Ora muito boa noite.
Há algum tempo o amigo Paulo Lopes legou-me um dos seus tanques (sim tanques, o homem fazia tanques... ainda EU andava de fraldas no modelismo. segundo ELE diz...) para congeminar um diorama. Ele ia arranjar uns soldaditos Russos para compor e eu fazia a base.
Pois muito tempo passou... um ano aproximadamente, mas lá concluí a dita. E até já esteve na Espimodel na passada semana.
Ora aqui vai então a história da dita:
Há uns tempos andei a fazer umas experiências com a gravadora Laser da empresa onde trabalho e a sua capacidade de gravar MDF. Usando uma imagem de calçada, tratada no Photoshop, consegui um "mapa" de profundidade suscetível de fazer o relevo que pretendia.
Depois de isolar o mdf (que é muito poroso, aquilo é basicamente papel...) com spray de automóvel, comecei logo a colar PVC expandido e Poliestireno de alto impacto (como aquelas placas que se compram na mitera...).
Estava já a germinar o layout na minha cabeça:
Experimentando uma técnica nova (uma invenção, digamos assim...)
Pego em PVC expandido de 10 mm e depois de um sulco feito com o X-acto parto-o. Quero aproveitar a rugosidade natural do ponto de quebra.
Tudo o que depois preciso é cortar essas tiras em "pedras". Aconselho o uso de um X-acto de "alcatifas" com uma lâmina resistente.
Uso PvC 3mm para separar as pedras. Tudo colado com cola de ciano acrilato (PVC não cola com colas de modelismo)
Acontece que tinha aqui uma saca cheia de tiras de PVC com um dos lados desbastado pela fresadora do meu emprego. Volta e meia tenho estes "desperdícios" no meu trabalho que nunca se sabe o que podem dar. Desta vez, usei-os para fazer tijolos, uma vez que a textura era perfeita.
Avançando mais um pouco no diorama, desta vez invento um cano. Usando mais um produto "reciclado": alumínio daquelas embalagens de comida Take-away (depois de bem lavado, claro...metam na máquina da loiça.)
Uma caleira feita num ápice...
Para compor um pouco as coisas, (um truque gratuito, eu sei...) invento também uma caixilharia de janela, partida.
E pronto, para já fico por aqui.
Amanhã há mais, nomeadamente a pintura (não tão conseguida como tinha esperado, mas sofrível...)