Nas lonas com Magic Sculp

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Filipe Ferreira » 28 mai 2006, 14:48

Resolvi fazer um tuturial gráfico sobre o uso do massas bicomponentes para fazer panos e lonas. Neste caso é Magic sulp, mas serve para outras marcas.
Não serei a pessoa indicada para o fazer, pois outros têm muito mais experiência que eu nestas lides, mas pode servir de começo a mais dicas por parte de outros modelistas.
Serve também para que as pessoas percam o medo ou pensem que isto é um bicho de 7 cabeças. Não é; apenas requer prática, como em tudo na vida.

Esta será uma das actividades que teremos no Military Open Day, a 8 de Julho.

Se o pessoal do site entender que este tuturial serve para colocar na página, à vontade.

Só uma observação: não tirei fotos à fase de trabalho com os utensilios pois era impossível fazer as 2 coisas ao mesmo tempo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Filipe Ferreira

Registado: 30 mai 2005, 17:04

Mensagempor ASOBRAL » 30 mai 2006, 10:16

Caro Filipe

Obrigado pela explicação.

Uma questão/dúvida: o óleo alimentar de que fala tem a mesma função do pó de talco com a massa da Milliput / Tamiya, ou seja, evitar que a massa se pegue, correcto?

Um abraço

António Sobral
ASOBRAL

Registado: 19 out 2005, 14:55

Mensagempor Filipe Ferreira » 30 mai 2006, 11:25

Sim, tem a mesma função. Eu apenas dei este exemplo básico para as pessoas perceberem que não é necessário comprar mais coisas xpto.
Pode igualmente utilizar-se vaselina liquida.

Eu não aprecio muito trabalhar com o pó de talco porque perco um pouco a noção de alguns detalhes. Por outro lado, utilizar um liquido, facilita que a masse se agarre ao modelo (parece contraditório, não é?).

Um abraço e bons modelos.
Filipe Ferreira

Mensagempor Visitante » 30 mai 2006, 13:06

Só uma palavra: ADOREI !!! :D
Este "mini-tutorial" é daqueles que eu gosto....simples, claro e acessivel !!!
Muito Bom....

8) .
Visitante

Mensagempor Francisco_Bexiga » 02 jun 2006, 21:01

Eu já exoerimentei após ler este tutorial e não tive grande facilidade. Usei magic sculpt, miliput branca e miliput standart e os melhores resultados foram abtidos com magic sculpt pois é muito mais fina e "elástica". Misturei pedaços iguais em várias tentativas e por fim acabei por concluir que tenho de deixar secar uma meia hora até não se agarrar aos dedos. Só depois a estico e enrolo sem se colar ás superfícies. Mesmo usando óleo para impedir que o "rolo" aderisse à massa ela acaba sempre por enrolar ou criar bolhas se não a deixar secar bem previamente.

Aqui ficam alguns exemplos, sobreram mais uns 4 ou 5 para projectos futuros.
http://i4.photobucket.com/albums/y107/V ... G_7872.jpg[/img]
http://i4.photobucket.com/albums/y107/V ... G_7871.jpg[/img]

Abraço e obrigado pelo tutorial Filipe! Venha mais se não fôr pedir muito...

Fancisco

:wink:
Francisco_Bexiga

Registado: 30 mai 2005, 18:57

Mensagempor Francisco_Bexiga » 02 jun 2006, 21:02

Imagem

Imagem
Francisco_Bexiga

Mensagempor Filipe Ferreira » 02 jun 2006, 22:49

Obrigado Francisco pela achega.
Nesta coisa das massas, cada um apanha-lhe o jeito à sua maneira.
Eu falei em 5 minutos, mas o ideal é mesmo uns bons 15 minutos, pelo menos.
Eu recomendei esse tempo curto, porque a masse está bastante maleavel. Quem tiver pouca experiência tem mais sensiblidades para a moldar se estiver bastante fresca; no entanto, pega-se mais aos utensilios.

Com mais alguma experiência, o pessoal pode continuar a moldar, mesmo passadas 5 ou 6 horas (também depende da temperatura ambiente). Por exemplo, é a altura ideal para fazer os furos dos ilhozes nas lonas ou sacos de areia.

Para quem começa a experimentar, pode fazer o seguinte: faz uma quantidade e divide em 3 bolas. De seguida, utiliza-as com um espaçamento de 1/2 hora e assim vê como se comporta a massa.

Um abraço e parabéns pelo jeep.
FF
Filipe Ferreira

Mensagempor Helder Agostinho » 03 jun 2006, 11:25

Bom post Filipe

Quanto a massas nunca utilizei a M S, a que uso é a A&B e a duro, por vezes misturo as duas e, quando isso acontece mesmo fresca pouco adere às ferramentas. A lona da Morris foi feita neste sistema, misturei as duas, amassei, e estendi sobre um vidro polvilhado com pó talco. O sistema com pó talco evita trabalhar com gordura, o que em certos modelos não convem nada. E conseguem-se espessuras idênticas a um papel de 80gr.

Cumprimentos
Hélder Agostinho
Helder Agostinho

Registado: 03 jul 2005, 12:17

Mensagempor Filipe Ferreira » 05 jun 2006, 11:09

Obrigado Helder.

Era isto que eu pretendia: a discussão dos vários materiais e técnicas para desmistificar aquela ideia que só aquele produto é que é bom ou que só funciona bem nos dias de quarto minguante...

Não há segredos, apenas prática para apurar as técnicas. Os resultados aparecem sempre.

Se um dia tem lembrares de fazer umas fotos da utilização de A e B ou Duro, coloca à vontade no forum ou mando por mail.

Um abraço
FF
Filipe Ferreira

Mensagempor Visitante » 03 jul 2006, 22:17

A minha 1ª tentativa com Magic Sculp resultou em desastre.... :? Mas valiosas lições foram tiradas...

1) LER OS POSTS DE TUTORIAIS ATENTAMENTE :oops:
2) Aplicar algo para a massa não se agarrar (vide o nº1)
3) Deixar algum tempo de repouso antes de trabalhar a massa( novamente, vide o nº1)

Enfim...ainda tenho massa, e muita vontade de experimentar... :D Alguém falou em AB e Duro ??? Gostaria de ver um Tutorial sobre essas massas, e respectivas caracteristicas.... Eu prometo que passo a ler tudo atentamente até ao fim... :P

8) .
Visitante

Mensagempor Filipe Ferreira » 04 jul 2006, 11:43

Amigo Chaiça,

estas experiências nunca são um desastre. Na próxima já não repetes os erros e à terceira já és um 'chef cuisine' das massas e afins.

Mostra lá os resultados.

FF
Filipe Ferreira

Mensagempor Francisco_Bexiga » 04 jul 2006, 11:46

E as rodas do meu jeep foram pelo cano do lavatório abaixo na semana passada :?
Francisco_Bexiga

Próximo

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes