Bases de madeira

Forum destinado à colocação de anúncios relacionados com o modelismo.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Rui Costa » 11 mar 2013, 01:32

Boas,

O nome deste tópico devia ter sido "começar a casa pelo telhado", porque em vez de me dedicar aos kits, ando a fazer bases, que devia ser a última coisa em que pensava. Mas quando não se tem muito jeito, faz-se o que se pode.
Também pensei em colocar o tópico na secção de trabalhos de bancada, mas como eventualmente gostava de vender alguma base, achei que devia pôr aqui. Se alguém achar que fica melhor algures, faça o favor :D

A ideia que preside a este empreendimento é simples: estou farto de ver bases quadradas, rectangulares e redondas!!!
Para mim a base é parte da história e pode servir perfeitamente como enquadramento, sem necessidade, ou preocupações fúteis de escala. Afinal de contas, em todos os nossos projectos tem de haver um elemento de presunção de realidade, senão ninguém conseguia montar nada à escala.
Fiz 3 bases em madeira, com serra de recortes. Duas em madeira de Tola e uma em Kambala. O acabamento é óleo de Tung.
Cada base é ilustrada por 3 fotos: uma para mostrar a mesma. Uma segunda para mostrar um elemento de proporção que dá a dimensão à qual elas são construídas e uma foto de pormenor.

Portugal
Imagem

Com G91 a 1/72
Imagem

Imagem

EUA
Imagem

Com P-51 a 1/72
Imagem

Imagem

França
Imagem

Com Tiger a 1/72
Imagem

Imagem

Esta é uma pequena brincadeira com alguns tanques a 1/144. Como podem verificar o pobre Sherman encontra-se num grande sarilho, mas não temeis!! Pelas 02:00 chega a ajuda de leste e entra um T-34 :mfixe:

Imagem

Finalmente outra pequena brincadeira. Em criança deram-me uma espada de madeira e lembro-me que durante muitas semanas (até se partir) foi um dos meus brinquedos favoritos. Era simples - dois paus cruzados, mas era a minha espada e, com ela, e eu era um cavaleiro.
Decidi fazer uma para o meu filho e digamos que me entusiasmei.
Ficam aqui as imagens da Espada de Cavaleiro, do Machado de Duas laminas (totalmente apócrifo) e da Acha de Armas com Bola de Picos, que faz sempre muita sensação entre os outros miúdos, lol.

Imagem

O meu filho a segurar na Espada :D
Imagem

Consigo fazer estas e outras Bases/Armas em qualquer tamanho (A madeira é que pode variar). A imaginação é o único limite.
Obrigado pela vossa paciência.
Rui Costa
Imagem
Rui Costa

Registado: 08 ago 2005, 22:32

Mensagempor jorge ferreira » 14 mar 2013, 14:32

parabéns rui.
pela excelnte ideia e até original....
que preços?... :mfixe:

JF
jorge ferreira

Registado: 31 mai 2005, 12:54

Mensagempor Rui Costa » 14 mar 2013, 20:02

Boas,
Jorge, obrigado pelas palavras. Quanto a preços, posso dizer, para teres uma referência, que uma base como a de França em Tola fica em 30 euros. No caso apresentado da dos EUA, ficava por 35 euros, por ser Kambala, que é uma madeira tropical rara. Mas podia ser feita também Tola e ficar nos 30.
Já no caso de Portugal, como esta que fiz tem um tamanho bastante grande (cerca de 55 cm de comprido) fica nos 40 euros.

Estes são apenas valores de referência e, por assim dizer, cada conforme a encomenda, o valor pode variar e até ser menor. é totalmente à escolha o que se pode fazer. Para terem uma ideia, penso fazer bases com a forma de capacetes da 2ª guerra, com formas de aviões e até de balas de Flak 88 mm.

Eu sei que não são baratas para bases, mas a ideia é que a base passe a fazer e ilustre parte o projecto, em vez de ser apenas um sítio onde pousar a peça depois de terminada e sinceramente tenho visto bases rectangulares vulgaríssimas em MDF revestido, menores e por cerca de 20 euros ou mais.

Abraço,
Rui Costa
Imagem
Rui Costa

Registado: 08 ago 2005, 22:32

Mensagempor PedroFernandes » 15 mar 2013, 10:58

Estas bases são de uma criatividade e detalhe fabulosos!!!
Estou completamente rendido e acho que vais ter um cliente novo Rui!!!

Parabéns pelo projeto adivinha-se um Modelscala com umas bases de categoria!! :D
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Voltar para Classificados

• Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante