[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - Su-25 - HobbyCraft 1/72 - Nightmare on Rosmaninho street...

Su-25 - HobbyCraft 1/72 - Nightmare on Rosmaninho street...

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 nov 2011, 00:48

Boas noites!

Comprei este "destroço" a um amigo modelista e, como é um dos meus Russos favoritos, até fechei os olhos á qualidade, ou ausência dela...

A construção já começou há uns dias, mas só hoje resolvi publicar aqui. No início tive receio de não concluir, mas pelo andar da carruagem está a dias de se terminar.
A primeira impressão pela análise das grades revela um kit muito pobre, mas com algumas coisas boas. Tem painéis gravados, embora bastante ténues. E a forma geral não é má... digamos que fotografada a sua sombra num papel branco dá para perceber a silhueta de um FrogFoot.

Este kit foi feito e posto á venda ainda o Su-25 andava pelos céus do Afeganistão (o Pedro estima que foi comprado no Bazar Brochado em meados dos 80s) e não haviam fotografias boas e muito menos acesso ao dito para se construir um kit de qualidade.
Com essas limitações em vista e animado pela perspectiva de iniciar a minha colecção de jactos 1/72 (eu pretendo fazer uma série de modelos a 1/72, mas sem grandes preocupações "modelísticas" de fiabilidade e sem me importar grandemente com a "qualidade" e "fiabilidade" do modelo.) com um avião favorito atiro-me ás árvores de plástico.

Logo no primeiro passo um tropeção!
Esta coisa não tem cockpit... 4 pecinhas apenas...

Bom... sempre alerta como o Escuteiro Mirim e depois de uma pesquisa por aftermarkets completos (que são duas vezes mais caros que o kit...) e cadeiras (baratinhos, mas o envio é mortal...) resolvo fazer a coisa mais lúcida: Scratch. (é engraçado como os doidos racionalizam o irracional...)

Com base num assento K-36D da NeOmega a 1/48 (para o meu Su-27...) e usando placa de estireno 0.5, X-acto, olhómetro, paciência e cola, replico o curioso assento...
O risco é, apesar de tudo, calculado. Pretendo finalizar com cockpit fechado.

O tamanho é diminuto. Aliás, a fotografia Macro mostra-o aqui muito maior e dá uma impressão de "mal acabado" que ao vivo é muito mais "aceitável".

Animado pela perspectiva de ter um assento aproximado do real a 1/72, resolvo então fazer um molde.
Ao verter o silicone a cadeira solta-se um pouco da cunha em plasticina...mas depois de curado o silicone e retirado o assento, acho que se safa. Agora a prova dos nove está na resina, mas isso ficará para depois.

E por aqui fico por agora.
Logo á noite mais desenvolvimentos.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 nov 2011, 00:53

Bom, enquanto o silicone curava, avancei em algumas partes da construção.
Vou ter que fazer um uso extenso de Cianoacrilato com pó de talco

E é certo e sabido... mais surpresas: tem que se abrir os reactores...

Imagem

Nada que um Pin Vise com uma agulha e muita paciência não resolvam.
E muito Putty...

Esta extensão ajuda a ilusão.
E depois havia isto...

Estas "coisas" que simulam as tubeiras encaixam mal e têm que ser abertas...

Imagem Imagem

Felizmente posso descartá-las de todo... o pé de sapo não as tinha na realidade...

Até já...
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 nov 2011, 00:55

Bom...
Fazendo uso de um dos materiais mais nobres que há, começo um processo que se destina a replicar as tubagens internas do Sukhoi.
Dobra-se e enrola-se. Depois cola-se e...

...obtêm-se umas belas dumas tubeiras...

Os intakes são lixados...
são mesmo...

Aproveito para colar já os reactores ás metades da fuselagem.
E fazer um dry-fit geral. Á parte o putty que vou precisar, as formas gerais não parecem muito más.

E fico por aqui hoje... amanhã há mais.
Até já.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 nov 2011, 00:56

Realmente isto parecia vir a ser uma construção fácil, mas acaba por se tornar difícil.

Primeiro a cola de cianoacrilato com pó de talco, faz milagres.

A cadeira recebe o primário e os interiores o turquesa Russo (mas não andei com misturas esotéricas... é apenas Vallejo Blue Green).
E para os mostradores... faço batota! É apenas uma fotografia que tirei das internets... corrigi a perspectiva e imprimi ao tamanho. Recebe uma camada de Kristal Klear para proteger.

Entretanto um avião com o nome de "FrogFoot" não pode ter as rodinhas fininhas que este tem... faço um molde rápido com barrinha reparadora e cópias em Magic Sculp...

E de volta ao assento, improviso as pegas do assento ejector com arame fininho.

Pintando...

Os instrumentos laterais ao assento também são "inventados". E na pressa colo as duas metades da fuselagem.

Esquecendo-me de meter os pesos no nariz. Será um "Tail Sitter"... ou não...
Invento uma maneira de dar a volta. Primeiro enfio areia no interior da fuselagem com o auxílio desta meia cana.
Depois com um pipeta injecto cola branca diluída, para consolidar a areia. Vamos ver se resulta...

Um banho na canopy, com o Future daqui: Cera Pronto.
E o cockpit acaba por receber esta cobertura "desfocada" que até nem resulta mal, pois o interior não era brilhante.

Em breve mais avanços.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 nov 2011, 00:58

De volta...
Tento condensar em dois posts quase duas semanas de perguiçosos avanços... ;)

Tamiya X-23 em vez de primário.
E apesar de parecer limpinho, haverá muita lixa antes do fim...

...e ainda assim...mais lixa levou.

Eventualmente acabo com a fase da "lixadela", que é a parte mais enervante das construções, e atiro-me para o trem... ou o que passa por trem neste kit.

Preshade. E pinto o "underside" com Gunze RLM76

Imagem

Máscaras e a primeira cor: Tamiya Desert Yelow.

Imagem

A segunda cor é Deep Green da Tamiya e a terceira um pouco de Red Brown, Tamiya também. Tudo á mão livre pois não estava numa de fazer máscaras.

As tintas da Tamiya têm um aspecto "ruço" que não gosto (nisso as gunze têm um acabamento muito melhor á primeira), mas que com a cera acrílica desaparece!

Bom, e é este o aspecto que tem agora. Agora decalques e wash. Depois um pouco de mate e alguns pigmentos para clarear e desgastar a pintura que tem um aspecto de "saído do stand"

Até breve!
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 09 nov 2011, 12:25

OMFG!!!! :ohh: :ohh: :ohh:

Tá do best!!! Parabéns João!!!
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor Damiães » 10 nov 2011, 22:16

Mas que bela trabalheira :D :D :D :D
Um grande trabalho, para um bonito avião ;)
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Mensagempor António Couto » 10 nov 2011, 23:10

GRD JCT :loco:

:mfixe: gabo-te A PACHORRA MANS :loco:

Keep it up 8)

GRD AB :plane:
ImagemImagem

Always,... Baby!
António Couto

Registado: 06 out 2009, 22:17

Mensagempor João Carlos Teixeira » 11 nov 2011, 00:43

Obrigado meu bom Povo :P

Bom, cá vamos acelerar com isto (bom, acelerar é uma palavra muito forte para este modelista preguiçoso.)

Eu ia fazer uma decoração checa.
IA é a palavra a reter...

Mas este kit é um destroço do passado e eu demasiado optimista para o meu próprio bem.
Alguns dos decalques explodem á vista...

Outros funcionam (até porque lhes passei Liquid Decal Film da Microscale...) mas...

Não tenho outro remédio que desertar para a Rússia.

Mas desertar para a Rússia não me resolve os problemas...

Escavo bem fundo na minha Pilha da Desolação (Repleta de Fantasmas dos Natais passados...)

Como não ia fazer um Mig-29 Russo, acabou este por doar (voluntariamente.) alguns dos seus decalques.

E cá está.
Faço um parêntesis para falar das bases que tenho feito...

Tenho estas pequenas (e algumas não tão pequenas) molduras em madeira e camurça sintética, que vieram dum representante duma marca de relógios..
Eles renovaram as montras no país inteiro e eu herdei alguns expositores... Baril!
Faço agora bom uso deles com uma placa de gesso em cima, gravada e pintada...

Sombreada e sujada com manchas...

Carimbada com os tracejados e pigmentada com pasteis...

Depois de uma boa camada de verniz mate, aplico por duas vezes cera acrílica para fazer a poça de água central...
E cá está.

Os stencils sofrem do mesmo problema do resto... são absolutamente inúteis e como nem vem onde os colocar nas instruções, acabo por ignorá-los quase a todos..

Uso aguarela em bisnaga para os washes, mas não corre muito bem, acaba por sair quase tudo....

Com um pouco de Tamiya X-19 smoke faço um post-shade.

E pego na caixa dos pasteis para "pigmentar" toda a pintura...

Em último o lastimável conjunto de trens.... primeiro os poços a branco...

E o trem em si...

Verde esmeralda e "pneu" para o resto... Não estou muito orgulhoso desta pintura á pressa, mas agora só quero despachar...

Um wash com óleos e fica a secar.

E é tudo por hoje.
Amanhã vou pregá-lo á base e tirar umas fotos catitas. E dar por fechado este menino, que já deu mais trabalho do que o que vale...

Cya
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 11 nov 2011, 11:06

Como costuma dizer o amigo RVerissimo "Medo!!!!! Mito Medo!!!" ihihiihihih!!!

:D Checo ou Russo ficou deste bem a volta ao "pato" !!!!!
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor João Carlos Teixeira » 13 nov 2011, 20:24

Bom...
Resumindo... tem sido doloroso, mas está prestes a acabar.

Este é um kit que não fará muita história e pessoalmente, é um dos piores que já construí. No entanto não há razão para desrespeitá-lo, uma vez que foi só o fraco alcance da minha proficiência que o impediu de ficar mais atraente.
Tem, por isso o direito aos seus 15 min. de fama.

Sem mais delongas, o "Sukhoi from Hell"

E é tudo por ora.

Regressarei em breve... vejo um Avenger no meu futuro... e não é o Capitão America.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor João Carlos Teixeira » 13 nov 2011, 20:24

Bom...
Resumindo... tem sido doloroso, mas está prestes a acabar.

Este é um kit que não fará muita história e pessoalmente, é um dos piores que já construí. No entanto não há razão para desrespeitá-lo, uma vez que foi só o fraco alcance da minha proficiência que o impediu de ficar mais atraente.
Tem, por isso o direito aos seus 15 min. de fama.

Sem mais delongas, o "Sukhoi from Hell"

E é tudo por ora.

Regressarei em breve... vejo um Avenger no meu futuro... e não é o Capitão America.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Próximo

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes