[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 379: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - Rotring conograph

Rotring conograph

Sub-forum destinado a todas as outras actividades NÃO realizadas pela AMM mas com o relevado interesse para comunidade AMM!

Moderadores: Ricardo Martins, Jose Rola

Mensagempor Álvaro Lemos » 23 mai 2012, 21:33

Pois confessso!...sou um guloso! um "fraco" por coisas bonitas, e se estas forem relativas ao modelismo, "espalho-me!" é certinho! :mrgreen:

O aerógrafo Rotring-Conograph era para mim uma peça que me "incomodava" ( ou talvez antes, desejava!)...era um exótico, um mistério!. Muítas vezes lí que seria uma peça procurada pelo meio artistico, pelas suas qualidades...mas nunca consegui desvendar quais eram estas!? seria uma questão de precisão de traço? seria versatilidade?

Há duas semanas consegui finalmente deparar-me com um no Ebay Alemão, não lhe coloquei grande expectativa, pois sei que são muíto procurados, hoje em dia sobretudo como objecto colecionável, e as peças são quase impossíveis de encontrar. Era portanto um risco, que ía para além da razão. Mas ou se quer, ou não se quer. Eu queria! :loco:

Por isso aqui está, acho-o um dos aerógrafos mais bonitos que já ví, a qualidade de construção é simplesmente impressionante! e o conceito como máquina, apesar de muíto próximo do aerógrafo "comum" que hoje reina, tem no entanto muítas diferenças na sua engenharia. E se tivesse de escolher uma palvra para o definir, seria mesmo essa: Engenhoso!

Apesar de tudo, não se deixem impressionar pelo "look" avant-garde!...é um aerógrafo de acção-simples.

Como curosidade, este aerógrafo é conhecido como "conograph" devido à sua construção, que era patente da Britânica "Airbrush Company" e fruto da imaginação de Arthur Albert Connor, criador de um tal famoso aerógrafo "Conopois" dos finais dos anos 40 e princípios de 50.

Foi neste conceito que a Rotring produziu e comercializou o aerógrafo que aqui podem ver, depois de ter comprado a patente à "Airbrush company".

Se tiverem curiosidade em saber mais sobre este tema, aqui fica um link: https://airbrushes.com/about_us.php?osC ... 93#history

Mais tarde colocarei mais algumas fotos com as "surpresas" e "desenvolvimentos" desta compra, pois como devem saber, o mundo não é perfeito!

Álvaro Lemos

Registado: 26 jun 2011, 23:49

Mensagempor Álvaro Lemos » 24 mai 2012, 22:52

Verdade ou mito?...eis a questão.

Por enquanto ainda é cedo para me permitir afirmar uma resposta. A excelente qualidade de construção e o engenho por detrás deste aerógrafo ainda não me conseguiram provar qualquer qualidade invuulgar no seu lado práctico. A primeira experiência foi até deveras decepcionante, a dar mostras de um "overspray" desmesurado, e de uma rigidez e falta de "feedback" da parte do gatilho que nem o meu velho Aztek em plástico conseguiria bater. O que se passa?

A desmontagem era importante, para perceber o funcionamento desta máquina, mas também para verificar o seu estado de conservação. Estaria bem montado?

O facto de ter sido comprado com um gatilho novo suplente incluído deveria talvez ter sido um indício?...

Na verdade, o anterior dono não deveria ter dado muíto uso a esta máquina, pois a sua condição revelou-se imaculada! sem "pingo" de sujidade, e correctamente lubrificado. Tudo indícios de ter sido bem tratado.

Álvaro Lemos

Mensagempor Goncalo Mendes » 25 mai 2012, 05:59

Mas que bela engenhoca!

De resto deve ser como tudo, prática, prática, prática... mas provavelmente não será um Iawata... :mrgreen:

G_Mendes
Goncalo Mendes

Registado: 02 dez 2010, 22:20

Mensagempor Álvaro Lemos » 25 mai 2012, 11:50

Álvaro Lemos

Mensagempor Rui Costa » 25 mai 2012, 22:50

Por acaso também adquiri um há alguns meses, mas tenho de confessar que nunca o utilizei, tendo apenas comprado para colecção e por gostar muito das coisas da Rotring.
Depois desta análise fiquei intrigado e muito curioso em saber que tal se portaria o meu "bichinho". Estou com ganas de o tirar finalmente da caixa...
Imagem
Rui Costa

Registado: 08 ago 2005, 22:32

Mensagempor Álvaro Lemos » 26 mai 2012, 13:20

Álvaro Lemos

Mensagempor Rui Costa » 26 mai 2012, 23:03

Boas Álvaro,

Conforme prometido em MP, aqui ficam as imagens do meu bichano:

Ainda não tive a oportunidade de o experimentar e conforme podem observar também está incompleto - falta o frasco lateral.
Penso que a agulha e cabeça que o acompanham são a 0,4.
Info sobre ele não há muita. Deixo um link para o Youtube que, na secção dos comentários, têm uma indicação que pode dar em algo mais, para quem queira explorar.

Saudações modelísticas.
Imagem
Rui Costa

Mensagempor Álvaro Lemos » 27 mai 2012, 10:47

Obrigado Rui, pelas imagens, e pelo link! Já sei que me vai ser possível "desencantar" pelo menos uma agulha 0.20 e uma cabeça de reserva. Um "alívio!" 8)

Apesar de tudo, o teu aerógrafo está mais completo. Para além de ter ainda o estojo original, traz também um conjunto de anéis vedantes que podem vir a dar muíto jeito no futuro. Creio que terei de encontrar algo que se lhes assemelhe, para uma eventual necessidade de substituição, no futuro.

Quando conseguires ter uma ideia formada do que pensas das prestações do "bicho", deixa aqui uma palavrita, se assim entenderes ok?, pois fico curioso sobre a tua opinião, e quem sabe? poderias também assim ajudar-me a formar uma "imagem" mais concreta sobre esta máquina.

De volta à minha compra...

Veio "equipada" :evil: ...com um "improviso" de conector para o compressor, que é a imagem seguinte que vos deixo.

Depois de "descascar" o...coiso!?, verifiquei que não era na realidade mais do que dois tipos de conectores, encostados, e improvisadamente embrulhados com muíta "duct-tape", arame, e abraçadeiras. Não foi preciso muíto tempo para perceber que para além de não ser fiável, era também feio, e pouco práctico.

Por isso, falei com o Mc'gyver! :mrgreen:

E o improviso ressurgiu, mas desta vez de uma forma mais práctica e talvez um pouco menos feia?...definitivamente mais fiável!
Uns cortes "daqui", mais um "gigler" de esquentador "alí", e dois segmentos de tubo de latão (de dois diâmetros diferentes encaixados entre sí) e algum calor e solda mais tarde, e surgia uma solução.

Ainda teria de levar mais umas gotas de solda, mas ficou algo mais "definitivo!"

Agora, só falta lidar com a "questão" do gatilho! pois é... quanto a mim, o calcanhar de Aquiles desta peça!
Álvaro Lemos

Mensagempor Rui Costa » 27 mai 2012, 17:12

Boas,

Este tópico deixou-me com a "pulga atrás da orelha" relativamente ao funcionamento do aerógrafo, por isso decidi finalmente tira-lo da caixa e ligar ao compressor.
Como não possuo as capacidades de soldadura do amigo Álvaro, tive de recorrer a alguns improvisos, mais ou menos baseados no uso intensivo de fita isoladora. :oops:

Como "munição" usei as minhas tintas de aerógrafo da Pro-Color, que melhor do que aquilo não há. Acabei por só usar o vermelho.

Não foi uma experiência agradável. A 1 bar o aerógrafo literalmente cospe tinta e só dá para fazer umas linhas cheias de patas de aranha. A 2 Bar a minha improvisação com fita isoladora não aguentou e foi o fim da experiência até que arranje um método de ligação mais eficaz. :(

Posteriormente decidi, para comparação, fazer o mesmo com o Infinity da Harder & Steenbeck e deixo os resultados como curiosidade.

Pelos vistos ainda tenho perceber mais do bichano antes de fazer com ele qualquer coisa.

Saudações modelísticas.
Imagem
Rui Costa

Mensagempor Álvaro Lemos » 28 mai 2012, 22:03

Obrigado pela partilha da tua experiência Rui! sabendo que foi também a primeira vez que experimentaste este aerógrafo, não será de admirar que os resultados sejam algo frustrantes, e até incoerentes, como foi na minha primeira experiência há uns dias atrás.

Hoje dediquei-lhe mais uns 20 "minutitos" de experiências e prática. Depois de na primeira vez ter detectado um "overspray" exagerado, decidí polir a agulha, com muíta calminha e metódicamente, para não correr o risco de exagerar no pretenso "remédio" e acabar por estragar a "festa!"

Na verdade o resultado prece-me até bom! o problema de overspray foi minimizado, embora ainda creia que posso conseguir melhor, depois de "rodar" a agulha dentro da cabeça com massa de polir. Acredito que possa ainda melhorar.

De relembrar que esta é uma agulha 0.40, e que curiosamente, tanto quanto consegui perceber, a cabeça é comum, para as agulhas 0.20 e 0.40! algo que nunca tinha visto num aerógrafo.

Falta também alguma insistência, com algumas horitas de prática pela frente, pois o tipo de gatilho é-me completamente novo, e exigirá alguma adaptação para o "dominar" inteiramente. Mas sinceramente, começei a gostar de me familiarizar com esta nova máquina.

Não tenho contudo a mínima dúvida em afirmar que se trata de uma máquina mias complicada do que um aerógrafo "normal"...querendo eu com isto dizer, que tem mais peças, e parece-me mais delicado de "afinar" (pois para a sua montagem é preciso compreendê-lo com alguma exactidão, é fácil montá-lo incorrectamente). Aliás, creio que veio para as minhas mãos mal montado, e ainda não consegui perceber se já vinha com uma das peças do gatilho partida (lembram-se de eu ter dito que vinha com peças de gatilho suplentes?) ou se terei sido eu a parti-la inadvertidamente aquando da primeira utilização!?

Enfim, aqui ficam uns "rabiscos" feitos com Tamiya X-1 em variados graus de diluição, desde o muíto diluido, até quase à viscosidade com que vem no frasco. Entre "patas-de-aranha" e alguns "soluços" (com a diluição quase a zero!) e depois de me ir adaptando, até que não se portou mal! (para uma 0.40!). A pressão foi constante a 1.5 bar.

Saudações, Pessoal!
Álvaro Lemos

Mensagempor Rui Costa » 29 mai 2012, 21:29

... Por acaso já tinha reparado que havia alg de estranho com a cabeça. A abertura na ponta é tão pequena que não parecia ser correcta para aquela agulha. Afinal a explicação parece é essa: As cabeças são iguais para as agulhas de 0,2 e 0,4.
Imagem
Rui Costa

Mensagempor jorge ferreira » 10 jun 2012, 15:17

é um dos aerografos que gostaria de ter na minha coleção.
mas os preços são loucos.

mas que são peças lindas! na minha opinão sã0.

jorge
jorge ferreira

Registado: 31 mai 2005, 12:54

Voltar para Actividades Gerais

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes