Boas noites!
Comprei este "destroço" a um amigo modelista e, como é um dos meus Russos favoritos, até fechei os olhos á qualidade, ou ausência dela...
A construção já começou há uns dias, mas só hoje resolvi publicar aqui. No início tive receio de não concluir, mas pelo andar da carruagem está a dias de se terminar.
A primeira impressão pela análise das grades revela um kit muito pobre, mas com algumas coisas boas. Tem painéis gravados, embora bastante ténues. E a forma geral não é má... digamos que fotografada a sua sombra num papel branco dá para perceber a silhueta de um FrogFoot.
Este kit foi feito e posto á venda ainda o Su-25 andava pelos céus do Afeganistão (o Pedro estima que foi comprado no Bazar Brochado em meados dos 80s) e não haviam fotografias boas e muito menos acesso ao dito para se construir um kit de qualidade.
Com essas limitações em vista e animado pela perspectiva de iniciar a minha colecção de jactos 1/72 (eu pretendo fazer uma série de modelos a 1/72, mas sem grandes preocupações "modelísticas" de fiabilidade e sem me importar grandemente com a "qualidade" e "fiabilidade" do modelo.) com um avião favorito atiro-me ás árvores de plástico.
Logo no primeiro passo um tropeção!
Esta coisa não tem cockpit... 4 pecinhas apenas...
Bom... sempre alerta como o Escuteiro Mirim e depois de uma pesquisa por aftermarkets completos (que são duas vezes mais caros que o kit...) e cadeiras (baratinhos, mas o envio é mortal...) resolvo fazer a coisa mais lúcida: Scratch. (é engraçado como os doidos racionalizam o irracional...)
Com base num assento K-36D da NeOmega a 1/48 (para o meu Su-27...) e usando placa de estireno 0.5, X-acto, olhómetro, paciência e cola, replico o curioso assento...
O risco é, apesar de tudo, calculado. Pretendo finalizar com cockpit fechado.
O tamanho é diminuto. Aliás, a fotografia Macro mostra-o aqui muito maior e dá uma impressão de "mal acabado" que ao vivo é muito mais "aceitável".
Animado pela perspectiva de ter um assento aproximado do real a 1/72, resolvo então fazer um molde.
Ao verter o silicone a cadeira solta-se um pouco da cunha em plasticina...mas depois de curado o silicone e retirado o assento, acho que se safa. Agora a prova dos nove está na resina, mas isso ficará para depois.
E por aqui fico por agora.
Logo á noite mais desenvolvimentos.