Ricardo, sobre a base, as únicas fotos que fiz foram as que coloquei na página 6.
No entanto usei uma folha de lixa de madeira, muito fina, retirando uma boa parte do grão, pois estamos na escala 1/72.
Escolhi a posição em que o Mosquito vai ficar e recortei os rectângulos, para depois colar na base, assim não tenho que fazer riscos a simular as junções das placas do tarmac. Como muitas vezes estas placas são reforçadas com massa, nas juntas simulei com pequenas quantidades de cola de madeira aplicada com um palito.
As pequenas zonas de terra foram feitas com massa pedra pomes, da Vallejo. Coloquei no processo de secagem umas pedritas e alguma vegetação. Este processo levou cerca de hora e meia, com a secagem incluída. Entrou o aerógrafo em acção e aí foi pintar tudo com tintas Tamiya, vários castanhos, verdes e também preto. Nas subidas usei várias cores, que me lembre, buff, flesh, madeira clara para os castanhos. Nos verdes, interior green, amarelo ainda e branco, mesmo puro para os finais da hortaliça.
Não podiam faltar os óleos para realçar todos os detalhes, acho que usei Brunswick green, ou sepia, um wash castanho da Mig Prod.
A "pista" levou umas baforadas com aerografo em tons de areia, alguns óleos para as juntas e cantos, riscos e rachas com Vallejo cinza escuro e claro e por fim riscos escuros a simular os passagens de pneus. Penso que está tudo !
Desculpa lá a conversa toda, mas só assim consigo explicar, mais ou menos, o que se passou em cima da base preta de madeira.
Espero que ajude nalguma coisa,