por Pedro Grilo » 21 fev 2008, 20:27
Como jornalista de automóveis, tive a oportunidade de lidar com o João em áreas além modelismo, pois ele nutria uma paixão pelos automóveis, nomeadamente modelos clássicos e pelo restauro dos mesmos. Paixão essa que nos levava a boas conversas os dois quando nos encontrávamos nos concursos e exposições por aí.
Como modelista sempre admirei o trabalho dele e do amigo Espadinha, trabalho esse que, sem desprimor para ninguém, sempre considerei do melhor que se fazia no plano nacional.
Os dioramas deles enchiam o olho nas exposições e a forma como dois modelistas se entendiam a fazê-los é ainda de louvar mais neste hobby conservadoramente solitário.
Nunca privei com o João, não éramos amigos próximos, éramos apenas amigos, mas partilhávamos a paixão pelos automóveis e pelo modelismo.
Fui tomado de surpresa por este triste acontecimento e enquanto teclo estas linhas ainda não consegui ver-me livre de uma estranha sensação de vazio.
Se tudo correr bem vou a Tróia, Academia Militar, Entroncamento, Montijo, Ovar, e outras, mas o João não vai lá estar.
A dupla dos dioramas que nos habituámos a encontrar em todas as capelinhas já não existe. Aquela dupla que, tal como muitos de nós, "faz parte da mobília" destas andanças modelísticas, que vão a todas ou quase todas e que se nota a sua ausência, já não está aí para dois dedos de conversa.
Estou triste, porque o João era um modelista.
Com todas as diferenças de personalidade e postura típicas do ser humano convém lembrarmo-nos que quando estamos sózinhos na bancada a fazer uma peça, naquele momento não somos assim tão diferentes.
Como disse não era amigo próximo do João, não sou seu familiar, mas não consigo deixar de sentir que morreu um dos meus.
Que o João Nogueira tenha feito uma passagem em paz.
À familia os meus mais sentidos pêsames.
Ao amigo Espadinha um grande abraço.
Forte abraço!
Pedro Grilo - AMM 37