[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - TBM 1 - Avenger

TBM 1 - Avenger

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor João Carlos Teixeira » 02 dez 2011, 11:01

Bom.

Pensavam V. Exas. que eu estava parado...
Pois a a verdade é que não.
Também não tenho estado muito em movimento, mas aos pouquinhos tenho feito aqui este tipo:

A história começou exatamente no ano passado quando eu, o Pedro Fernandes e o João 'JAM' Matos pensamos em construir um modelo igual os três.
Assim tipo um SIG mas não oficial.
O João ainda fez um unboxing, mas depois compromissos laborais desviaram-no do curso dos trabalhos.
Eu e o Pedro, sempre com mais areia na camionete do que a que conseguimos transportar, fomos fazendo outras coisas e o Avenger ia ficando na prateleira.

Mas agora decidimos que a coisa devia ir para a frente.
E aqui está o meu, á medida que for avançando. O Pedro deverá publicar o dele tb. ou aqui neste post, ou num post autónomo.

As primeiras impressões são muito boas. Aqui está a prova do pedigree.

A montagem começa a 14 de Novembro. A primeira impressão sobre o plástico é boa, mas também a primeira desilusão: as instruções são, no mínimo, incompletas.
De facto, e apesar de ser um autêntico "lençol" dobrado em 5 páginas, são muito pobres informativamente, não dando indicações cruciais sobre a montagem das peças e onde supostamente vão ser coladas e como. Falham em avisar possíveis problemas e até para quem destaca as peças antes da montagem podem aparecer alguns problemas. Por ex:

Aqui a colagem do encosto do assento do piloto poderá causar problemas a jusante.

Aqui montei estes rails no lugar errado (o da direita devia ser á esquerda e vice-versa). E aqui a peça 36f não tem indicação onde deve ser montada...

Bom, mas estes são apenas algumas coisas que não impedem de se poder fazer uma boa montagem. O detalhe é excelente e não precisa de nenhum aftermarket em especial.

Depois de montada a fase um, é imperioso pintar. Aliás, a relativa complexidade do interior, obriga a que se pare muito a montagem de forma a pintar alguns pormenores. Não é uma montagem rápida de forma alguma. Eu por acaso também não tenho pressa.

Aqui uso uma camadita de Dunkelgelb da Tamiya para "morder" o plástico. Infelizmente o meu maior problema tem sido sempre a inexactidão das diluições... aqui esta passa todos os níveis da decência...paciência, é só primário.

Bom. As informações sobre a pintura são em FS e eu tenho aqui só Tamiya, Vallejo e algumas Gunze...
Felizmente existem na Net todo o tipo de ajudas e ferramentas. Aqui o que foi uma ajuda preciosa a determinar os tons usados...
No entanto, e isto é uma coisa que não se deve fazer, sob pena de causar irrepetibilidade, fui fazendo uma cartilha de misturas para os tons mais usados.

E bom, para já fica isto. Mais logo virei postar mais avanços, que muita coisa já foi feita.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor João Carlos Teixeira » 02 dez 2011, 11:15

Bom, de volta...

O avião é mítico e a qualidade do kit é excelente.
Andei a fuçar um pouco na net e descobri ( graças ao "WayBackMachine") as instruções originais da Accurate, cujo site é agora extinto.

http://web.archive.org/web/200710211301 ... C_0120.pdf

Vou já fazer um print, pois as da Italeri são iguais mas sem o texto detalhado, o que faz TODA a diferença!

Continuando...

(devo apontar para o facto de quase todas as imagens poderem ser clicadas para aumentar.)

Pintei as cores (são duas segundo as instruções.) Medium Green e Pale Green

A tal 36F... Como estava no passo 3, não a tinha pintado ainda... Deve-se pintar tb. toda a ré pois é visível pela escotilha da roda traseira.
O kit tem muita marca de ejecção, no entanto apercebo-me que a maioria acaba por ficar coberta pela construção.

Fazendo um dry-fit dos componentes, apercebo-me que há ali qualquer coisa que não encaixa muito bem. Depois de muito experimentar, descubro que tem que se cortar um pouco de plástico do piso á frente da cadeira do piloto, pois senão não encaixa na raiz da asa.

A machine gun traseira tem que se aplicar dobrando a fita de munições...

Os instrumentos e aviónicos são pintados de preto. Depois serão pintados alguns botões de branco vermelho e amarelo. Curioso que muitas das peças que serão praticamente pintadas por todo, são em plástico transparente. O painel e este separador.

No caso do painel usei pasta de dentes para selar os mostradores antes de pintar. Lavando com água sai facilmente.
Aqui já tem um dry-brush com cinza médio em enamel. Nas fotos não se nota muito bem...

Aqui já tem os botões pintados, alguns washes e desgastes em prata.

Neste ponto debatia-me se deveria ou não usar os decalques dos cintos que vem com o modelo...
decidi-me por roubar os cintos do meu F6F da Eduard, porque não tinha o set de cintos em PE da eduard.
(o que é uma pena pois são apenas 4 dolares e pico e vem com 4 ou 6 cintos...)

Digam lá se não é logo um "ganda sainete"!!

Chegou a hora de colar as peças nas metades.

Até aqui tudo parecia estar a correr bem.
Mas modelista trapalhão é assim... pousei uma das fuselagens numa gota de cola que estava no tapete de corte... :shock: DOUPH!!!

E com este tremendo "cliffhanger" vos deixo...
Já vos venho contar a história do que se passou a seguir... (não perca os próximos capítulos...)
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor Mário Benedito Silva » 02 dez 2011, 19:26

Boas JCT.

Também tenho um bicho desses na minha pilha de kits, embora seja mesmo o da ACCURATE MINIATURES :) .

Até agora parece que tudo vai bem e vou acompanhar com toda a certeza :mfixe:

Força aí no bicho... :)

Fica bem.

Mário Benedito Silva
Abraço,

Mário Benedito Silva

Registado: 09 out 2008, 16:21

Mensagempor António Couto » 03 dez 2011, 20:30

GRDA JCT :D

MANS que saudades do Avenger :( ... pode ser que qualquer dia haja novidades :loco:

Para já tá uma loucura rapaz e isso da cola na fuse... só acontece a quem faz kits :loco:

FOGO À PEÇA :mfixe:

GRD AB :plane:
ImagemImagem

Always,... Baby!
António Couto

Registado: 06 out 2009, 22:17

Mensagempor jose pedro » 03 dez 2011, 23:50

Estás a fazer um trabalho espectacular! :mfixe:

Adoro estes "monstros" da Grumman!
jose pedro

Registado: 19 ago 2010, 12:18

Mensagempor stealth » 04 dez 2011, 00:16

Epá esse interior tem uma catrefada de peças.... tá a ficar porreiro, gostei do que já fizeste !!!
Imagem
stealth

Registado: 13 jan 2011, 23:50

Mensagempor Ricardo Martins » 04 dez 2011, 14:51

Amigo JCT,

força ai com ele.
Um dia destes ainda tento um destes passarocos azuis...devem ficar um espectáculo.
E vai ser com o teu trabalho que vou tirar isso a pratos limpos...apesar de já imaginar o resultado final :mfixe: :mfixe:

Eu gosto bastante de "perder tempo" com os interiores dos abiones e este teu...está um espanto :mfixe:

Aguardo novas fotos :mfixe:

ABR
Ricardo Martins

Registado: 14 mai 2010, 23:29

Mensagempor PedroFernandes » 04 dez 2011, 19:10

Grande João .... comece a Saga Avenger!!!
É realmente pena o João Matos não nos acompanhar nesta construção :( mas pronto...

Vou deixar aqui a minha construção ... faço assim um "Hijack" a este tópico.... apenas vou escolher uma cor diferente na Font para diferenciar!!!

:plane: :plane:

Este Avenger da Italeri (Accurate Miniatures) tem mesmo muito bom aspeto... talvez o maior senão neste caso é as intstruções ....
pelo que aconselho seguirem as instruções da accurate e não as da italeri!!! ;)

Segue as fotos do meu build que desde já peço desculpa por ser muiiiiito mais lento do que o do João... mas é o que se pode...

Aqui fica as fotos....

Uma grande folha de decalques
Imagem

Imagem
Imagem
Painel de instrumentos...
Imagem
Imagem

:D

:plane:
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor Nuno Albuquerque » 05 dez 2011, 22:38

Bela escolha João, mais um dos meus preferidos da WW II.
Esse kit também anda a rir para mim há algum tempo, qualquer dia marcha!

Estou a gostar do passo a passo e vou acompanhar sempre. :photo:
Obg
AMM Nr. 2 - VIM

Nuno Albuquerque

Registado: 30 mai 2005, 22:40

Mensagempor João Carlos Teixeira » 08 dez 2011, 23:00

Boas noites caros amigos. Cumpre-me a tarefa de não deixar morrer este tópico, embora a preguiça não o faça avançar muito. Mas ainda assim avança...

Aproveito para felicitar a entrada do Pedro Fernandes e felicitá-lo publicamente pela filhota a reluzir de nova que faz parte da vida dele desde há uma semana.
A tua vida não será mais a mesma... e então o modelismo...nem se fala.

Ora bem, o que se fez desde a última vez foi apenas o motor e a hélice.
Nada de mais, mas é o que há.

Ora comecemos, mas com outra coisa:
Asas. Uniram-se e agora estão quase prontas.

Raio de sítio para meter a marca... já tá lixada...e polida pela elite...

foi feito com a maior simplicidade: depois de uma base de Tamiya XF-56 Mettalic Gray, uma wash de patine negra da Vallejo, com uma gotinha de preto Vallejo adicionada.

A gearbox e cabos (não tem pushrods, mas tb. não se vêem...) foram pintados de XF-20 medium Gray e depois os cabos de preto e os atilhos com um pinguinho de dourado com cinza para destacar. No fim uma patine marrom da Vallejo.

De seguida a hélice. Esta foi também feita com simplicidade.
Uma camada de preto Tamiya a aerógrafo, depois mascarei, para pintar as tips de amarelo (uma verdadeira dor de cabeça o amarelo...) e o centro com prata Vallejo a aerógrafo.

Há que dar uns retoques, e haveria que dar um polimento, mas não me arrisquei, pois não domino a técnica.
Um wash beneficiou grandemente o aspecto dos metais...

No início, estava erradamente convencido que a pá da hélice era feita em madeira, mas investigações posteriores indiciam alumínio.
Todos os desgastes feitos para "madeira" tiveram que ser adaptados em conformidade.

Depois de uma camada de Pronto" foi só aplicar os decalques Hamilton e uma última camada de verniz satin só nas pás.

E assim está este sub-módulo.
Desculpem a descrição exaustiva, mas este kit merece.

We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor edalves » 09 dez 2011, 00:03

Mais um passo a passo esclarecedor e um trabalho bastante inspirador.

Obrigado por partilhares.
SIGa pa bingo!

Imagem
edalves

Registado: 02 set 2008, 18:16

Mensagempor Damiães » 11 dez 2011, 23:09

Belo motor....estou mesmo a gostar......e o envelhecimento está mesmo como eu gosto :D :D
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Próximo

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes