Ajuda!

Forum destinado a técnicas de modelismo, fotos de referência e trabalhos de outros modelistas.
Façam as suas perguntas, metam as suas dúvidas.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Mário Albuquerque » 22 nov 2005, 00:31

Para desenjoar um pouco fiz um pequeno intervalo nos veículos civis e resolvi matar saudades num tema que em tempos foi o meu preferido, biplanos escala 1/72. As técnicas e os métodos de trabalho diferem bastante e como tal encontro-me num impasse técnico. O quadriculado colorido da base das asas foi pintado à mão com cores acrílicas da Vallejo em cima do decalque. Quero dar um verniz de protecção para posteriormente poder dar uma aguada de envelhecimento em todo o modelo sem danificar o acrílico de forma a ficar com um acabamento ligeiramente acetinado. Que verniz devo utilizar para criar uma película de protecção entre a tinta e a aguada? Junto envio algumas fotos do modelo em construção. Vamos lá pessoal da aviação, dêem uma ajudinha aqui ao velhote! Um abraço e bons modelos.

Mário Albuquerque

Imagem

Imagem
Mário Albuquerque

Mensagempor Rafael Pelote » 22 nov 2005, 01:22

Olá Mário!

Pintar os lozenge à mão a 1/72, é obra!!!! :shock: Parabéns pelo esforço! Eu confesso que me rendi aos decalques.... Já agora, uma questão: baseaste-te em que fonte, para a escolha das cores?

Quanto à aguada de envelhecimento, acho que depende do que queres usar. Se forem óleos, terás de aplicar um vernis acrílico, como o da Valejo. Se pretendes uma aguada acrílica, usa um verniz de esmalte como o Matt cote da Humbrol. Em alternativa, creio que uma camada de future e uns dias para curar bem resolvem o problema.

Um abraço, e parabéns pelo modelo.

Rafael
Rafael Pelote

Mensagempor Rui Nogueira » 22 nov 2005, 13:25

Bem eu dou sempre o X-22 o acrilico brilhante da Tamiya, antes dos oleos, deves deixar secar no minimo 48H, se deixares mais tempo melhor.
Abraços

Rui Nogueira
Rui Nogueira

Registado: 31 mai 2005, 10:16

Mensagempor Francisco_Bexiga » 22 nov 2005, 14:23

Pelo sim pelo não quando é assim uso uma boa camada de verniz humbrol que deixo secar bem.
Francisco_Bexiga

Registado: 30 mai 2005, 18:57

Mensagempor Mário Albuquerque » 23 nov 2005, 00:39

Respondendo ao Rafael, inspirei-me nestas duas fotos na Net.

Imagem
Imagem

Quanto ao vernis da Valejo refere-se ao matt ou ao brilhante. A aguada será de óleos diluídos em terbentina, mas a ultima situação que a apliquei em acrílicos da Valejo não correu muito bem pois a tinta começou a ceder. Possivelmente por não ter respeitado os tempos de cura da tinta. Obrigadão a todos pelas deixas. Um abraço e bons modelos.
Mário Albuquerque

Voltar para Referências, Truques e Dicas

• Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante