Verde para veículos russos

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Francisco_Bexiga » 21 jan 2008, 12:57

Ora viva,

Tenho uma BA-64 da Extratech na linha e está pronta a receber tinta. Gostaria de vos perguntar qual será um bom ponto de partida para o verde soviético já que é a primeira vez que construo um. Tamiya,Vallejo ou Lifecolor de preferência..

Imagem

Obrigado e bons modelismos,

Francisco
Francisco_Bexiga

Registado: 30 mai 2005, 18:57

Mensagempor Filipe Ferreira » 21 jan 2008, 16:33

Essa é uma boa peça e original transformação.

Não falo pelos outros, mas por aqui não se dá muita importância à cor exacta dos veiculos da 2ª Guerra. Já via vários tons de verde, e todos eles são válidos.

Se fosse comigo, arranjaria um verde claro da Tamiya e evitaria o dark green ou russian green. Gosto muito de usar o verde NATO, subido com um desert yellow. Os oleos fazem o resto.

Boa sorte com esse projecto.
Filipe Ferreira

Registado: 30 mai 2005, 17:04

Mensagempor Francisco_Bexiga » 21 jan 2008, 17:26

Obrigado, Filipe, era exactamente isso que pretendia "ouvir" Imagem

Achei este kit muito fraquinho, desde as foto-incisões grossas e sem linhas de dobragem até ás falhas a nível da geometria. Felizmente vai lá com alguma lixa e bisturi mas há que fazer algumas cedências ao nível do rigor. Se o tivesse pago teria ficado bastante decepcionado com a qualidade que encontrei mas, por outro lado, ao que sei esta é das peças mais antigas da Extratech.

Se conheces os BA-64 da ACE gostaria de saber a tua opinião. Apenas tenho um par de canhões, o Waffentrager e o Kfz 13 deles e este último está muito fraquinho, nem é short-run, é mesmo corridinha para apanhar o metro! Ainda hei-de espreitar o da RPM...

Mais uma vez obrigado e bons modelismos,

Francisco
Francisco_Bexiga

Mensagempor Filipe Ferreira » 21 jan 2008, 18:20

Em relação à Extratech, todos os modelos têm os mesmo tiques, sejam novos ou mais antigos. Claro que alguns são bastante bons (Famo, atrelado, dragon wagon) mas outros são mesmo fracos (sturmtiger, berpanther, etc). Têm uma tendencia para fazer muita coisa em fotogravura, sobretudo as de secção redonda ....

Tenho esse BA-64 e nem é dos piores. As rodas são bastante boas e a grelha frontal é uma noia.

Em relação ao teu modelo, queria perguntar-te se a pequena peça na traseira é o suporte da roda suplente.

Em relação aos modelos da ACE, fujo deles o mais que posso. A tentação é muito forte, mas em quase todos eles há coisas que não lembram a ninguém. Já vi muitas grelhas deles e poucos são os que me motivaram. Isto não significa que não terminem em belos modelos, mas já não estou em idade para perder as poucas horas que disponho nesses kits, com tanta coisa boa como a MARS ou ARMO hhuuummmm (som que o Homer faz quando pensa em donuts).
Filipe Ferreira

Mensagempor Francisco_Bexiga » 21 jan 2008, 20:00

Creio que te estás a referir a kits da Planet Models e não Extratech.

A peça feita em plástico e colada atrás fi-la de acordo com os planos do site abaixo e penso que se tratará de uma abertura para observação. Não colei o suporte para roda sobresselente pois pelas fotos em que me estou a basear não me parece que lá esteja (por outro lado a foto-incisão fornecida era produto da imaginação do modelista que fez o master).

http://rkkaww2.armchairgeneral.com/gall ... _64_bp.htm

Em relação à Mars e ARMO, apenas tenho um Hummer da ARMO e aquilo realmente é muito apelativo (excepto as rodas..), até o motor aparece detalhado. Eu nem sou grande fã de Hummers mas aquele kitzinho merece ser construído com portas e capô aberto Imagem

Creio ser este, n sei ao certo a referência:

http://tracks-n-troops.com/shop/index.p ... cts_id=166
Francisco_Bexiga

Mensagempor Filipe Ferreira » 21 jan 2008, 20:54

Pois tens razão, baralhei-me nas marcas.

Mas a diferença não é muita. Cometem o mesmo tipo de erros, apesar da resina da Extratech ser muito melhor. Já os decalques ...

Força com o projecto.
Filipe Ferreira

Mensagempor Francisco_Bexiga » 24 jan 2008, 22:17

Filipe,

Experimentei ontem na traseira de um Jagdpanther e a mistura que indicaste funcionou perfeitamente.

Hoje já dei na BA-64 sobre uma base de preto, aerografei uma mistura do verde nato com desert yellow e depois fiz as subidas com umas pingas de amarelo e no fim uma ou duas de branco. A primeira camada de verde cobriu um pouco demais o preto mas no final ficou aí a 80% do que pretendia Imagem

Falta pintar agora o chassis a pincel e depois mostro-te umas fotos...

Continuando, a propósito destes verdinhos, já deste uma olhada no BA-20 ou no FAI-M da ACE? Gosto do veículo e parece que são as únicas ofertas em plástico ou resina, valem a pena?

http://www.acemodel.com.ua/?p=model&id=280&s=&l=en
http://www.acemodel.com.ua/?p=model&id=282&s=&l=en

Abraço e mais uma vez obrigado pelas dicas,

Francisco
Francisco_Bexiga

Mensagempor Francisco_Bexiga » 25 jan 2008, 00:07

Afinal ficam aqui umas fotozinhas:

Imagem
Imagem
Imagem

Dá para ficares com uma ideia Imagem
Francisco_Bexiga

Mensagempor Damiães » 25 jan 2008, 10:41

Tá a ficar excelente...........bela pintura :)
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes