[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - Kurenai no Buta

Kurenai no Buta

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor João Carlos Teixeira » 20 dez 2010, 02:08

A maioria do pessoal da AMM já deve conhecer este modelo aqui, uma vez que esteve exposto no Modelscala 2010.
Mas como ainda não tinha publicado o "making-of" e enquanto não inicio o meu novo projecto, cá vai aço, tudo de uma assentada...
Preparem-se meninos que aqui vão quase 5 meses de "mandriagem"...

Ora bem...
Este avião vai começar pelo fim...

Imagem Imagem

Uma base. Tenho-as feito sempre com perfil de madeira comprado no Leroy, serrado a 45º na serra circular, desta vez agrafei directo a uma base de PVC, e é a melhor maneira.

-------------------------------------

Imagem Imagem

Pensei começar tentando reproduzir o método do , mas...

Imagem Imagem

...mas não ficou como esperava. O método até que não será difícil de dominar, uma vez ultrapassadas as (evidentes) dificuldades iniciais, mas o aspecto não era exactamente o que eu desejava. Como isto é um avião de "animé" terá que ter um aspecto "animé", mais ou menos como os primeiros esboços.

Imagem Imagem

Estava na cara que tinha que pensar noutro processo.
PVC é um material a que me acostumei e acho até fácil de trabalhar. Cola fácilmente e corta-se bem a X-acto.

Imagem Imagem

Não é que seja um método seguro, mas a ideia é encher os vazios com Roofmate e escavar e cortar com faca e X-acto. Eventualmente chega-se lá.

Imagem Imagem

Este é o aspecto ao fim do dia, depois de umas horas de lixa (ufaaa!) na varanda por causa do pó. Felizmente estava um tempo óptimo.
Próximo passo será recobrir a superfície com DAS Pronto e...

...Lixar :(

Siga as desventuras em

logo a seguir é Portvscala.

Ora bem minha gente.
Chega de "ressaca" das exposições.
Embora, como já alguém disse, isto seja um Hobby e não um JOBby, também há que produzir um pouco modelísticamente.
Há que ir despachando o que ainda está em bancada.
Vamos lá a ver se consigo ter o savoia pronto antes do dia 3.

Já há alguns dias começou a montagem:
Asa, flaps e deriva.

Imagem

Imagem

Imagem

A qualidade da FineMolds é muito boa.
Encaixes registados e diferenciados.

Imagem

Imagem Imagem

Não há hipótese de trocar peças do sítio.

Imagem

Imagem

Continuando...

Há coisas que parecendo simples, complicam um pouco. Como por exemplo: Não sei ler Japonês...

Imagem

O que tornam as instruções de pintura, inúteis. Nada que no tempo da net não se resolva.
Eu não sei Japonês, mas o Kuni Matsugu sabe...

Imagem Imagem

E alguns fotogramas:

Imagem Imagem

Armado com essas referências atiro-me para o interior.

Em primeiro destaco o encaixe das peças: sempre perfeito até agora.

Imagem

Uma base de XF-60 para o madeirame.

Imagem

Isto vai tudo ficar escondido, mas não há razão para não fazer bem...afinal isto é para nosso divertimento...

Imagem

Agora tenho outros afazeres... ficamos por aqui. Mais logo há mais.

Ora bem, as coisas andam a passo de caracol, tudo está a fogo lento...Em banho maria.
Não lhe tenho dado como merece (falo do modelo...) e a coisa arrasta-se.

Por outro lado é uma delícia este S.21. A Fine Molds sacou bem o nome...

Imagem Imagem

Tanto pormenor invisível...
Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Not much to show...

Bem, amanhã há reunião de modelistas e eu queria levar esta peça para apreciação. Pensei que por esta altura já estaria muito mais desenvovida, mas como bom Português, fica tudo para a véspera. Não vai terminada, nem a 90%. Mas pelo menos quero levar o avião montado na base. Sendo assim toca de ir despachando as coisas.

O motor é uma bela peça. Pena que fique quase todo tapado quando acabado.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Assim como imenso pormenor interior.

Imagem

Mas no final o avião fica fixe.

Imagem Imagem

Pormenor dos decalques: Primeiro aplicado com o auxílio do MicroSet.

Imagem

Depois O MicroSol finaliza convenientemente.

Imagem

Mais uma boa meia dúzia antes de prosseguir com os trabalhos.

A base levou uma forte lixadela dos lados. E selo-a com cera acrílica. Vai levar ainda um primário e depois pintura base.

Imagem Imagem

Enquanto seca bem, vou dar cor base no avião. Mesmo sem primário, uma demão base de Vermillion. A pincel, claro.
No dia em que tiver um aerógrafo, deito aqui uns foguetinhos...

Imagem Imagem

Ideia maluca: Pré-shading a pincel.

Imagem

E assim colo a asa á fuselagem e o motor em cima.
Antes dei uns retoques no interior. Tenho uma ideia para o interior... vamos lá a ver como ponho em prática.

Imagem

...

Bom, os últimos desenvolvimentos antes de ir Xonar.

Eu sei que o que agora estou a fazer não vai bem com muitos modelistas... mas... este é o avião do Porco Rosso!!!

Não pode voar sobre um mar qualquer...

Bem:
1º Misturar o tom de base

Imagem

2º Depois de pintar a base nesse tom verde àgua, mistura-se uns tons mais escuros e acinzentados...

Imagem

3º Depois de varias zonas de cor progressivamente mais escuras, chega a altura do efeito Comic Book (ou manga se preferirem)..
Ah! esqueci-me de mencionar que se faz também as cristas brancas.

Imagem

Time moves on... and waits for no one.

Ora bem, continuando a SAGA PorcoRossista:

A pintura desta coisinha tem-me dado muita aguínha pela barba. Já tem umas camadas e ainda tem imperfeições. Tentei usar o pulverizador da Revell, mas é escusado. Aquilo despeja 10x mais tinta do que deve e atomiza 10x menos.
Quero que saibam que foi a partir deste Kit que finalmente decidi optar por um aerógrafo. É que simplesmente há coisas que não se fazem doutra forma. Agora quando...

Como se questão da tinta não bastasse, acabei ontem de lhe dar uma pancada (nem me perguntem como...eu nem sei) mas arranquei-lhe a asa. Resultado um apoio partido.

Imagem

Cola 3 segundos resolve.

Hoje já tenho as coisas mais calmas. Consegui pintar uns pormenores. Aquilo do vidro ainda estava por resolver...um palito afiado e presto!

Imagem

Imagem

Lá está.
Aproveito para lembrar que todas as minhas reportagens fotográficas são feitas com recurso ao Nokia N73. A única coisa que não faz "benzinho" é fotografar vermelhos (no pun intended...)

Imagem

E cá está. De vitória em vitória até á derrota final... :D

Coisa mai linda...

Imagem

See Ya...

Cá vão os poucos avanços.
Agora parece que dou um passo em frente e dois para trás...

Bem, a base já tem cera acrílica. Gostaria que não tivesse tantas imperfeições, que fosse mais "vítrea"... mas para já tá assim

Imagem

Imagem

Tal como o Carlos sugeriu, corrigi os radiadores.

Imagem Imagem

Estive a rever algumas cenas de vôo do Porco e eis os tirantes dos flutuadores que faltam no kit.

Imagem Imagem

Imagem

Usando Sprue esticado colam-se no lugar. Os pontos de contacto ficaram um pouco "danificados" , mas um pouco de putty e alguma lixa resolvem.

Imagem Imagem

Imagem

Bom, agora vou estender-me ao comprido na cama... está um calor...e ter dois ou três candeeiros em cima da tola não facilitam...

Boas.

Actualização do estado da situação:

Esta fase caracterizou-se por inúmeros retoques de pintura, pois algumas colagens danificaram a pintura e depois a lixa fez o resto.
A coisa lentamente aproxima-se do final...

Pintei e colei os escapes.
A hélice. Nesta tentei dar um efeito de madeira.

Imagem Imagem

Adicionei uns tirantes aos flaps, mas mal se vêm.
Aspecto quase final.

Imagem Imagem

Imagem

Está agora a um passo de levar uma camada de cera acrílica. Vou ter que ter muito cuidado com a cera. Este avião não é mate, pelo menos a julgar pelo filme. Claro que algumas coisas, motor e interiores, terão que ficar mate.

Imagem

Agora só falta uma dieta para o Sr. Às da aviação, e um piqueno scratch (é só fazer o lenço do Porco a esvoaçar).

Boas noites e até amanhã.

Meus amigos, este "camarada" ficou um pouco de lado desde sábado.
É que já o cobri de "Future" (Prontos: Pronto) e ainda não lhe dei os decalques. Há uns "erros" na cera acrílica que tenho que pulir, mas tirando isso está quase quase.
Eu tenho protelado, porque me vai custar um pouco furar este bichinho para lhe espetar um suporte...
Daqui a uma semana concluo.

Imagem

Imagem

Imagem

Então até daqui a uma semana...

Ora muito bem, ainda não é a conclusão, mas estamos a ficar perto...muito perto.

Resultado da última reunião modelística em casa do Celestino (boas tostas man...) levei o Porquinho e lá adiantei alguma coisa.
Tanto quanto se conseguiu com a intromissão dumas loiras desencaminhadoras...

Ora cá temos o já bem agasalhadinho com um cachecol feito numa chapinha de gargalo de garrafa.

Imagem Imagem

Para os rapazes que (justamente) se compadecem com a sorte dos nossos amigos animais quero aqui declarar que não foi de forma alguma molestado ou danificado nenhum Porco neste processo...Porco no Espeto sim, mas com uma bolinha de cola Patafix.
O mesmo já não pode dizer o modelista, que nem com uns óculos de trabalho cedidos pelo amigo Pedro, consegue safar-se de fazer borrada...e má figura...

Imagem Imagem

A aventura continuou ontem em curtas intervenções, deixando secar bem entre sessões.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Está a coisa então neste pé, com o Sr. Marco já debaixo da influência protectora do Pronto e aqui acabadinho de levar com um wash d'óleo que é para ir para a janela apanhar uns banhitos de Sol...

Imagem

Deixa-me agora ir acabar a pintura...mas é do quarto do meu filhote antes que a família me ponha a ferros...

O Sr. Porco já foi ontem dar uma volta para ver se tudo estava no sítio.
Mas regressou a doca seca para fazer as pinturas... :-( que estão em risco de ser refeitas...
Vamos lá a ver se Sábado voa até Espinho!

Imagem

...

Bom ...carago...!!!! É hoje... não passa de hoje.
Amanhã dê por onde der tenho que levar este passaroco á Espimodel e hoje isto termina!

Enquanto os decalques e retoques secam, vou postando as ocorrências com impropérios cuidadosamente retirado, pois como é sabido, este fórum é de frequência familiar e podem estar crianças a ouvir. Ainda por cima num avião Cartoon, essa probabilidade é exponencial...

Fazendo um Rewind rápido:
Aqui havia uma imperfeição do verniz (pronto cera acrílica) que estive a desbastar com um utensílio retirado ao fabuloso mundo das "Nails":
7 graus de polimento, por pouco mais de 5 aérios.
Podem também ver a boa porcaria de pintura que está por baixo.

Imagem Imagem

Depois desses retoques levou nova camada de cera acrílica, desta vez a aerógrafo.

Imagem Imagem

Aqui se mostram as coisas que não vão bem com os decalques.

Imagem

Imagem

A deriva lá acabou por se retocada por meio de enamels e aqui aparece com a segunda Layer de decals.

Imagem

Alguns dos decals deveriam ter ido para o sítio antes de completa a montagem.

Imagem

Agora o bichinho está a descansar antes de nova série de decals.

Imagem

Agora preparo a anestesia geral. dentro de poucas horas vai haver cirurgia... da pesada...

...

Após uma exaustiva e entediante sessão de aplicação de decalques com 1x1 mm

Imagem

E de uma atribulada aplicação de wash...

Imagem

Lá tive que retocar a pintura toda... isto vai de mal a pior... bem... lá apliquei cera final e não aplico mais nada...

Imagem

E logo de seguida esventrei-o furiosamente!

Imagem

E assim está o bicho.

Com uma BROCA a sair-lhe do bucho... :shock: :o :shock:

Imagem

Está mesmo mesmo mesmo...

AGORA: Porco no Espeto!

Imagem

Imagem

Graças a esta obra, que poderá ombrear com os maiores sucessos da Engenharia Portuguesa...

Imagem

Agora só inventar uma coisinha ali no flutuador esquerdo e declaro isto concluído... é só mesmo um instantezinho...

Bom. Por hoje chega. Já é tardérrimo. Amanhã vou acordar cedinho para acabar isto.

Ficam as últimas três imagens:

Uma invenção em Papel Higiénico e cola branca.
Imagem

Imagem

Imagem
Bom. Fica assim a secar.
Amanhã a COMICização do "Splash"...

...

Ora bem.

Agora é que é!

Hoje acordei cedito (8:00) para proceder á tal COMICização do Splash da Água...
E como aquilo ainda demora a secar, acabei por não ter tempo de dar uma última camada de "Future" á Portuguesa, o Pronto. Não tem assim grande influência no aspecto geral, até porque o aspecto não é o melhor.
Eu não sou daqueles que passa a vida a retocar e a melhorar sempre a mesma peça. Mas vou refazer este Kit um dia mais tarde, quando estiver mais proficiente nas técnicas de modelismo.
De qualquer forma este é o resultado e como tinha mesmo que o levar para Espinho, ficou assim.

Vamos lá então ás fotos.

Como não colei a parte superior, pode-se retirá-la para se ver o interior. Primeiro remove-se o Porco e depois o topo sai facilmente. Mais tarde irei colocar uns imanes para melhor fixar. Cá está o aspecto COMICiazado.

Imagem

Vendo ao perto nota-se que esta técnica ainda é uma coisa que eu tenho que aperfeiçoar...e muito.

Imagem Imagem

E pronto. Não deu tempo para aplicar o verniz e seguiu mesmo assim para Espinho.
Deixo estas 4 imagens já na Espimodel, ainda antes de entrar na vitrina.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E pronto. Ainda há coisas a reparar aqui e acolá, mas para os devidos efeitos, declaro o Savoia.S21 - Porco Rosso TERMINADO!

E bem pessoal.
Esta é a história do Porco Rosso.
Para já tenho esta, mas entre projectos vou repescando alguns antigos para Vossa apreciação.
Até á próxima.

PS.
Entretanto descobri este site, onde podem ver um preview de 5 min. do filme. Nesses 5 min. têm boas imagens do Savoia S.21 e também a cena onde me inspirei, mesmo no finzinho.
http://www.veoh.com/collection/miyazaki ... 125yJgZTZp
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor josé filipe » 20 dez 2010, 02:56

Olá João Carlos.
Gostei de ver mais em pormenor todo o trabalho desenvolvido pelo meu amigo, está muito bom, até foi um modelo que quando foi a modelscala, gostei de o fotografar, pois é um modelo bastante interessante pela sua apresentação, em conjunto com a base, os meus parabéns, e obrigado pela partilha.
Até breve, um abraço. :xcool:
Imagem
Imagem
josé filipe

Registado: 09 nov 2010, 03:31

Mensagempor Damiães » 20 dez 2010, 11:04

Belo Making Off....um verdadeiro espanto.
Um belo trabalho, muito bom mesmo. :xlol: :xlol:
AMM N.º 1
Imagem
Damiães

Registado: 30 mai 2005, 16:12

Mensagempor edalves » 20 dez 2010, 11:17

Um grande post para um grande modelo!
SIGa pa bingo!

Imagem
edalves

Registado: 02 set 2008, 18:16

Mensagempor Pedro Grilo » 20 dez 2010, 11:55

Eu vi bem esta peça no ModelScala 2010 e gostei bastante.

Pedrada no charco em termos de originalidade de tema e execução. São sempre bem vindas ideias novas!

Bom trabalho!
Forte abraço!
Pedro Grilo - AMM 37

Imagem Imagem
Pedro Grilo

Registado: 31 mai 2005, 11:20

Mensagempor PedroFernandes » 20 dez 2010, 18:54

Este trabalho é lindíssimo e original sem duvida... é daquelas coisas que depois de ter acompanhado a sua construção e posteriormente o ter levado ao modelscala fico sempre com o sentido de "Tenho de Fazer 1 destes modelos"!!!! Aliás qualquer modelo relacionado com as obras do Sr. Hayao Miyazaki é digno de uma montagem!!!
Pena é a oferta ser pouca... só a fine molds é que dispõem .... qualquer dia João juntamos sinergias e fazemos o avião dos piratas em scratch :)
Imagem

Ganda Malha!!!!!!Congrats João!!!!
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes