[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - Panzer II Ausf C - ALAN - The nightmare...

Panzer II Ausf C - ALAN - The nightmare...

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 jan 2011, 02:06

Amigos, este foi o meu 3º kit desde que recomecei a montar e pintar plástico, faz agora ano e meio.
Já entrei com este na Portuscala, na Espimódel, na Modelscala, Maceda e Cam/Shelterbox. É um kit que eu gosto muito, mas que me deu um trabalhão.
Foi todo pintado a pincel, na altura não havia aerógrafo pra ninguém.
Espero que gostem, este é um daqueles posts "One-Off".

Início: 1_2_2010

Como o meu Marder está meio suspenso, por causa de algumas coisas relacionadas com o detalhamento interior (rádio) e pintura (se calhar só quando tiver um aerógrafo é que faço as manchas...), e também porque estou a reformar uma estante antiga para ser a minha bancada ( podem seguir aqui as desventuras...Album no Picasaweb), decidi começar a montar o Panzer II da ALAN.
Em parte porque estava curioso de experimentar esta marca, mas tb porque queria fazer um tanque simples sem grandes preocupações. Ao contrário do que é meu costume ainda nem sequer pensei no obrigatório diorama.

Em primeiro lugar, o kit não é muito constante, os três sprues principais apresentam colorações diferentes e tb. diferentes qualidades de moldagem e até algum flash:

Há alguns erros no molde, pinos de ejecção e furos descentrados. Nada que não se corrija...
Acidentalmente cortei o ferro rebitado...

Algumas coisas não encaixam á primeira, já tive que usar o X-acto.

Apesar disso tudo não desgosto do aspecto. Ainda pode dar um bom Panzer.

Tinha umas lagartas baratas da Bronco compradas para o Marder, e comparo-as aqui:
Baratas...sim quando comparadas com as da Friulmodels. Custaram-me 12.49 libras enquanto que o Panzer II todo ficou por 13.49...

Da esquerda para a direita:

As originais do Marder Tamiya, um kit dos anos 70 que nunca foi remodelado.
As vinilicas originais do Wespe da Tamiya, um kit actualizado, vê-se logo um mundo de diferença.
As nossas amigas Bronco, um set fantástico.
E por último as da Alan. Colei-as um pouco á pressa (são link a link, mas não encaixa, têm de ser coladas), e estão um pouco borradas.

Embora não sendo más, são muito menos detalhadas que as da Bronco e mesmo que as mais recentes da Tamiya, tendo sobre estas a vantagem de poderem ser moldadas ao rodado.

Avanços...
Este kit da ALAN é, realmente, um modelo para dar algum trabalho. Não está ao nível duma Tamiya recente, nem duma Dragon, mas também não está muito mal.

As instrucções são pobres e, muitas vezes completamente erradas. desde peças que não existem a números trocados. Este Photo-etch é... assim assim. Não sei se vou colocar a peça de cima.

Os ganchos estão colocados muito á frente e impedem que a torre rode. Tive que transplantar. Vou tb ter que mexer nos guarda-lamas. Os encaixes estão errados.

Vou reutilizar uma peça que sobrou do Marder. Alguma liberdade criativa...

UM...

Imagem

...e Dois. Tcharáaa: rebites.

Imagem

Avançando lentamente, mas inexoravelmente, chegou a altura de fazer a torre. Normalmente seria um passo sem história, mas este ALAN tem as suas manhas. Não me entendam mal, dá um certo gozo ser mesmo assim, imperfeito.

Pinto o interior de branco com uma pinta de castanho. E remato com um Glaze castanho.

Decido que vai ter a escotilha aberta, e um oficial a espreitar. A figura é de um set Tristar.

Aqui estão os problemas. Como o topo e base não encaixam perfeitamente, fica esta depressão aqui, que terei que encher com PVC 0.5.
Pela mesma razão sobra um beiral da armadura frontal que terei que aparar. Em cima tenho que unir com putty ou barrita bi-componente (repara tudo). Tenho andado a procurar imagens para ver as soldas, mas não encontro nada. Dá-me a ideia que esta torreta não tinha soldas visíveis. Vou, no entanto pôr 3 ou 4 rebites dos grandes, à frente.

Bom, continuando. Já estou a fazer a suspensão e guarda lamas para começar a dar o primário. Quando...

...isto

Isto parece pertencer à suspensão, mas nem está nas instruções nem tem sítio onde encaixar. De facto há 10 rodados (5 de cada lado) e 8 desta coisas.

Continuando.
Estou a experimentar algumas técnicas para detalhar mais as peças. E a descobrir coisas novas. Assim:

Estou a usar a técnica do sprue esticado para fazer rebites. Eu sei que ficaram enormes, mas com uma lixinha resolvo isso.

Usando o sprue fiz a antena. Adoro a broca de 0,5 mm, as reparações que já fiz...
O sprue tb. serve para colar e fazer as soldas. Como com os rebites, ficaram demasiado proeminentes, tenho que atenuar com lixa.

Está assim o aspecto do PZ II. Conto hoje ainda dar putty nas covinhas e imperfeições. Já agora, na parte de trás do veículo, existem furinhos para pegas, nas tampas de acesso ao motor, mas não vêm com o kit. Esta ALAN tem coisas mesmo básicas em falta. O resultado final. no entanto não me desagrada. Estou morto para ver isto pintado.

We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor Filipe Ferreira » 05 jan 2011, 11:33

Para fazer os kits da Alan tens que te forrar de paciência e... comprar um set de melhoramento. Feitos de caixa também ficam porreiros, mas há detalhes demasiado grosseiros que nos tiram do sério. Tenho em casa esse kit para fazer, com o set da Eduard e está parado à espera de melhores dias.

O teu está a andar bem. Continua a colocar fotos.
Filipe Ferreira

Registado: 30 mai 2005, 17:04

Mensagempor João Carlos Teixeira » 05 jan 2011, 14:59

Obrigado Filipe.

Este kit já está concluído, apenas estou agora a publicar um "retrospect" da aventura ;-)

Este kit é covinhas em toda a parte...
Olha só as do rodado... e do outro lado é igual. O Notek já corrigi, falta o resto...

A manivela era óbvio. Nem sei como alegremente a colei assim "firme e hirta" e achei que tava bem...
As pegas, já tinha pensado em fazer em arame.

Quanto ao resto, paciência. Os rebites vou lixar e arredondar um pouco só, e os ganchos agora é suicídio emagrecê-los.

A roda. Pois... aquilo foi assim um capricho meu.
Aquela roda não entrava no ausf C assim. Aquela roda (assim como os rebites) entraram apenas no ausf C com reforço de blindagem (provavelmente os que sobreviveram à Polónia e foram invadir a França, um pouco mais kitados...). De qq modo, encontrei poucas fotos da ancoragem da roda. Nesta vê-se mais ou menos uma coisa que parece apertar a roda por cima. Frequentemente enroscavam os cabos ali também, mas acho que não vou sobrecarregar mais este kit. Agora os capacetes pendurados vou fazer...

Imagem

Ora bem. Depois de um Domingo dominado pelo Avatar, (o meu filhote ultimou-me: hoje ou nunca...) eta filme comprido...
tenho agora tempo para colocar aqui os últimos avanços na (x)saga Pz II ausfC ALAN.
Parece-me a mim demasiado exaustivo para este fórum todo este posting. No entanto, se há gente muito mais experiente que eu e que corre o risco de se aborrecer, também há gente que está a dar os primeiros passos e pode aproveitar para não dar os mesmos tombos que eu.
Se porventura está a ser demais, please, shut me up!... a sério.

Ora bem, tudo corria ás 999 maravilhas, preparava-me para dar primário em tudo, já tinha resolvido o suporte da figura e o aspecto agradava-me quando...

Imagem

Descubro mais um erro no ALAN. Os return rollers ou lhes falta uma peça ou foram mal desenhados. O facto é que são demasiado curtos, e ficam bastante dentro comparados com as road wheels.

Imagem

A solução é usar, mais uma vez sprue esticado. Um pouco de cola e arame. A (nano, mini) micro-furadora manual foi a melhor compra que fiz ultimamente...

Imagem

Um pouco de cuidado, cola e paciência (não de santo, que não sou...) e muita liminha para ficar tudo ao mesmo tamanho.

Imagem

Assim parece melhor. Ah, aproveito para kitar um pouco a roda sobresselente. Aquilo é um dos meus materiais favoritos, estanho de gargalo de garrafa (compreendem, tipo 2 em 1 )

Imagem

Estou só a dar uma últimas retocadelas para o primário antes de atacar as lagartixas. Essas sim, têm-me andado ás voltas na cabeça. É que não são de encaixar, são de colar, mas, para ficarem bem têm que ser moldadas ás rodas. Mas o espaço é curto.

Algumas ideias??? Eu tenho uma ou duas, mas só mostro se resultar. Entretanto quem já passou por aqui, mande a boca!
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 05 jan 2011, 21:47

UIIII!!! Um Panzer II ;) ihihih!!! Rever esta construção é sempre enriquecedor!

Esta peça teve varias peripécias e a forma como as superas-te sem duvida que foi de uma excelente criatividade!!
Já tive este kit cá em casa... tenho de admitir que foi uma das razões pelo que impulsionei o meu Pai a adquirir o dele!! ;)
Venha lá agora o resto da construção!
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor João Carlos Teixeira » 06 jan 2011, 00:47

Mais um dia, mais uma viagem...
Lentamente o PZ II vai tomando forma. Chegou a hora da tinta e começo a pensar realmente na utilidade de um aerógrafo. :roll:
Não que não se faça o mesmo a pincel, simplesmente é mais moroso e menos uniforme.
Agora que a tinta vai secando, começo a notar dezenas de pequenos pontos onde ainda se vê o primário.
...Estudando viabilidade económica :idea: (isto é, como justificar a imensa mais valia para o bem estar familiar do aerógrafo sobre uma máq. de lavar louça nova... :twisted: :twisted: :twisted: )

Vamos lá ás fotos, patrocinadas pela Nokia :P

Primeiro um banho de agua morna e detergente. Desta feita vou experimentar este primário. Tudo prontinho...

..e não me agrada a camada de primário. Serve ao menos para revelar erros e imperfeições. Mais putty e lixa. Faço uso agora de 50/50 Black e Ivory da Vallejo para o Cinza Alemão.

Começo por trás. Por causa do escape, que vai levar um PE por cima. Ontem pintei o marrom, irá levar com pigmentos para melhor simular ferrugem.
Ao fim do dia (hoje) pinto a cor base do casco, desta vez junto também uma pinga de Gunmetal Blue.

E pronto, a coisa tá neste pé. Sabendo que falta ainda muito pela frente, pintar pormenores, weathering e pintar a figura, começo também já a pensar na vinheta.

Estive a refinar um pouco a pintura, pintando os pormenores e (não resisti...) adicionando um pouco de sujidade e descasques. Este trabalho tem sido feito todo com pincel. No departamento de pincéis já vai sendo tempo de me equipar melhor, porque a minha panóplia tem quase toda origem no Jumbo Smile. Entre todos acabei por ficar com uns mais favoritos: um nº1 do Jumbo linha escolar (por incrível que pareça funciona mto bem.) um nº4 flat duma qualidade melhor, que está na secção dos óleos do Jumbo, mas no entanto tb. é um modelo escolar. E por último um 00 que comprei no bazar Paris da revell ou da humbrol.
Vamos lá agora ás fotos. (reparei que tenho postado 3 fotos lado a lado e reformata tudo em ecrãs mais pequenos, vou por isso usar apenas duas.)

----------------------------------------------------------------

Como tenho que resolver o rodado para montar a rodas, começo por aí. Um pouco de pigmentos (á moda antiga) misturado com Brown glaze da Vallejo. Nesta fotos tá tudo molhado ainda.

Aproveitando a mistura, escureço um pouco com Black e vou sujando, especialmente a traseira, onde o escape está. Ne mesma sessão, pinto tb. as molas dos amortecedores e o metal das ferramentas com Sillver Metal misturado com Flat Brown.

Para pintar os cabos das ferramentas, vou misturando vários acrílicos, mas como a cor não me satisfaz misturo ainda mais. No final creio que leva Dark Yellow da Tamiya, Carmim da Vallejo, e Flat Brown.

Um dos subprodutos dessas misturas dá um tom areia/poeira que quando seca parece lama seca. Aproveito para sujar o rodado e os Guarda Lamas.

E este é o aspecto "SoFar...". Não me meti ainda em óleos: filtros, lavagens e nem dry brush. Farei isso quando colar os decalques. Pela primeira vez vou usar Micro Set e Micro Sol. Vamos lá a ver.

Já penso na base, Roubei um pouco de Roof Mate. Ainda falta muito trabalho de Xacto :roll:

Aproveito para mostrar algum avanço com a base.
Esta base é a primeira que estou a fazer com RoofMate. Vamos lá a ver como isto se ajeita...

Primeiro desbaste a golpe de X-acto e lixa grossa para suavizar.

Vou selar a poeirada toda com cola branca diluída e castanho. Por cima disto irá levar algo para modelar mais finamente o relevo. Não sei ainda se pasta DAS ou PH (Papel Higiénico) com cola.

Andei à procura na Net de placas francesas como referências. Deve ser mais ou menos isto...feito a olhómetro.
Tenho depois que ver quais as direcções mais relevantes... Irá levar um marco quilométrico e uma vedação derrubada.

E este é o aspecto agora.

Ok! Depois de me ter recomposto desta tristeza imensa que é saber que o Pedro não partilha o meu gosto por animação Japonesa... Confused estou a avançar aos pouquinhos na coisa que, para mim, talvez seja ainda mais interessante de fazer que o modelo: o cenário!!
Por isso pus o Mix "british invasion" a tocar no iTunes e toca prá frente...

Este tanque é uma versão inicial do PZ II e poderia ter visto batalha nos campos da Polónia, mas como tem algumas "Invenções" que não respeitam nem a versão inicial, nem a segunda versão do Ausf C (com o reforço de blindagem na frente que lhe tira aquele redondo...que este não tem.) assumi que seria um veículo "refurbished", ou seja com umas reparações que o transformaram um pouco desde que saiu da fábrica...eu achei melhor situá-lo em França.
Assim está a fazer parte das movimentações que fecharam o cerco aos Aliados em Dunkerque.

Faltava uma cercadura na tabuleta. E depois de colada foi lixada e levou putty nas frinchas.

Assim como o marco quilométrico, que foi engrossado. Tentei dar uma textura, mas depois secou e suavizou. Em seguida um pouco de primário.

Usei o PC para fazer a sinalética. Está o mais aproximado possível do que era usado. O local também é real assim como o nº da estrada (valha-nos Stº Google Maps, que até tem Street View no local que escolhi Shocked ). Só não sei se na época teria esta denominação.
Antes de colar o papelito no sítio, selei com um fixador da Windsor & Newton (posso usar pincéis do Jumbo ,mas o fixador... upa upa!)

Os óleos voltam a ser fatelas Laughing Sei que vai demorar a secar, mas não tinha um amarelo vivo a não ser em óleo Rolling Eyes . Mais uma foto da composição.

E pronto, está assim o ALAN. As fotos, como tenho referido, são do Nokia N73 e tratadas no Picasa. Embora não fiquem más de todo, não reflectem o aspecto que isto tem ao vivo.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor João Carlos Teixeira » 06 jan 2011, 01:38

Ora bem. Como os planos de ir à reunião em casa do Serafim Santos saíram gorados, aproveitei para avançar um pouco o cenário do Pz II.
Desta feita, pedi a Dremel emprestada e aqui vai disto.

Começo por desenhar as lajes num pedaço de PVC5 mm. Corto-as a X-acto e uso a Dremel para dar textura.

Lajes coladas, prova superada

Agora o Muro. Primeiro o desenho a lápis. Depois uso a ponteira para escavar os contornos das pedras.
Faço também a parte de trás, mas com menos detalhe.
Depois de estudar a melhor posição, implanto-o.

Uso de novo o esmeril para texturar a pedra. Faço o mesmo para o outro lado do muro.
Só que desta vez as pedras estarão derrubadas, (mais simples, menos escavanço). Começo por desenhar a porteira em madeira.
Como vai ficar debaixo do Panzer, estará toda partida.
Antes de a colocar no sítio, tenho que modelar o terreno, e pintar.

Boas tardes. Isto por aqui tem andado meio sossegado. Não sei se é a Modeltroia, mas a actividade do fórum anda "slow".
Como prometido, hoje mais desenvolvimentos. São poucos, mas enquanto seca, eu posto...

Escolhi o material: Pasta DAS Pronto. O PH. e cola fica para o Porco Rosso.
Primeiro humedecer e amassar. Depois encher o relevo da estrada.

Enchi tudo o que havia para encher, e inicio o relevo do carreiro de acesso ao campo. Marco desde já as marcas dos blindados.

Já começam a secar as partes finas. Isto vai secar um pouco e depois vai levar lixa. e de novo massa para retocar.
Será hoje que estreio o "pulverizador" do Pedro ...

Avançando na base. Esta fase é sempre, para mim uma fase meio angustiante. Se na minha cabeça tenho uma imagem clara do que pretendo conseguir, na prática muitas vezes a mão e as tintas pregam partidas. Nem sempre os resultados se parecem com a imagem mental. E além disso há sempre a tentação de colocar mais e mais tinta.
Todavia, já pintei as cores bases, o que era fundamental, até porque para evoluir na construção (colocar a porteira derrubada por ex.) preciso de finalizar certos pontos da vinheta (já agora, alguém me explica categoricamente a diferença entre diorama e vinheta?). Assim ponho hoje mais meia dúzia de imagens das fases de lixagem e pintura base.
Tinha o intuito de usar extensivamente o pulverizador, mas ontem deixei o tubo desapertado e a lata esvaiu-se. Mais 5 paus no Leroy e hoje tudo a pincel, ele há dias...

Segunda camada de massa DAS e extensa lixagem. A estrada parece mais plana. A minha mesa, no entanto, parece o palco duma festa de Yuppies...

Ontem deu para usar o pulverizador, mas para selar a massa com verniz acrílico (verniz do chão...).
Dei o tom base do asfalto, mas com demasiado castanho na mistura. As pedras levam uma tonzinho base.

Já hoje, começo por corrigir o tom da estrada. Várias camadas de cinza, aplicadas meio à moda do pincel seco no intuito de manter um certo volume. Efeito não conseguido na totalidade.
De seguida uma cor base para toda a terra revolvida (mais escura) e subidas de tom para a terra mais seca. Algumas tentativas de simular poeira na estrada.

Em seguida os tons verdes da relva e vegetação. Em princípio estes tons servem apenas para dar um tom base.
Tenciono texturar com relva, miudinha e comprida, e algumas plantas que vou inventar.
Apliquei alguns tons de mistura e nas rochas algum "musgo"

E pronto. Eis o ponto de situação hoje. Já começo a fervilhar para acabar com isto.
Pedras e terra e poeirinha de pastel seco e óleos. Estas cores são só a base.
E também relva feita com aquela técnica que inventei para o FlakVierling de moer esponja de florista e misturar com cola branca.(será? Acho que tudo já foi inventado, eu é que não a conhecia...)
Vou tb fazer relva usando a técnica da corda de sisal que vi aí num post anterior do Sobral ( por falar nele, anda muito silencioso, que se passará?).
Tenho que ir comprar hoje uma latinha da gás ao Leroy para usar o pulverizador.
Não sei se leste o post anterior, mas tenho estado a trabalhar a pincel desde que dei a camada de acrílico do chão por cima da massa crua.
Lavei o pulverizador e não o atarraxei de volta e a lata esvaiu-se numa noite... Sad
Estou a marcar passo hoje... compromissos com amigos (que a vida não é só plásticos ) mas logo conto dar-lhe umas valentes!

Está assim há 3 dias, data em que tirei as fotos.

Agora estou mais apreensivo com as lagartas. Como fazer? Eis a questão.

Boas pessoal! De net fresquinha e lavadinha, já posso ir adiantando as (poucas) novidades do PZ II... (lá fiz um pacto de não agressão com a ZON e vou gramando a pastilha até à chegada de fibra da MEO ao pedaço...). Podia ser pior.

Ora bem, vamos a factos:

Falta pouco, muito pouco, mas como já alguém disse: "So close, yet so far!"
Estive a concentrar-me nos pormenores do diorama e a aplicar uns filtros de "fritura". Nada de mais, mas alguma melhoria geral. Ora vamos lá ás "figurinhas":

Para fazer uma cancela uso os materiais que mais gosto de trabalhar: PVC expandido 1mm e folha de estanho de gargalo de garrafa, Esporão, vinha da Defesa 2005...

Mas como um Panzer lhe passou por cima há que quebrar um pouco a coisa. Em seguida um tonzinho a dar ideia de madeira velha. E um tom de ferrugem para os metais.

Hora dos fritos. A estrada melhorou um pouco com a "lavagem" do óleo.

A cancela e a placa. Com o óleo já se nota a texturização que lhe fiz antes.
Ando agora ás voltas com o meco quilométrico. Uma coisa está ainda a falhar...

Portvscala oblige, lá tive que pegar na enxada...
Começo pelas famosas Lagartas. Comecei por colar os elos das ALAN, mas devido á dificuldade de as colocar no PZ II já montado, troquei-as pelas working da Bronco que tinha comprado para o Marder II.

Depois de algum primário, usei German Grey e Flat Brown e pincel seco de Natural Steel para finalizar, tudo Vallejo.
No interior uma passagem de Gunmetall da Tamiya.

Houve muitas peripécias com as lagartas até ficarem no PZ II, mas entretanto a figura:
Depois de usar um pouco de Putty para as frinchas, uma demão de XF-60 como se fosse primário.

German Grey e Black com variações para fazer os vários tons de cinza e preto do uniforme.
Flat Brown e Black para os couros e a pele com base de Dark Flesh. Misturei Ivory White Yellow e Vermillion para os diversos tons.
Aqui nestas fotos do télélé parece um boneco dos Simpsons, mas na realidade tem alguma veracidade.

Final da história, levou uma grande camada de Pronto cera acrílica. Antes disso tinha dado Silver nas insígnias e uma pobre tentativa para fazer um debruado Rosa nas mesmas.
Nota para mim: Comprar uma daquelas Lupas iluminadas, tipo Candeeiro!!!

We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 06 jan 2011, 02:00

Fazer uma cancela para depois a esconder ... só mesmo tu ;)

Lindo trabalho ;) :lol: :lol: :lol:
Imagem
PedroFernandes

Mensagempor João Carlos Teixeira » 06 jan 2011, 02:04

Segundo post (pós-traumático...)

Houve uma coisa (mais uma) que me desagradou na ALAN. Não sei se por este kit ter estado muito tempo em armazém mas os decalques tinham...problemas!
Desagregavam-se ao mais ligeiro toque! Salvei alguns apenas (por ex. o numero ficou parcial...)

Aqui tive que pintar parcialmente o simbolo da unidade, e ali a cruz por completo.

No final até caíram alguns que disfarcei com "terra".

Aproveitei para sujar ainda mais o veículo.

Ora a basezinha...

eu gosto das Basezinhas...

Primeiro um tratamento de relvado feita de esponja de florista bem moída...e cola branca e água...

Pincela-se bem na base e deixar secar...Aplicar cera acrílica para unificar, quando seco. Camada... ou banho, como lhe chamo...

Depois de bem seco, umas "luzes" de verde progressivamente mais claro...

E pronto, posto isto concluo a amostragem do meu Panzer II acabado no início do verão de 2010.

Espero que tenham gostado.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 06 jan 2011, 02:08

Imagem
PedroFernandes

Mensagempor edalves » 06 jan 2011, 10:53

Impecável João. Este teu tutorial está condizente com o resultado final, ou seja....muito bom.

Sem dúvida que ficam inúmeras referências para mais tarde repescar.

Venha o próximo!

Abraço
SIGa pa bingo!

Imagem
edalves

Registado: 02 set 2008, 18:16

Mensagempor Duarte Monteiro » 06 jan 2011, 13:40

Parabéns pelo trabalho !

Embora algo tarde, fica uma sugestão para as ervas e arbustos: na época de Natal, as lojas dos chineses costumam vender sacos de 500 gr. de musgo natural seco para decorar presépios. É baratíssimo e já vem em variados tons de verde e castanho..como os arbustos! É só aplicar com cola em spray ou cola de madeira diluída e já está!
Duarte Monteiro

Registado: 06 dez 2010, 12:47

Mensagempor Damiães » 06 jan 2011, 16:32

Viva caro amigo.......está muito bom, gosto muito do trabalho dos pormenores (terreno, placas de localização, etc), muito bem feito.
O panzer está muito bom, sinceramente gosto.

Só um aparte, e é uma pequena critica construtiva :D :D :D., não sei se tens o modelo colado à base?!!!!!!mas se não tiveres, eu metia, e isto sou eu, uma pquena ervas e alguma terra nas lagartas do panzer. Como ele vem de uma terreno, ficava completissimo. Mas isto sou eu.

Venha mais trabalhos, queremos fotos :D :D :D
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Próximo

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes