Obrigado a todos pelas boas palavras, apesar das secas que eu vos faço passar...
Acabado (ou suspenso... ) o diorama do Bearcat, estou agora a a fazer o diorama para o MiG 3.
Na realidade este tinha começado primeiro, mas por razões ... desconexas, acabei o Bear primeiro.
As razões prenderam-se muito com isto:
Andei "inventar" com Miliput... mas... como direi... o talento é uma cena que não me assiste.
Primeiro fiz um molde de uma cara...para depois colar no "boneco"...
Nem parecia muito mal... mas o Miliput não ajudava (pois... o miliput...).
E ao ir tentar encontrar o MagicSculpt na BigCat (não tinha) acabei por trazer 3 sets de figuras Alanger e Eduard.
O que resolveu a coisa, pois encontrei dois pilotos russos em pé. Assim não preciso de fazer o meu.
A qualidade é que é variável nestas figuras 1/48...
Esq. para a Dir.: ICM (bom), Eduard (+ ou - ), Alanger (mauzinho) e o meu (inominável...)
E cá está o primeiro esboço do que pretendo fazer.
Primeiro começo com estes sprues. São do B1 a 1/48 e são os sprues mais grossos que já vi. Serro-os e faço as marcações de veios de madeira.
Serão os postes, que aparafusados á base segurarão todo o resto.
E vou precisar de um estrado de madeira. Fiz este gravado em PVC expandido de 1 mm.
Cá está ele pintado, com washes e com óleos...
E a estrutura tb. beneficia de um washesito.
Como o chão vai ser lamacento (vou situar a cena nos primeiros degelos da primavera...), fiz um castanho muito escuro com black e red brown.
Outra placa gravada, mas que será o telhado.
Pintado e oleado... fica a secar para amanhã fazer uns aclaramentos com pasteis...
E agora para o Ricardo não ficar desapontado, um step-by-step de como se faz uma garrafa de ar comprimido, já que estes aviões tinham um depósito que tinha que ser reabastecido em terra, aliás como se pode ver nesta foto do excelente site:
http://mig3.sovietwarplanes.com/mig3/mig3.html
Primeiro pega-se num sprue mais ou menos grosso (+ - 3mm), corta-se ao tamanho (com o auxílio de uma figura, corta-se pelo meio do tronco...), arredonda-se a ponta e faz-se um furo, onde com um alfinete cortado... e já está.
Depois é só pintar. Gun metal Tamiya, Verde da Gunze, óxido escuro da Vallejo e depois um Brown Glaze para dar um ar usado e cossado.
A mangueira é feita de cabo eléctrico fininho.
E pronto.
Até breve com mais cenas...