Já entrei com este na Portuscala, na Espimódel, na Modelscala, Maceda e Cam/Shelterbox. É um kit que eu gosto muito, mas que me deu um trabalhão.
Foi todo pintado a pincel, na altura não havia aerógrafo pra ninguém.
Espero que gostem, este é um daqueles posts "One-Off".
Início: 1_2_2010
Como o meu Marder está meio suspenso, por causa de algumas coisas relacionadas com o detalhamento interior (rádio) e pintura (se calhar só quando tiver um aerógrafo é que faço as manchas...), e também porque estou a reformar uma estante antiga para ser a minha bancada ( podem seguir aqui as desventuras...Album no Picasaweb), decidi começar a montar o Panzer II da ALAN.
Em parte porque estava curioso de experimentar esta marca, mas tb porque queria fazer um tanque simples sem grandes preocupações. Ao contrário do que é meu costume ainda nem sequer pensei no obrigatório diorama.
Em primeiro lugar, o kit não é muito constante, os três sprues principais apresentam colorações diferentes e tb. diferentes qualidades de moldagem e até algum flash:
Há alguns erros no molde, pinos de ejecção e furos descentrados. Nada que não se corrija...
Acidentalmente cortei o ferro rebitado...
Algumas coisas não encaixam á primeira, já tive que usar o X-acto.
Apesar disso tudo não desgosto do aspecto. Ainda pode dar um bom Panzer.
Tinha umas lagartas baratas da Bronco compradas para o Marder, e comparo-as aqui:
Baratas...sim quando comparadas com as da Friulmodels. Custaram-me 12.49 libras enquanto que o Panzer II todo ficou por 13.49...
Da esquerda para a direita:
As originais do Marder Tamiya, um kit dos anos 70 que nunca foi remodelado.
As vinilicas originais do Wespe da Tamiya, um kit actualizado, vê-se logo um mundo de diferença.
As nossas amigas Bronco, um set fantástico.
E por último as da Alan. Colei-as um pouco á pressa (são link a link, mas não encaixa, têm de ser coladas), e estão um pouco borradas.
Embora não sendo más, são muito menos detalhadas que as da Bronco e mesmo que as mais recentes da Tamiya, tendo sobre estas a vantagem de poderem ser moldadas ao rodado.
Avanços...
Este kit da ALAN é, realmente, um modelo para dar algum trabalho. Não está ao nível duma Tamiya recente, nem duma Dragon, mas também não está muito mal.
As instrucções são pobres e, muitas vezes completamente erradas. desde peças que não existem a números trocados. Este Photo-etch é... assim assim. Não sei se vou colocar a peça de cima.
Os ganchos estão colocados muito á frente e impedem que a torre rode. Tive que transplantar. Vou tb ter que mexer nos guarda-lamas. Os encaixes estão errados.
Vou reutilizar uma peça que sobrou do Marder. Alguma liberdade criativa...
UM...

...e Dois. Tcharáaa: rebites.

Avançando lentamente, mas inexoravelmente, chegou a altura de fazer a torre. Normalmente seria um passo sem história, mas este ALAN tem as suas manhas. Não me entendam mal, dá um certo gozo ser mesmo assim, imperfeito.
Pinto o interior de branco com uma pinta de castanho. E remato com um Glaze castanho.
Decido que vai ter a escotilha aberta, e um oficial a espreitar. A figura é de um set Tristar.
Aqui estão os problemas. Como o topo e base não encaixam perfeitamente, fica esta depressão aqui, que terei que encher com PVC 0.5.
Pela mesma razão sobra um beiral da armadura frontal que terei que aparar. Em cima tenho que unir com putty ou barrita bi-componente (repara tudo). Tenho andado a procurar imagens para ver as soldas, mas não encontro nada. Dá-me a ideia que esta torreta não tinha soldas visíveis. Vou, no entanto pôr 3 ou 4 rebites dos grandes, à frente.
Bom, continuando. Já estou a fazer a suspensão e guarda lamas para começar a dar o primário. Quando...
...isto
Isto parece pertencer à suspensão, mas nem está nas instruções nem tem sítio onde encaixar. De facto há 10 rodados (5 de cada lado) e 8 desta coisas.
Continuando.
Estou a experimentar algumas técnicas para detalhar mais as peças. E a descobrir coisas novas. Assim:
Estou a usar a técnica do sprue esticado para fazer rebites. Eu sei que ficaram enormes, mas com uma lixinha resolvo isso.
Usando o sprue fiz a antena. Adoro a broca de 0,5 mm, as reparações que já fiz...
O sprue tb. serve para colar e fazer as soldas. Como com os rebites, ficaram demasiado proeminentes, tenho que atenuar com lixa.
Está assim o aspecto do PZ II. Conto hoje ainda dar putty nas covinhas e imperfeições. Já agora, na parte de trás do veículo, existem furinhos para pegas, nas tampas de acesso ao motor, mas não vêm com o kit. Esta ALAN tem coisas mesmo básicas em falta. O resultado final. no entanto não me desagrada. Estou morto para ver isto pintado.