As imagens das Shorland operacionais na Síria que já há algum tempo aparecem na net, sempre foram como que uma "provocação" para mim. Bem "batidas" pelo uso e terreno, com esquemas de camuflagem invulgarmente coloridos (Policia Síria) e até em versões "pirateadas" nalguns exemplares recuperados pelas forças resistentes ao regime de Al-Hassad, ou ainda com grafittis improvisados por vezes sobre a camuflagem original, e até com armamento das mais variadas origens, adaptado com imaginação às necessidades da guerra urbana.
As possibilidades parecem-me quase inesgotáveis, o limite é a imaginação.
Aqui representada numa versão "Indígena" com uma DSHK de origem Russa. O suporte "homemade" da peça está ainda na forja, de forma a vir a representar algo semelhante ao que podem ver na foto da original. O modelo que aqui podem ver está a ser montado com as primeiras peças a saír dos moldes, tirando partido do mau enchimento (das primeiras tiragens experimentais) que vou aproveitar para representar alguns danos de uso e combate.
Embora tirando partido da base do meu kit existente Shorland MK-III, esta nova versão surge no entanto de moldes completamente novos. Sendo pouco visíveis para quem não conheça bem estes veículos, a verdade é que todas as peças que compõem esta versão são diferentes em muítos pormenores da anterior MK-III.
O futuro kit permitirá representar ambos os modelos MK-IV ou MK-V, ambos utilizados na Síria assim como em muítos outros Países. Para tal, o kit virá com as extensões de guarda-lamas em separado, permitindo assim a opção de montagem de uma das duas versões. Também esta versão "pirata" com a DSHK será opcional, vindo o kit originalmente coma sua torre e armamento convencionais.
Esperando que "mexa" com o vosso entusiasmo modelístico...
Um abraço.