[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - WWI - Para a ModelScala

WWI - Para a ModelScala

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Carlos Ferreira » 12 set 2006, 20:22

Bem, decidi responder ao convite que a AMM fez aos participantes no ModelScala 2006, e levar um modelo da Primeira Guerra Mundial. Esteve para ser um Pfalz III da Roden, mas deu asneira - isso é outra história.

Decidi, por isso, usar o Ford T MMGS da RPM e dois marretas da Emhar, todos à escala 1/72, para fazer uma pequena vinheta dos reconhecimentos contra balões alemães que o exército inglês fazia. Estes 3 produtos são short run, a minha primeira experiência na área. Ora bolas... na foto seguinte podem ver a Família Feliz.

Imagem

As figuras são iguais, na caixa: um oficial, em pé, a observar o horizonte e segurando binóculos com a mão direita, enquanto tenta espetar o dedo indicador da mão direita no olho de um qualquer transeunte desprevenido:

Imagem

Esta figura nem é má, tem é um bocado de flash. Nada que um bocado de lixa e de surface primer da Tamiya não resolva:

Imagem

O condidato seguinte é o irmão gémeo (não sei se maléfico, provavelmente sim) do primeiro. Para dar um bocado de credibilidade à cena, e evitar que a malta pense que já bebeu demais ao almoço, decidi "despromover" este tipo a motorista do outro - desculpa lá, amigo. Para o fazer tive que lhe cortar as pernas e substituí-las pelas pernas de um piloto de avião à escala 1/72 (obrigado, Paiva!):

Imagem

Incidentalmente, lembrei-me de uma coisa ao ver esta foto: sabem porque é que os Marretas tinham os olhos esbugalhados? Simples: sendo fantoches, tinham sempre uma mão enfiada onde este amigo tem um arame metido...

Como ainda não bastava de corta-e-cose, decidi que era mais giro se ele estivesse a segurar nos binóculos com as duas mãos - vá lá, o carro está parado!

Imagem

Assim, cortei-lhe aquele braço ofensivo, seccionei-o pelo cotovelo e voltei a colá-lo, aparando a mão ao mesmo tempo, para o amigalhaço ao menos parecer ques estava a segurar nos binóculos e não a fazer uma pala à índio. Mais uma vez, usei Surface Primer da Tamiya como massa, para encher.

Para terminar, o Ford T. É uma miniatura muito fraquinha; algumas peças andavam tão perdidas no flash que eu quase as deitei fora.

Imagem

Alguns melhoramentos neste verdadeiro cangalho (lindíssimo!) foram: cerca de 2 kg de Surface Primer da Tamiya para esconder irregularidades do plástico e não o fazer parecer que saíu da sucata...

Imagem

Imagem

Imagem

O primário é XF-64 da Tamiya, daí a cor esquisita. Não satisfeito com isto, criei um novo chão para o interior (as duas metades que formavam a carroçaria traseira ficavam com uma trincheira, à boa moda da Primeira Guerra, e eu decidi que era mais fácil reconstruir que tentar tapar), uma caixa que suponho que é de ignição, no "tablier", pedais (que o meu amigo Beto fez o favor de dizer que não se pareciam. Cheers, mate!) e alavanca do travão:

Imagem

Como vêem, está atrasado, mas espero conseguir. Tenho algum tempo livre pela frente, tem que ficar pronto!

Vou dando novidades, OK?
Carlos Ferreira

Mensagempor Damiães » 12 set 2006, 23:36

A mensagem já está apagada :wink:

Mais um belo modelo......força nisso.....tou a gostar.

Não esquecer a ficha de pré-inscrição :) :)
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Mensagempor Carlos Ferreira » 12 set 2006, 23:40

A malta daqui de Espinho n perdoa, Sr. Presidente. Já nos inscrevemos a semana passada... :wink:
Carlos Ferreira

Mensagempor Damiães » 13 set 2006, 09:18

Pois foi....ehehehehehehehehe.....e fui eu que retirei a ficha....ops :) :)
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Mensagempor Carlos Ferreira » 14 set 2006, 12:52

Ontem à noite, com a ajuda do meu amigo Manuel Paiva, estive outra vez às voltas com a Família Feliz, os protagonistas da vinheta que hei-de levar à ModelScala 2006.

Um dos problemas que me estava a preocupar era o excessivo flash na zona de fecho do molde das figuras. Depois de uma camada de Desert Yellow o flash apareceu em toda a sua glória, e foi estilete, lima e lixa em cima dele. Como se vês nestas fotos, esse problema está quase todos resolvido:

Imagem

"Siga, siga, siga, contorne a rotunda, e siga, siga, siga..."

Imagem

Outra coisa que me estava a perturbar bastante era a figura sentada que, recordo, foi "retalhada" por mim, e de novo colada numa posição diferente, com direito a uns quilitos de massa para parecer humano de novo. Um dos sarilhos grandes com que me estava a deparar era o ombro esquerdo do tipo. Parecia marreco, e não me apetecia que a minha primeira experiência resultasse no Corcunda de Notre Dame. Até porque isto é suposto passa-se algures em Inglaterra, e Notre Dame ainda fica longe. Felizmente este braço está quase no sítio:

Imagem

Bolas, devia ter considerado uma carreira como ortopedista...

Imagem

Finalmente, estive a trabalhar no Ford T. Um dos problemas deste kit são os faróis. Os suportes estão totalmente errados, a RPM representa-os como uns "pauzinhos" que partem do farol e prendem à lateral do radiador. Errado: os faróis dos Ford T que eu vi eram uns tirantes rectangulates que partem dos faróis e ligam à zona oblíqua do pára-lamas. Mesmo a 1/72, este erro é demais para ficar quieto.

Por isso, com uns resto de photo-etch de outro kit, muita paciência, o Oceano Pacífico a dar na rádio e 3 mãos (nada como ter amigos!) dei-me ao trabalho de fazer isto:

Imagem

Imagem

Ou, para verem melhor,

Imagem

Ora, que me dizem? Francamente, nunca tinha dado tanto esforço a um kit. Tá a ser difícil, mas está a dar um gozo bestial!
Carlos Ferreira

Mensagempor Carlos Ferreira » 18 set 2006, 13:32

Bem, depois de um fim de semana fora e sem modelismo, ontem (Domingo) foi uma sessão das grandes, até às tantas da manhã.

O primeiro trabalho foi dobrar os suportes do faróis que tinha feito em scratch. Isto é um bocado complicado; se eu fosse um tipo inteligente, teria medido o ponto em que os suportes tinham que ser dobrados e teria feito o trabalho ANTES de os colar ao pára-lamas. Como isso não acontece, estive com duas pinças a tentar não os arrancar do ponto de colagem, que naturalmente muito frágil. É semelhante a tentar passar a roupa DEPOIS de a vestir: até é possível, mas há tanta coisa que pode correr mal...

Imagem

Imagem

Claro que, após esta trabalheira, os faróis "de série" não eram suficientemente bons - a malta nem ia ver os suportes se os faróis em si estivessem uma porcaria! Então retirei os faróis da grelha e, com o pin vice e uma série de brocas progressivamente mais largas, abri a zona de plástico onde supostamente estaria a lente. Uma beleza, tendo em conta o tamanho dos faróis! De seguida pintei o interior dos faróis de prateado e agora estou a enchê-lo, aos pouquinhos, com Kristal Klear, que quando seca fica transparente e dá uma boa imitação de vidro. Espero eu! Reparem no tamanho dos faróis - aquilo que se vê na primeira foto é um palito, não um pau de espetada...

Imagem

Imagem

Posto isto, e depois de convencer os senhores do Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira que isto era normal e que a camisa de forças era um claro exagero (!), passei à pintura do veículo.
Foi a primeira vez que pintei a aerógrafo com Humbrol. Não foi nenhuma espécie de nostalgia deslocada ou efeito de sugestão; a caixa sugeria Humbrol 102 como cor (uma espécie de Olive Drab ou NATO Green muito claro?), e eu tive preguiça de procurar uma alternativa.

Imagem

Imagem

Imagem

Umas palavras acerca da pintura com Humbrol: para primeira vez até correu muito bem, e pareceu-me que acertei com a diluição, mas é uma seca de lavar o aerógrafo depois. Felizmente saíu tudo, mas não simpatizei demasiado. E, se não tivesse arranjado diluente sem cheiro, aposto que ainda seria pior. Mas gostei, cobre bem e dá um acabamento muito liso - nesse aspecto é muito melhor que as Tamiya.

Uma das partes à qual dediquei um cuidado especial foi o banco corrido dos passageiros. Parece-me que esta peça seria de madeira e quis experimentar imitar os descascados da tinta nesta superfície, bem como o facto de a cor não ficar a mesma. Assim, comecei por pintar o banco em Tamiya Desert Yellow (o meu Buff acabou... :( ), e isolei as extremidades e uma metade do banco (que fica mais exposta, por não ser contígua ao banco do condutor) com Mr. Masking qualquer-coisa:

Imagem

Imagem

Imagem

Dei uma camada de tinta mais fina nesta peça, na esperança que a cor fique mais clara (quase translúcida), porque a madeira absorve um bocado a tinta. Não sei se vai dar para perceber, mas eu tentei.

E é este o estado das coisas. Hoje à noite vou-me dedicar à parte que me está a meter mais medo: pintar as figuras, coisa que nunca fiz. Tenho Vallejo, água, pincéis e falta de jeito - alguma coisa há-de acontecer, certo? :D
Carlos Ferreira

Mensagempor ASOBRAL » 20 set 2006, 09:28

Caro Carlos

Estou a gostar bastante deste teu tutorial, e de acompanhar a evolução dessa vinheta. Acho que temos uma filosofia de modelismo algo semelhante!

Essa tua técnica do kristal Klear para encher os faróis parece-me uma boa alternativa à cola bi-componente (tipo Araldite) transparente.
Espero que resulte, pois assim aproveito a ideia para encher os faróis de um panzer II que tenho para aí.

Também achom interessante a tua utilização do Surface Primer da Tamiya como massa de enchimento, mas não é demasiado líquida?
Aplicas directamente ou deixas secar primeiro um pouco?
Um abraço

António Sobral
ASOBRAL

Registado: 19 out 2005, 14:55

Mensagempor Carlos Ferreira » 20 set 2006, 15:48

Olá! Obrigado pelo elogio; só queria esclarecer que isto não pretende ser um tutorial; simplesmente, em vez de dizer os palavrões todos sozinho, quando as fotogravuras caem no tapete ou quando as peças não encaixam, partilho aqui com a malta. Está a ser muito divertido!

Quanto ao Kristal Klear, posso garantir que funciona; já o fiz antes, e correu bem. Neste caso, depois de umas horitas a coisa está seca e transparente - tipo cola branca, mas mais brilhante. Prendo os faróis em Blu-Tack e Klear lá pra dentro! Disseram-me que com verniz brilhante da Humbrol fica igualmente bem, mas nunca experimentei. O Kristal Klear tem ainda a vantagem de, se tiverem a mesma falta de jeito que eu, e deitarem para fora dos faróis, basta ir lá com um pincel molhado e diluir a coisa, mesmo depois de seco. Nada mais fácil.

Finalmente, no que diz respeito ao Surface Primer da Tamiya, uso-o directamente do frasco. É tal e qual como a malta tem usado o Mr. Surfacer: enche-se o arranhão na peça, ou a falha no encaixe, deixa-se secar e lixa-se. É mais fácil de controlar do que a massa em tubo, especialmente útil em superfícies e escalas pequenas. Para regos e trincheiras uso Putty.

Quando ao modelo, está assim: a carripana levou duas camadas de Future, hoje leva decalques; os marretas estão quase pintados, falta dar umas sombras e pintar os cintos e as botas; a base começa a andar hoje à noite.

Vou avançar um bocado e ponho mais fotos amanhã, OK?
Carlos Ferreira

Mensagempor ASOBRAL » 21 set 2006, 09:09

OK. Obrigado pela explicação.

Vou ver se arranjo o Kristal klear para experimentar.
Um abraço

António Sobral
ASOBRAL

Registado: 19 out 2005, 14:55

Mensagempor Carlos Ferreira » 21 set 2006, 13:55

Bom, consegui finalmente tirar mais umas fotos (a minha máquina decidiu que hoje era um bom dia para me gozar, o flash e as pilhas decidiram colaborar e a coisa ficou complicada...).

Antes de mais, a base. É um quadrado, com cerca de 10x10 com, que um amigo, Valente, me deu. Estava um bocado danificada nos lados, por isso entretive-me a dar-lhe uma lixadela e a pintar-lhe os lados com X-1 (preto brilhante), para ficar com uma superfície mais lisa. Uma camadinha de Future, só para selar, vai deixá-la como nova!

Como pavimento escolhi uma estrada de paralelos, da MiG Productions. Era para ser a estrada de tijolos amarelos, mas o Homem de Lata disse que não queria participar nisso. Bolas!

Imagem

Como podem ver, esta estrada já estava adiantada. De facto, no verdadeiro espírito do "Esta gaita está atrasada! Tenho que me despachar!!", fui buscar coisas já começadas para desenrascar. Até este ponto aquilo que tinha sido feito era pintar, se não me engano com XF-49 (Khaki), para dar uma base para os paralelos e encher de uma cor plausível os espaços entre eles. A seguir, pincel seco com 9 (Antracite) da Revell, e ficou com o aspecto que se vê na foto. Foi nesta altura que a desenterrei da caixa onde a tinha enfiado, peguei em dois pincéis com as pontas cortadas e no pigmento Europe Dust e, dez minutos depois, o efeito geral era este:

Imagem

Estas técnicas não são novas; limitei-me a imitar, em grande estilo, o que fez o editor da Military in Scale, Spencer Pollard, há uns meses atrás. Palmas para o homem e para a revista, uma verdadeira escola de bom modelismo e de boa atitude!

A minha parte favorita desta estrada é que, como acontece muitas vezes com a resina, está empenada - ou seja, vou ter que lhe meter o secador em cima e apertá-la contra uma base plana para a endireitar. O motivo pelo qual não fiz isto ANTES de a pintar é aquela tendência, que já discuti antes, para tentar passar a roupa a ferro depois de a vestir. Mais alguém sofre do mesmo? :x

Continuando o périplo pela vinheta, gostava de colocar um pequeno muro, de pedra, por trás. Vou usar um destes materiais:

Imagem

Vai ser este ou outro, cuja foto ficou uma porcaria. Foram-me dados pelo Paiva e pelo Ricardo.

Não sei se já se aperceberam, mas uma boa parte do material nesta vinheta é proveniente de amigos. A sério, não há nada como a malta colaborar, ajudamo-nos uns aos outros, damos ideias para resolver problemas comuns. E gozamos com as caras uns dos outros, claro. Ora, de que é que estavam à espera?! :D

A parte seguinte são os dois macacos que vão ficar a fazer de mirones na vinheta. Aliás, ainda gostava de promover uma votação para lhes dar nome, porque a malta tem-lhes chamado de tudo e mais alguma coisa. Tom e Jerry? Ren e Stimpy? Simon e Garfunkel?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem ver (espero eu), parti de cores base diferentes. O que está de pé, a quem podemos chamar cára-pálida, tem um tom de pele mais claro (factor de protecção 24) e cabelo louro (L'Oréal: porque eu mereço?); já o tipo que está sentado teve a sorte de eu lhe ter carregado mais na melanina e, além disso, tem cabelo mais escuro. Como lhe pintei o cabelo de negro, e a coisa estava a ficar preta porque a cor não me agradava nem um bocadinho, fiz-lhe umas madeixas com Azul Prússia, que é a cor oficial para clarear preto. Obrigado ao Vitalino Chitas, por ter dito isso na ModelScala 2005, durante o WorkShop, e ao Paiva, por ter ouvido e ainda se lembrar... :wink:

Finalmente, o Ford T já levou duas camadas de Future e, em cima, os decalques:

Imagem

Ao contrário do que eu estava à espera (short-run!), os decalques são suberbos. Têm muito filme, é certo, mas quando se apara este os decalques são bastante flexíveis, moldam-se muito bem com Micro Sol, e acho mesmo que não se vão ver. Fantástico! Levaram mais uma camada em cima e estão prontos. Menos um sarilho pela frente!

Já arranquei o Mr. Masking do banco que pintei. Consegui, no processo, retirar um pedaço de tinta base, que vai ser preciso retocar quando der os óleo para dar o efeito de madeira:

Imagem

Ainda o Kristal Klear: este é o efeito com que fica nos faróis quando se aplica:

Imagem

Depois de secar umas horas fica transparente. É preciso dar várias camadas, se se encher tudo de uma vez o que está no fundo demora mais a secar, ou pode mesmo nem secar e fica branco. Sei de experiência própria, acreditem em mim!

Outra coisa que também já está feita é a pintura do banco do condutor. Couro Connoly, importado da Suécia, da melhor qualidade. Bem, na realidade foram só dois tons de castanho escuro da Vallejo...

Imagem

Um problema com que já contava mas que tenho vindo a evitar é a metralhadora que equipava estes carros. Ora, esta era uma Vickers, refrigerada a água, um verdadeiro clássico que, realmente, não tem nada a ver com a "coisa" que vem na caixa. Como a caixa de soldados da Emhar de onde vêm os meus dois marretas tinha uns quantos com metralhadoras, retirei uma para colocar aqui. Na foto seguinte está à esquerda, já com alguma tinta preta, a metralhadora da Emhar e, à direita (ainda na grelha) as duas peças de que é feita a metralhadora do kit da RPM:

Imagem

A Vickers da Emhar tem um bocado de flash, mas é muito mais detalhada e com trabalho há-de dar qualquer coisa de positivo. Tem o bónus acrescido de incluir a caixa de munições, mas ainda tenho que fazer o reservatório de água e o respectivo tubo.

Um episódio curioso aconteceu quando tentei dar preto na metralhadora, a pincel, para ver se ainda faltava tirar muitos mais quilos de flash. Por algum motivo a tinta não aderia! Ai, bolas! Foi nessa altura que olhei para a caixa, e vi escrito o aviso que diz "para melhores resultados, lave as figuras com água e detergente ANTES de as pintar". A sério, o meu lema vai passar a ser "quando tudo o resto falhar, olhe para as instruções" :D

E agora? Bem, o ano passado tive a sorte de ver um workshop do Filipe Ferreira, na ModelScala 2005, sobre a utilização de óleos para dar filtros e envelhecimentos. Ora, já tive a oportunidade de experimentar algumas das dicas, e vou tentar de novo. Não prometo nada em termos de resultado, e garanto-vos que me está a deixar nervoso. Vamos lá a ver...
Carlos Ferreira

Mensagempor Carlos Ferreira » 25 set 2006, 11:53

Mais um fim de semana, um pouquinho mais de trabalho, e a coisa continua a avançar. Agora mais devagarinho, à medida que vou perdendo gás! :?

Então, comecei por aquela pequena base que tinha começado a reparar. A ideia é fazer uma base que combine uma estrada, um muro e, do outro lado deste, um pequeno campo com uma árvore. O carrinho e os soldados vão ficar na estrada, a árvore no campo. Se fosse ao contrário, as pessoas podiam reparar, sabem...

Sendo assim, os componentes da minha base são: a estrada em resina da MiG, um muro de plático, que se não me engano é à escala H0, de uma marca inglesa (obrigado, Paiva!) e espuma de poliuretano - espuma de frigorífico (obrigado Ariston?) - para o terreno:

Imagem

Aquele muro acaba por ser um bocado de contrução própria, porque a peça em plástico só tem um lado. Assim, colei duas placas deste material:

Imagem

Tive o cuidado de encontrar partes cujas laterais coincidissem, para as coisas não serem muito estúpidas. Depois, dei um bocado de massa da Revell na junção das duas peças, para a coisa não ficar muito mal, o que me permitiu meter uma lima e lixa, para dar relevo. De seguida cortei o poliuretano à medida para encaixar na base. Ficou assim:

Imagem

Naturalmente, a dificuldade de fazer isto é que a minha base não tem ângulos, as arestas juntam-se em superfícies curvas. Com o poliuretano isto nem é muito dramático, mas com a resina vai ser. :?

De seguida colei o muro:

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem ver por esta imagem, usei cola branca para a colagem. Aliás, a minha confiança na cola branca começa a raiar os limites da fé, ou seja, já não é uma coisa que eu discuta com as pessoas, excepto para lhes tentar impingir a solução. Qualquer dia dou-me mal...

A cola branca serviu-me também para encher algumas fendas entre o poliuretano, a base e o muro, causadas pela minha falta de jeito. Nem todas as fendas, note-se bem; em algumas delas tive mesmo que recorrer a umas lascas de poliuretano. É o meu jeitinho a funcionar em grande!

Outro uso ainda para a cola branca é tapar os poros do poliuretano. De facto, sendo uma espuma, é altamente porosa; é preciso tapar estes poros, ou o terreno vai parecer, bem, vai parecer espuma! E eu tenho ali umas fotos da 1ª Guerra Mundial que mostram que o terreno não era poroso...

Imagem

Imagem

De seguida, aproveitei para dar algum relevo à base. Enquanto a cola estava a secar, deixei lá cair areia muito fina, serrim, ervas de diorama ferroviário...

Imagem

Como podem ver nestas fotos, a peça de resina já está cortada. Usei um serrote de cortar metal, com as lâminas menos agressivas que encontrei, e até não correu mal. Falta aparar uns restos de resina, lixar e colar. Olé!

Como vêem, estive entretido em coisas que demoram muito tempo, mas agora já começo a chegar aos acabamentos.

Os bonequinhos também já estão pintados. Tentei dar umas sombras com óleos e atacou a tinta por baixo - diluente muito forte, tinta ainda um bocado fresca ou azar? Retoquei e ainda vou tentar outra vez! Mas também estão quase prontos.

Agora, aconteceu uma coisa curiosa. Vendo o site landships - dedicado aos veículos da WWI - descobri um Ford T, como o meu (bem, bastante melhor que o meu, mas o kit é o mesmo), do Luís Gago. Ora, uma coisa a que ele chama a atenção é que o fundo do Ford T MMGS, para trás do banco, é em ripas de madeira. Conclusão: façam pesquisa ANTES de começarem a construir o modelo, ou DEPOIS de o contruírem, para terem inspiração. Não façam pesquisa DURANTE a contrução, é muito frustrante! Claro que, depois deste trabalho que tive, gostava de imitar o efeito da madeira! Vou usar umas tiras de Evergreen, que me parecem da largura correcta. Ora, isto levanta um problema de organização: ainda tenho que dar verniz mate, dar filtros com óleos, fazer as ripas e colar e pintar os faróis. Ora, vou começar pelo mate porque:

- Tenho que envelhecer os faróis ao mesmo tempo que a carroçaria e, para tal, eles têm que estar colados quando eu começar. Ora, não vou dar mate em cima dos vidros dos faróis que criei com Kristal Klear!
- Quero usar aquela ideia de dar pintas no modelo e a seguir espalhá-las, em vez de uma "lavagem" mais clássica, e já experimentei em fazer isso em superfícies brilhantes e mates; prefiro nas mates.
- Não quero dar verniz mate em cima das placas de madeira que vou fazer.

Por isso, vai levar mate a seguir ao almoço. O final está à vista, mas tão longe como uma miragem no deserto. E eu estou a começar a perder gás... ou será da fome? Vou almoçar. Um abraço a todos!
Carlos Ferreira

Mensagempor Carlos Ferreira » 26 set 2006, 22:50

Pois é, o gás já era pouco, e agora é que tenho mesmo a certeza que não acabo o modelo. Não, não correu nada mal, não estraguei nenhuma peça, simplesmente surgiu uma oportunidade de trabalho de que eu estava à espera, e de amanhã a sexta estou a coordenar uma equipa, das 10 às 11 - isto é, das 10 da manhã às 11 da noite. Por isso, minha boa gente, nada feito.

Ainda bem, na realidade. Assim tenho mais tempo para o acabar sem apressar e fazer asneiras. E além disso, trabalho é trabalho - Iuppii!

A boa notícia é que agora já tenho um modelo para o workshop de envelhecimentos. Neste momento o pequeno já levou verniz mate, e vai para lá para sofrer a magia dos mestre.

Lá estaremos, então. Até Sábado! :P
Carlos Ferreira

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes