei abrir as portinholas de acesso aos porôes das armas, mas o plástico da asa é muito espesso naquele ponto e ia demorar muito tempo e corria o risco de não ficar bem. Resolvi no entanto guardar as armas e fazer apenas os canos em sprue esticado e ligeiramente furado nas pontas. Posso agora fechar as asas e colar á fuselagem.

Interior green para o interior do cowling (que está muito bem moldado apresentando uns bordos muito finos e realistas).

Uma adição interessante ao kit é a inclusão de depósitos suplementares.
Unicamente não aparecem nos esquemas de pintura. Eu se calhar pinto-os de branco para não ficarem iguais ao resto, que vai ser metal polido.
Aceito sugestões.

Uma só palavra final para o sistema de trem de aterragem que era excessivamente complexo e não muito seguro pois era muito estreito e além disso era de actuação manual, obrigando o piloto a dar muitas voltinhas a uma manivela.
Está muito bem representado no kit, mas é preciso muita atenção na montagem, pois nem sempre é evidente a orientação das peças e os pontos de colagem.
Tive que descolar duas peças e andar a corrigir alguns pontos de encaixe.

E pronto. para já é tudo.
Brevemente mais desenvolvimentos.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor Nuno Albuquerque » 05 mar 2012, 01:43

Bela opção, esta do Wildcat, uma avião que sempre gostei, não tão elegante como o irmão Hellcat, mas muito bonito também.

O trabalhinho já vai de vento em popa, os interiores está uma maravilha.

Vou estar atento aos avanços :photo:
AMM Nr. 2 - VIM

Nuno Albuquerque

Registado: 30 mai 2005, 22:40

Mensagempor PedroFernandes » 05 mar 2012, 12:37

Oi João!!!

Este modelo da Hobby Boss realmente está muito bom!! Tenho aqui também um destes ... mas a construção ficou em stand by!!!
O detalhe de pintura do interior tá spot On ma Friend!! :D Gostei muito... acho realmente que a única coisa que desgosto neste modelo é o motor que parece aos corações!!! :D
Agora bota lá mais lenhas nessa caldeira que isso de vento em popa já está a ir :D !!!

:plane:
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor Damiães » 06 mar 2012, 16:23

Ai está, o Homem não pára....tou a gostar basatente do aspecto :D
Força ai, e venha de lá mais fotos :D
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Mensagempor João Carlos Teixeira » 07 mar 2012, 00:44

Ora portantos, são mais fotos então...

Em primeiro lugar, o trem, pintado apenas com Prata da Vallejo e com um bom wash feito á base de Black Glaze e Preto. Agora já com uma camada de Floor Wax...
Depois de bem protegidos o cockpit, nariz e poço dos trens uma camada de Prata e Natural Steel da Vallejo 50/50... (acho que dá um alumínio mais realista.

Depois as inevitáveis correcções, que são o que mais detesto fazer...putty e lixa!

De seguida um mascaramento mais completo para dar os outros tons: Cauda preta e Asas Amarelas.

O preto ficou um pouco mal num leme, mas foi corrigido depois:

Como tinha experimentado antes num pedaço de plástico, nem sequer experimentei aplicar Amarelo sobre o prateado... Achei melhor primeiro aplicar uma boa camada de branco, para ter depois uma base sólida onde aplicar o Amarelo.

Como se pode ver o amarelo resultou logo bem. é uma mistura de Deep Yellow com um pinguinho de vermillion.

Depois uma camada de "floor Wax" (da marca Johnson, vendida cá e que é exactamente igual ao produto inglês, Pledge, segundo creio).

E neste momento está assim: duas tiras de decalque aplicadas e esta noite pra fazer o resto...

Até breve com o finished product!
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 07 mar 2012, 12:52

Imagem
PedroFernandes

Mensagempor João Carlos Teixeira » 13 mar 2012, 01:35

A coisa nem estava a correr mal...
parecia que ia conseguir fazer um avião num tempo record (para mim) de um par de semanas e tudo...
...coiso e tal.

Bom, a coisa é como se segue.

Os decalques até me estavam a agradar, são bem impressos, fininhos e até moldam bem com o MicroSol.
O problema que logo logo vejo é que nem sempre se adaptam perfeitamente... podia ter aqui e ali mais um milímetrozinho!

Aqui no nariz é que a porca torce o rabo (por assim dizer...)
Para conformar á forma de calote do nariz, tem que levar um montão de MicroSol.

Outro problema aqui.
Segui as instruções (mea culpa... mea maxima culpa) sem pensar muito nos finalmentes e agora tenho esta situação digamos, espinhosa.
As tiras de decalque atravessam mesmo o sítio onde estão os depósitos...
O que estraga os decalques (já disse que são finos?... bom finos quer dizer frágeis...)

Quanto ao nariz a coisa foi-se compondo um pouco, mas não totalmente.
Aparei as encorrilhas mais evidentes com um X-acto e alisei tudo com uma lixa fina.
Depois foi só mascarar bem e aplicar uma camada de amarelo a aerógrafo.

Quanto aos depósitos, o que tem que ser tem muita força.
Cortei-os rentes (os depósitos...) para poder retocar as tiras...
mas infelizmente nem aqui a coisa corre bem. As máscaras retiram algumas partes dos decalques...

Quanto aos depósitos, pelo menos foi possível pintá-los de branco, para me dar um pouco de variação tonal...

Apesar de tudo, lá fui pintando o preto.

Não sem percalços:
Donde saiu aquele pedaço arrancado da insígnia?!? nem máscara teve em cima...

Bom, pelo menos pode retocar-se. (nota: o decalque "doador" é mais pequeno...)

Microsol. Fica como novo.

Ou melhor... nem tanto assim... mas espero poder disfarçar este lado com post-shade e wash.

Hoje, cheio de coragem (insensatez, viria a revelar-se) preparo o wash de óleos...

Por baixo e por cima... hmmm

Bom.
Era Fatal como o Destino!
Desde que o Fado é património imaterial da humanidade, eu só tenho problemas com o material...
devo estar a estagiar para ir cantar as minhas mágoas á noite num boteco entre ginginhas e aguardentes...

tudo isto existe, tudo isto é triste... etc...

A terbentina ataca os decalques... quando tento retirar o excesso de wash acontece-me isto:

Bom... só me resta esperar que os solventes mais voláteis se evaporem e depois tentar retirar o excesso óleo e ver o que se pode salvar/retocar.

Até breve pessoal!
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 13 mar 2012, 01:38

uiiiii!!!!

Até doí no coração ver esses decalques assim!!!
Imagem
PedroFernandes

Mensagempor João Carlos Teixeira » 13 mar 2012, 23:15

Doi amigo... doi mesmo!

Eis o que pretendo fazer.
Vou limpar todos os decalques, ou pelo menos aqueles que se revelarem sem recuperação, para depois dar uma "refrescada" á cor base e re-pintar tiras e roundels.

Estes aqui irão sair...

Em primeiro lugar os decalques saem perfeitamente com terbentina. Aliás, desfazem-se por completo.

Já me parece mais lavadinho assim.
Aquela pintura metálica é um pouco frágil e acaba por sair se se abusar da terbentina.
Vou ter que polir um pouco com lixa de água fina e repintar os metálicos.

E bom, por agora é tudo.
Vamos lá a ver como me safo desta.
Na certeza porém que a minha próxima compra será um wash da pro modeller á base de água...
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 14 mar 2012, 01:15

Estou a ver que tens ai uma dura tarefa de recuperação mas nem tudo está perdido!!!

Força companheiro!!!
Imagem
PedroFernandes

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes