Nota: para os que não querem ler até ao fim!!! UM grande Abraço para todos os membros da AMM que realizaram uma das melhores exposições de modelismo que se realizaram até hoje em Portugal. Os meus parabéns e um grande obrigado por parte da AMBA. Simão Matos.
Para os que vão até ao fim, óculos, pipocas e cá vai...
Bom imagino que ainda não tiveram tempo para para o merecido "descanso do guerreiro" mas desde já deixem-me dár-vos os parabéns por mais este espectacular fim-de-semana.
Para mim foi claramente uma das melhores exposições de modelismo que se realizou nos últimos tempos em Portugal.
É claro que só quando cheguei a Beja é que reparei que levava no bolso das calças o papelinho das sugestões...
Em primeiro lugar os elogios.
Muitos parabéns por várias razões:
1 - Pela excelente organização do evento. O sistema das pré-inscrições possibilitou uma entrada de modelos muito mais rápida do que no ano anterior. O espaço estava muito bem apresentado, e dinâmico. A segurança funcionou bem (embora toda a gente saiba que só com vitrines é que podemos dormir descansados) e a substituição das fitas no chão pelas vermelhas funcionou em pleno. Infelizmente voçês não têm culpa que o portuguesinho goste de ver com as mãos.
2 - O espaço comercial estava muito bem preenchido, e isso só mostra uma das grandes virtudes que a vossa associação soube melhorar ao longo destes anos que foi a promoção do evento, souberam rodear-se de vendedores mas também conseguiram uma óptima afluência de público, e isso tudo deveu-se ao enorme trabalho que devem ter tido na promoção do ModelScala.
3 - Pela qualidade e quantidade de peças em exposição. A certa altura "um cromo" daqueles que como diz o Fernando Dias "mereciam era uma marreta em cima", dizia-me "Épa estão aqui muitas coisas já batidas..." Resposta: "Pois é mas já reparaste se estão para concurso ou se estão para exposição?" é claro que não tinha reparado... Eu sou dos que levaram coisas já batidas, "ratas velhas", o meu Mercedes CLKLM já deve contar com mais de 500 kms em cima do lombo desde que participou pela 1ª vez numa exposição. Mas eu já vi e muitos também já viram, mas se calhar o Sr Presidente da Câmara do Montijo (e ele deve ter pago uma importante parte da factura...) nunca viu, nem parte das pessoas do Montijo que viram a exposição, é isso que enche o olho aos dirigentes políticos locais. Como membro de uma Associação que com 3 "gatos pingados" não conseguimos de forma alguma realizar um evento na nossa cidade resta-me participar e ir de encontro ao apelo do Presidente Damiães, participem, participem, participem. Já reparam o que seria uma exposição destas, com estes encargos, apenas com os kits que nós fazemos por ano? Eu em vez de 10 levava 3...
4 - Por insistirem em realizar o evento, é uma das poucas oportunidades que existem no país. Para nós modelistas de Beja, é 1 dos 3 eventos em que podemos participar. Infelizmente mais longe não nos é possível. Por isso decidimos estar em força, com os miúdos, por isso começamos o nosso ano lectivo, e o nosso Plano de Actividades com o Modelscala. Desta vez até alguns pais nos acompanharam. É claro que a rapaziada ficou delirante, hoje nos corredores da escola só me perguntavam quando é que viamos as fotos e quando é que tinhamos aula.
Quanto ás sugestões:
1 - É claro que "puxo a braza á minha sardinha"... voltamos ás escalas dos veículos civis: Classe C1 até 1/24 inclusivé, Classe C2 a partir de 1/24. Eu depois, mais tarde, explico porque é que tenho alguma aversão aos 1/43(apesar de ter muitos em casa e de ter coemçado por aí a minha evolução modelística). Ou então " tudo ao molho", por exemplo Carros de Rali (todas as escalas), fórmulas, Tunnings ou americanos ou Vintage. Ficavam as 3 classes na mesma e era mais interessante e divertido.
2 - Segundo reparo, em relação á distribuição de prémios. Foi boa a tentativa de abreviar as coisas, mas todos sabemos que com tantas classes mais rápido é dificil. Mas chamo a atenção para os miúdos, pois é com eles que devemos perder mais tempo. Devem, como foi feito, ser logo os primeiros a receberem os prémios, mas também devem ver o seu nome anunciado individualmente e chamados para receber os prémios que acabaram por receber só no fim, mesmo um simples certificado de participação. Assim tinha mais impacto e para cada um deles era voltar pra casa com um sorriso de "orelha a orelha", não imaginam o que isso não faz ao ego de um puto...
3 - Não sei quanto custa, ou se se paga, ou se os responsáveis não estão interessados, mas é um desperdício um evento destes não aperecer nas televisões, isso então era o melhor que podia acontecer á AMM e ao Modelismo em Portugal.
Não existem mais reparos a fazer, aqui não existem profissionais, aqui existe uma grande paixão por este hobby, que tentaram dar o seu melhor para promover e desenvolver o Modelismo em Portugal.
Apenas me resta agradecer o convite que fizeram á nossa Associação e ao Clube de Modelismo e um grande obrigado pela oportunidade em participar neste fabuloso evento.
A todos um grande abraço e até ao ModelScala 2006.
AMBA - Associação de Modelistas do Baixo Alentejo
Clube de Modelismo - Escola Básica 2,3 Mário Beirão - Beja
Simão Matos
PS - Paulinho um grande obrigado pelo CD, na próxima quarta não há kits para ninguém vamos passar 90 minutos da aula a ver as tuas fotos, e mesmo assim dúvido que chegue...