Detalhes!!!!!!!!!!

Forum destinado a técnicas de modelismo, fotos de referência e trabalhos de outros modelistas.
Façam as suas perguntas, metam as suas dúvidas.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Edgar Branco » 17 abr 2007, 11:25

Amigos gostava de aprender a fazer equeles detalhes maravilhosos que voces sabem fazer melhor que ninguem.
Estou-me a referir ao envelhecimento, ao desgaste, a ferrugem enfim a isso tudo.
Muito obrigado pela atenção dispensada :D
"Um modelista não se limita a montar modelos, o modelista da vida a verdadeiras obras-primas"
Edgar Branco

Registado: 05 abr 2007, 15:39

Mensagempor Filipe Ferreira » 17 abr 2007, 11:56

Meu caro amigo,
explicar tudo aquilo que pergunta e por escrito, é praticamente impossivel. Nisso, não há como ver fazer ao vivo, e aí perguntar tudo. Esteja atento às iniciativas da AMM, bem como algumas exposições que se realizam pelo país. As próximas são as de Almada, Academia Militar em Lisboa e Entroncamento.

é preferivel colocar uma questão de cada vez e, se possivel, com fotos do que está a fazer, que alguém o ajudará de certeza. Além disso, não sabemos que materiais possui e quais são os que usa com frequência.

Bons modelos
Filipe Ferreira

Registado: 30 mai 2005, 17:04

Mensagempor Edgar Branco » 17 abr 2007, 12:00

Ok amigo tens toda a razao.
Quanto a ver ao vivo podes ter a certeza que nao vou falta ao encontro no Entroncamento por fica razoalvemente perto da minha terra.
"Um modelista não se limita a montar modelos, o modelista da vida a verdadeiras obras-primas"
Edgar Branco

Mensagempor Damiães » 17 abr 2007, 12:19

Viva........bem vamos lá falar um pouco de desgaste. Claro que ao vivo é de todo diferente.....mas aqui fica.

Ferrugem.
Costumo usar óleos para fazer este tipo de desgaste. Este óleo é o que se usa nas telas, nas pinturas, são em besnagas que se vende.
Como fazer: muito simples, tira-se um bocadinho do conteudo para um guardanapo, e de seguida com um pincel muito fino, vamos pôr uns pontinhos de óleo, nas zonas onde queres fazer a ferrugem. De seguida com Terbentina ou White Spirit, vamos com um pincel plano, limpar as pintinhas, que fizeste, e vais ver que o efeito é excelente.
Onde podes encontrar os óleos e a Terbentina. Nas casas de pintura ou na papelaria fernandes por exemplo.

Logo meto ai mais umas palavras sobre os desgastes :)
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Mensagempor Edgar Branco » 17 abr 2007, 13:29

Assim ja tenho uma ideia para comecar e depois acho que é um pouco de tentativa e erro ate acertar.
Obrigado
Edgar Branco

Mensagempor Damiães » 17 abr 2007, 15:41

WASH - lavado

Aqui fica mais uma técnica de desgaste, o wash ou lavados
Esta técnica adiciona profundidade a aparência do modelo, acentuando as sombras nos cantos e cavidades.
São acabamentos com finas camadas de tinta escurecida, depositando cores escuras nos rebaixamentos das linhas dos painéis, juntas e articulações onde, normalmente acumula graxa e sujeira.

Neste caso também utilizamos os óleos, fazendo uma aguada com o white spirit, e dando nas zonas onde queremos. De seguida limpamos com um papel de cozinha aderente, e essa aguada, ficará então nas reentrâncias. Muito fácil.
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Mensagempor Damiães » 17 abr 2007, 15:47

Pincel seco

Mais uma técnica, nos wash damos profundidade, e com esta técnica, vamos salientar as zonas mais altas de um modelo.
Também é muito fácil.
Por exemplo, pintaste um modelo com um verde. O que fazes, com esse verde adicionas um pouquito de branco, para clarear esse tinta, e de seguida, com um pincel, mergulhas na tinta e limpas o mais possivel num pano. Depois disso vais dar nas zonas onde tu queres, e aos circulos, e vais ver que te vai dar outro aspecto ao modelo. Outro exemplo, é fazeres uma zonas metálicas, onde com uma tinta metálica, um aluminio, fazes essa técnica nas zonas ondes achares conveniente.

experimenta.:)
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Mensagempor Luís Correia » 18 abr 2007, 03:25

Oi

Sabes que para envelhecer tens também a tua disposição pigmentos, existem de várias marcas, eu comprei da mig, têm desde ferrugem em vários tons, terra, metal, areia, até com esses pigmentos dá pra fazer terra molhada e seca eu fiz isso num kit para experimentar e o resultado foi bacano.

Existem inumeros livros a ensinar como fazer, eu consegui sakar alguns pdf's e são muito porreiros.

Aqui vai a página da mig http://www.migproductions.com/, vais a produtos e lá ensinam também como utilizar esses pigmentos.

Fikem bem e não se estraguem
Luís Correia

Registado: 09 fev 2007, 11:46

Voltar para Referências, Truques e Dicas

• Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante