Boas Tribo
Bem, mais uma vez cá estou eu, quase um ano depois a colocar um post no Fórum. 2 reguilas gémeos com 20 meses, mais a p**** da Direcção da Escola (A parte dos alunos...são só 970!!!) dificultam muito o tempo para escrever em Fóruns e também para derreter plástico.
De qualquer forma um enorme obrigado a toda a tribo da AMM pelo convite que foi feito ao Clube de Modelismo e à Associação de Modelistas do Baixo Alentejo para participar no Big X. E obrigado porque:
1 - Mais uma vez foi possível expor os modelos dos alunos do Clube (hoje vamos ter entrega de prémios e não me largam para saber quem recebeu) infelizmente não foi possível levar os miúdos ao Big X.
2 - Pelo apoio do AMM e de todos os elementos da Tribo ao nosso projecto desde 1999, esse apoio é particularmente importante para uma Associação tão pequena como a AMBA, mas que sem palavras do vosso estímulo se calhar já tinha fechado portas há muito tempo.
3 - Por voltar a reactivar o "bichinho" do modelismo, pois desde os últimos dois anos que tenho estado um pouco parado, mas voltei para Beja com uma vontade tremenda de esganar as tintas, colas, etc...
4 - Pelo grande convívio e o reencontro com velhos amigos, um grande obrigado a todos os que nos questionaram sobre o BEJAMODELSHOW e o que andávamos a fazer, vou tentar este ano dar notícias com mais fluidez.
Quanto ao Modelscala X, grande aniversário e comemoração dos 10 anos, excelente organização, um grupo de trabalho de amadores(mas parecem profissionais) que são os melhores no país, muitos parabéns. Para mim é com muito orgulho que posso dizer que estive no primeiro Modelscala I (Aliás até temos ainda posters do mesmo) e vos vi crescer como organização e grupo de amigos. Melhor do que todas as explicações o Fernando Dias quando estava para saír depois de uma visita relâmpago dizia-me "olha menino o modelismo em Protugal está aqui, no Montijo" e isso diz tudo.
Posso mesmo dizer que é o nosso "Telford" português, o nosso "Torrent".
E mais do que o espaço das lojas, estavam as mesas bem cheias de modelos, mesmo que muitos para exposição (como foi o meu caso dado que não tenho modelos novos) isso mostra o interesse dos modelistas na exposição.
"Treinadores de Bancada" existem muitos, fazer e organizar cabe a poucos, isso acontece em todas a exposições, mas a tribo também já é suficiente madura para poder aguentar com elas e erros todos nós os cometemos.
Se não me levam a mal 2 sugestões para o próximo ano:
1 - A velha questão das classes dos veículos civis de separar 1/24 das escalas maiores. Uma até 1/43, outra para até 1/24, e finalmente maiores que 1/24 incluindo aqui 1/20 normalmente fórmulas 1 e 1/12. Eu sei que não é fácil de resolver porque os aviões têm o mesma questão com maiores que 1/72, e já foi por diversas vezes tema de conversa com o amigo Nuno.
2 - Pela primeira vez os veículos civis ficaram encostados à parede, o que criou logo um agitar de alguns automodelistas exaltados. Para mim a Organização coloca os modelos onde quer e ponto final, os modelistas de embarcações e os juniores também estavam junto às paredes. Mas também, e de forma muito acertada, os dioramas passaram a estar não só mais viziveis como a ter a possibilidade de se poderem observar de vários ângulos.
Aliás podem dar-me já na tola pois em Beja por uma questão de espaço desde os aviões aos dioramas muitos ficam colocados junto às paredes do pavilhão, o ideal seria podermos observar os kits de todos os ângulos.
Bom mas a sugestão seria, que todos os modelos em construção, como por exemplo o projecto do diorama de Bagdad, esses sim fossem colocados junto a locais como as paredes, para beneficiar modelos já terminados, quaisquer eles que sejam, para serem visto de vários ângulos.
Apesar de tudo compreendo a sua localização na lógica de dar seguimento à classe em que estava inserido.
Pronto, aceitem estas duas sugestões como uma crítica de ajuda ao vosso muito bem sucedido evento.
E mais uma vez um grande obrigado à AMM por este fim-de-semana espectacular.
Abraços e Bejos de Beja
Simão Matos
Em 2012 lá estaremos. Conforme disse ao Nuno e já está combinado entre nós, quando chegar o dia/ ano em que a AMBA feche as portas esturramos o dinheiro todo, se houver, em viagens a Telford para o pessoal da AMBA e logo a seguir inscrevo-me na AMM, mas isso esperemos que seja daqui a muitos anos...