[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - Messerschmitt - Me410 - Zerstörer - CONCLUÍDO

Messerschmitt - Me410 - Zerstörer - CONCLUÍDO

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor João Carlos Teixeira » 25 nov 2010, 14:51

Caríssimos.
Eu entrei neste fórum com vontade de participar activamente, e não como sendo "mais um local" onde coloco coisas.
Acontece, que nesta fase ainda tenho "leftovers" para terminar e não me posso dedicar a integrar projectos apenas do AMM. Concorrentemente, a minha construção do B1 está um pouco a fogo lento, por isso vou "importar" para aqui mais um dos meus projectos que está na bancada e pertence a um GB do MnN. Espero que não vá desagradar a ninguém por esse facto.

Ora bem, a história começa pelo revivalismo da Matchbox, grande marca companheira da infância a pré-adolescência. Esse revivalismo deu em Gb e eu fiz o badge e, atraído pelo processo, tive mesmo que entrar.

Para o efeito arranjei esta pérola vinda de um membro algarvio do fórum.

Depois de algum tempo onde se discutiu quais as cores mais correctas, e depois de ter encontrado algumas Vallejo e algumas Gunze, parto para a verdadeira montagem.

Retalhamento iniciado. Custa só o primeiro corte, depois tal como nos Tubarões apodera-se um certo frenesim modelístico...

Imagem Imagem

O intuito é fazer um Dry-Fit e aperceber-me das insuficiências do kit.

Imagem

E a primeira e maior é a absoluta ausência de detalhe no cockpit. Como pretendo meter-me em e tentar deixar a Canopy (custa-me aportuguesar para canopia...brrrr...) aberta, terei que detalhar, conforme possa...

Imagem
Editado pela última vez por João Carlos Teixeira em 28 dez 2010, 01:18, num total de 5 vezes.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor João Carlos Teixeira » 25 nov 2010, 14:58

Peço desde já desculpa pelo "Copy/Paste" que estou a fazer vindo do "other side", mas como já muito do trabalho de composição está feito, poupo un minutos nesta fugaz hora de almoço.

Portanto, seguindo...

Como tenho algumas referencias relativas ao e, sobretudo, uma boa foto de um para um kit de escala maior, resolvo ir fazendo as peças necessárias. Tudo a olhómetro, e com X-acto.

Imagem Imagem

Apesar de que muito não se verá depois de cheio com o piloto, faço também os reforços estruturais laterais (meio á trapalhão, apesar dos cuidados :roll: )

Imagem

Realmente ficou cheio de cola. terei que lixar (inventei uma lixa para espaços tão pequenos...)

Nunca pensei que "inventar" um interior para o Me410 fosse tão trabalhoso e dado a tanta dificuldade.
É a cola que não cola, a "javardice" que sempre se acaba por tornar, apesar do cuidado, é o detalhe "feito a olho"...
Quando for um modelista á séria farei construções limpas. É uma promessa.
Entratanto fiquemos com isto:

Alguns botões e alavancas, para "dar a ideia..."

Imagem Imagem

Começa o lado do artilheiro

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Como o apoio de pés e o zingarelho que parece um bússola ao meio, ficaram muito para trás, tive que voltar a colar, mas mais chegado ao assento. Mas isso implicou partir as pernas ao rapaz, e abrir ligeiramente.

Imagem

Começa a cablagem, embora o arame de cobre seja demasiado espesso.

Imagem Imagem

Fecho da abertura para o compartimento das bombas/canhão. Dry-fit ("dry-fit" hã...não nos livramos destes termos anglófonos...) e fica agora á espera da tinta para fechar o escritório (mas não será hoje ...).

Imagem Imagem

We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor João Carlos Teixeira » 25 nov 2010, 15:06

Continuando a saga:

Bom, primeiro o que está primeiro.
Preparo o bicho para a pintura. Vou usar um cinza azulado da Tamiya como primário. Tenho agora este hábito. Tamiya agarra muito bem e prepara o tom.
Imagem Imagem

lá dei o cinza escuro nos interiores, com vallejo (diluído apenas em água.). Mal secou apliquei o wash e deixei secar durante a noite.

Imagem Imagem Imagem

No dia seguinte apenas uma sessão para pintar alguns pormenores de negro, e dar um Dry Brush (é tão fixe usar estes termos anglófonos... de certa forma dizer "dar pincel seco" parece-me pouco saudável...). Sem grandes preocupações de fazer as coisas muito fiéis ao real porque 1) não se vai ver lá muito 2) porque o scratch não é lá essas coisas...
Botões em vermelho, amarelo e branco. Bússola e tudo...

PS. o pincel podia estar seco, mas eu aparentemente, não estava (cristal á vista).

Imagem

Para fechar as metades da fuselagem vi-me obrigado a colar as "barbettes" das metralhadoras. Tudo ia bem até que parti uma...e a outra...
A primeira reparou-se bem com o Pin-Vise (...so british...) e um pouco de arame fino... a segunda não... se arranjar tubo de agulha ainda as substituo...
Tudo pronto, colo a carlinga, não sem antes pintar algumas tubagens de red and yellow...
Fica nas molas durante a noite.

Apercebi-me que a Matchbox optava por simplificar deliberadamente os seus produtos.
Há detalhe de painel nos diagramas que não aparecem no kit.
Para confirmar procurei na net e o Google images devolveu-me, entre outras imagens, um diagrama em .gif com muito bom detalhe onde se vê um Me410 de perfil, frente e topo.

Aqui o primeiro print, onde se vê que está um pouco sobredimensionado. E também reparo que todos os riscos que tinha feito estavam errados...

Uma pequena continha de aritmética depois, e o desenho coincide com o kit. Assim como os riscos para gravar os painéis:

Bom. Eu penso ir no Sábado tratar de vida.
Preciso de uma serra de modelismo ultra fina e um scriber. Por isso tenciono dar um salto á Marsigor de manhã.
Se quero gravar os painéis e abrir o cockpit, necessito dessas duas ferramentas.

Enquanto isso não acontece, eu vou colocando aqui as últimas:

Motores e asas estavam presos por bocados de tesa-film...decido colá-los e andar prá frente.

Cá está um.

As frinchas sendo tapadas usando o método do CA e pó-de-talco.

Hoje vou dar uma "base" de Tamiya. É o 1º primário.

Aqui um look mais próximo do final. Ainda falta tanto. Miudezas. E scratch naquele cockpit.

E para já é isto.

Mais uma vez me desculpem pela clonagem dos posts, mas creio que daqui para a frente será mais personalizado.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor edalves » 25 nov 2010, 16:07

Viva Carlos,

Antes de mais e começando pelo fim, para mim esta "colonagem" de posts foi muito bem vinda. Imagino onde a terás colocado antes, mas nunca me tinha cruzado com ela. E realmente está muito boa e didáctica.

Fiquei muito surpreendido com o resultado final do interior. A comparação do final vs antes é esmagadora. Assim vale a pena dedicar tempo ao interior de um 1/72 :).

Não sei se as postagens já estão actualizadas em relação ao andamento do trabalho, mas vai ser um prazer acompanhar o resto da obra. Se possível continua com o mesmo detalhe de informação, pois é uma mais valia muito grande.

Continuação de bom trabalho!
SIGa pa bingo!

Imagem
edalves

Registado: 02 set 2008, 18:16

Mensagempor Nuno Albuquerque » 25 nov 2010, 17:56

Para mim este teu post e respectivo trabalho é inteiramente novo.

Devo confessar que fico satisfeitissimo em ver um kit da Matchbox a ser feito nos dias de hoje, pois transporta-me ao meu tempo de adolescente em que "chegar" a um Matchbox era coisa fina.
Força no resto do projecto e mostra-nos os passos seguintes, assim que possivel.
AMM Nr. 2 - VIM

Nuno Albuquerque

Registado: 30 mai 2005, 22:40

Mensagempor PedroFernandes » 26 nov 2010, 00:13

Olha que caixinha de fosfores tão KITADA!!!!
Realmente um trabalho excelente.. e a forma de apresentar neste post está IMPACAVEL!!!!

Keep it up man!!! Grande força nesse Kit, sem duvida um trabalho lindíssimo!!
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor João Carlos Teixeira » 01 dez 2010, 00:11

Viva povo bom do AMM.

Pela primeira vez actualizo um trabalho em andamento, directamente neste fórum. Como este Matchbox pertence a um GB no MnN, não posso deixar de actualizar lá também, mas desta vez começo por aqui.

Bom, passemos aos factos.

Devo avisar que como ainda sou maçarico no modelismo e para mim cada kit é um degrau na escada da aprendizagem.
Entre o aspecto e o desenvolvimento da técnica, esta toma sempre primeiro lugar.
Queiram ter paciência então se as coisas não correm bem sempre.

Fui á Marsigor tentar arranjar um pouco de material para me fazer avançar na conclusão do kit. Precisava de uma lâmina de serra, e um scriber. O Sr. Simão, amável como sempre (embora eu só desta vez o tenha conhecido, mas corresponde aos relatos 100%) não tinha as serras em PE da Tamiya ou aquelas checas de cabo e que parecem lâminas da barba...mas encontrei um bom compromisso numa serra de 0.4 mm e um Scriber da Trumpeter (tinha lá um melhor, mas não quis largar os €€€, decerto não faltarão oportunidades para isso no futuro.). Aproveitei para comprar o liquido para decalques antigos da Microscale.

Lá fiz uso do scriber para detalhar o Messerschmitt, embora com resultados pouco satisfatórios, afinal isso de gravar paineis, não é assim tão fácil como parece á primeira vista.

A minha esperança é poder disfarçar um pouco na fase de pintura.

Estou neste momento a fazer estes sulcos com o auxílio da fita da tamiya. Eu sei que há que advogue o uso de fita da Dymo, mas eu não tenho, esta vai ter que servir. Experimentei desta e da Tesa-Film. Se calhar a Tesa-Film tem mais consistência, embora se molde com mais dificuldade.

E então fico por aqui. A coisa está neste pé e espero despachar isto com certa rapidez.
Amanhã há mais.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor PedroFernandes » 01 dez 2010, 00:43

Ganda Maluko!! Scribar um Matchbox... isso é doentio!!! aguenta que é serviço!!!

Boa sorte pra essa árdua tarefa!!
Imagem
PedroFernandes

Mensagempor João Carlos Teixeira » 01 dez 2010, 15:32

Boas tardes neste dia de descanso, que para nós modelistas (ehpá tanta presunção...), é dia de trabalho.
Eu não sou excepção e aqui estou eu a mostrar os últimos avanços feitos ontem e hoje.

Primeiro, o processo de "scribing" está, para já concluído, faltando apenas ali na cauda dois ou três riscos, mas que ainda não pensei na melhor forma de os fazer.
Alguns dos que já estão serão ainda corrigidos fazendo uso do método CA+pó talco.

Agora é hora de detalhar o resto do cockpit, para poder pintar e finalizar a coisa.
Algum nivelamento das superifícies e a construção do zingarelho que comandava as metralhadoras nas Barbettes.
No dorso também um pouco de "massa" para depois polir.

Peço desculpa pelas próximas imagens, mas o Nokia N73 ainda tem as suas limitações.

Próximo passo, a construção do suporte da antena. Chamo a atenção para o facto de não estar a seguir muito á risca o detalhe.
Afinal isto é um Matchbox e a ideia é apenas melhorar um pouco o que se pode fazer quando se tem 45 anos e não 13.

A seguir faço ainda dois encostos de cabeça, afinal este avião com o canhão central dava um certo coice e não me parece bem que os Srs. pilotos tenham que se magoar no seu trabalho... ainda a Luftwaffe recebia a visita do Ministério do Trabalho ou os Srs. da ASAE...

Enquanto a coisa segue para a cabine de pintura e acabamento, aproveito para dar um jeito no vidro do cockpit, que arranhei ao tentar disfarçar uma marca de moldagem.
Acho que desta vez, com o "polish" da vitrocerâmica, e esta escova no mini-berbequim resolvam o caso. Acho que no final a transparência é aceitável. Mas vejam por vós próprios.

Bem. Isto é o que tenho para mostrar...
Agora é mais fácil, é só cortar o vidro em 3 partes, e fazer um esquema para manter aquilo aberto.
Boas!
Editado pela última vez por João Carlos Teixeira em 02 dez 2010, 14:16, num total de 1 vez.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Mensagempor edalves » 02 dez 2010, 10:27

Feriado proveitoso, diria eu... e mais uma boa dica ("Vitric") com resultados comprovados!

Obrigado
SIGa pa bingo!

Imagem
edalves

Registado: 02 set 2008, 18:16

Mensagempor PedroFernandes » 02 dez 2010, 15:25

Uma marca de moldagem num vidro???Ehhhh!!! Estes tipos da Matchbox eram gandas malucos!!!! hihihihi!!!!
Boa recuperação!!! Esse Match tá a ficar um mimo!!! ;)
Imagem
PedroFernandes

Mensagempor Nuno Albuquerque » 02 dez 2010, 23:56

Bolas João, com mais este lote de fotos, deixaste-me de boca aberta, que grande paciência que tu tens!!!

Trabalho admirável e decididamente és um Matchbox lover :D
AMM Nr. 2 - VIM

Nuno Albuquerque

Registado: 30 mai 2005, 22:40

Próximo

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes