Boas pessoal!
Esta historia dos "what if" tem muito que se lhe diga.
Para muitos será talvez uma perda de tempo, para outros apenas uma curiosidade, no entanto para mim um escape para o stress do dia-a-dia.
Como partilhei com alguns de voces, o modelismo á uns tempos atraz estava a tornar-se aborrecido, talvez por não encontrar muito entusiasmo em estar sempre a ouvir alguns criticos pseudo modelistas (não querendo ofender ninguem), que pouco mais fazem que criticar os trabalhos dos outros, mas plastico que é bom 0.
Quase me transformei num colecionador de kits em caixa, até certo dia que decidi voltar á bancada.
Durante as habituais pesquisas para um projecto alemão da WWII, encontrei uma comunidade modelista que me surpreendeu pela positiva.
Esta comunidade dedicava-se á vertente "what if", levando a brincadeira a niveis mais complexos que o habitual.
Por certo que alguns de nós já pensaram como seria se o avião X ou o Tanque Y ou ate mesmo navios, poderião ser fossem Tugas ou algo parecido. Mas poucos se aventuram na busca e satisfação desse pensamento, muito menos se atrevem á "heresia" de por em pratica a passagem dessa ideia para o Plastico.
Pois bem, com a passagem do tempo e a frequencia com que posso, tenho vindo a acompanhar essa comunidade e aprender mais algumas coisas de modelismo, entre elas a mais importante que se resume em uma só palavra DIVERTIMENTO.
Poderão perguntar, "então fazer modelos normais não é divertido?"
A minha resposta honesta e sincera, que apenas representa a minha opinião pessoal, é SIM, todo o modelismo é divertido e educacional, mas deixa de o ser quando o unico objectivo de o fazer é esse e passa a ser o impressionar a restante comunidade e apenas isso.
Não creio que necessite de dar exemplos para perceberem aonde pretendo chegar com esta conversa chata.
Voltando ao What if, na maioria dos casos os perfis apenas servem de base e ajuda visual para suporte de um possivel modelo a executar, com a mais valia que não necessitamos de andar a correr para as livrarias e procurar o que provavelmente não existe ou até mesmo navegar horas infindaveis em busca de algo que não irá aparecer. Mas o what if não se fica só pelos modelos e perfis, temos tambem mais um complemento que de modo algum é obrigatório, que é a historia de suporte por de traz do modelo em si, no entanto esta parte so fará sentido se de facto tiverem para ai virados e se quizerem fazer um pouco exercicio á vossa imaginação.
Posto isto e se estiverem numa de modelismo "subsersivo"

, fogo á peça, que a bancada vos chama.