Obrigado pelos comentários Pessoal, creio que é mesmo dificíl alguém ficar indiferente ao visual destes dois "animais" (pré-históricos) da pintura a aerógrafo.
O exemplar mais desgastado foi já desmontado na sua quase totalidade, e para minha desilusão verifiquei que o pior dos meus receios se confirmava; A tampa do reservatório, foi a dada altura soldada, propositadamente, ou inadvertidamente, aquando de uma reparação efectuada algures na longa vida deste exemplar.
Se repararem bem, o suporte que fixa o reservatório ao corpo do aerógrafo está visivelmente soldado, assim como o tubo de alimentação de ar que sai da válvula de ar em direção ao bico de saída (nozzle) Talvez devido à proximidade do referido suporte relativamente à tampa do reservatório, tenha então a soldagem pentrado entre estas duas peças, ou talvez tivessem sido propositadamente soldadas na sua posição fechada? pois estas duas peças (reservatório e respect. tampa) mostram sinais de ter levado pancada da pesada

, e estão hoje algo deformadas.
Enfim, não me demove de tentar fazer com que o ponha a funcionar, mas vai concerteza levar mais algum tempo, e à "congeminação" de uma nova estratégia de abordagem ao assunto!
A mecânica do gatilho está já perfeitamente operacional, a agulha terá de ser restaurada na sua ponta, e a válvula de ar precisa do fabrico de novos selantes.
Ficam mais algumas imagens, mas ainda sem "brilho!"...