O aerógrafo Rotring-Conograph era para mim uma peça que me "incomodava" ( ou talvez antes, desejava!)...era um exótico, um mistério!. Muítas vezes lí que seria uma peça procurada pelo meio artistico, pelas suas qualidades...mas nunca consegui desvendar quais eram estas!? seria uma questão de precisão de traço? seria versatilidade?
Há duas semanas consegui finalmente deparar-me com um no Ebay Alemão, não lhe coloquei grande expectativa, pois sei que são muíto procurados, hoje em dia sobretudo como objecto colecionável, e as peças são quase impossíveis de encontrar. Era portanto um risco, que ía para além da razão. Mas ou se quer, ou não se quer. Eu queria!

Por isso aqui está, acho-o um dos aerógrafos mais bonitos que já ví, a qualidade de construção é simplesmente impressionante! e o conceito como máquina, apesar de muíto próximo do aerógrafo "comum" que hoje reina, tem no entanto muítas diferenças na sua engenharia. E se tivesse de escolher uma palvra para o definir, seria mesmo essa: Engenhoso!
Apesar de tudo, não se deixem impressionar pelo "look" avant-garde!...é um aerógrafo de acção-simples.
Como curosidade, este aerógrafo é conhecido como "conograph" devido à sua construção, que era patente da Britânica "Airbrush Company" e fruto da imaginação de Arthur Albert Connor, criador de um tal famoso aerógrafo "Conopois" dos finais dos anos 40 e princípios de 50.
Foi neste conceito que a Rotring produziu e comercializou o aerógrafo que aqui podem ver, depois de ter comprado a patente à "Airbrush company".
Se tiverem curiosidade em saber mais sobre este tema, aqui fica um link: https://airbrushes.com/about_us.php?osC ... 93#history
Mais tarde colocarei mais algumas fotos com as "surpresas" e "desenvolvimentos" desta compra, pois como devem saber, o mundo não é perfeito!