A maioria do pessoal da AMM já deve conhecer este modelo aqui, uma vez que esteve exposto no Modelscala 2010.
Mas como ainda não tinha publicado o "making-of" e enquanto não inicio o meu novo projecto, cá vai aço, tudo de uma assentada...
Preparem-se meninos que aqui vão quase 5 meses de "mandriagem"...
Ora bem...
Este avião vai começar pelo fim...

Uma base. Tenho-as feito sempre com perfil de madeira comprado no Leroy, serrado a 45º na serra circular, desta vez agrafei directo a uma base de PVC, e é a melhor maneira.
-------------------------------------

Pensei começar tentando reproduzir o método do , mas...

...mas não ficou como esperava. O método até que não será difícil de dominar, uma vez ultrapassadas as (evidentes) dificuldades iniciais, mas o aspecto não era exactamente o que eu desejava. Como isto é um avião de "animé" terá que ter um aspecto "animé", mais ou menos como os primeiros esboços.

Estava na cara que tinha que pensar noutro processo.
PVC é um material a que me acostumei e acho até fácil de trabalhar. Cola fácilmente e corta-se bem a X-acto.

Não é que seja um método seguro, mas a ideia é encher os vazios com Roofmate e escavar e cortar com faca e X-acto. Eventualmente chega-se lá.

Este é o aspecto ao fim do dia, depois de umas horas de lixa (ufaaa!) na varanda por causa do pó. Felizmente estava um tempo óptimo.
Próximo passo será recobrir a superfície com DAS Pronto e...
...Lixar
Siga as desventuras em
logo a seguir é Portvscala.
Ora bem minha gente.
Chega de "ressaca" das exposições.
Embora, como já alguém disse, isto seja um Hobby e não um JOBby, também há que produzir um pouco modelísticamente.
Há que ir despachando o que ainda está em bancada.
Vamos lá a ver se consigo ter o savoia pronto antes do dia 3.
Já há alguns dias começou a montagem:
Asa, flaps e deriva.

A qualidade da FineMolds é muito boa.
Encaixes registados e diferenciados.

Não há hipótese de trocar peças do sítio.

Continuando...
Há coisas que parecendo simples, complicam um pouco. Como por exemplo: Não sei ler Japonês...

O que tornam as instruções de pintura, inúteis. Nada que no tempo da net não se resolva.
Eu não sei Japonês, mas o Kuni Matsugu sabe...

E alguns fotogramas:

Armado com essas referências atiro-me para o interior.
Em primeiro destaco o encaixe das peças: sempre perfeito até agora.

Uma base de XF-60 para o madeirame.

Isto vai tudo ficar escondido, mas não há razão para não fazer bem...afinal isto é para nosso divertimento...

Agora tenho outros afazeres... ficamos por aqui. Mais logo há mais.
Ora bem, as coisas andam a passo de caracol, tudo está a fogo lento...Em banho maria.
Não lhe tenho dado como merece (falo do modelo...) e a coisa arrasta-se.
Por outro lado é uma delícia este S.21. A Fine Molds sacou bem o nome...

Tanto pormenor invisível...

Not much to show...
Bem, amanhã há reunião de modelistas e eu queria levar esta peça para apreciação. Pensei que por esta altura já estaria muito mais desenvovida, mas como bom Português, fica tudo para a véspera. Não vai terminada, nem a 90%. Mas pelo menos quero levar o avião montado na base. Sendo assim toca de ir despachando as coisas.
O motor é uma bela peça. Pena que fique quase todo tapado quando acabado.

Assim como imenso pormenor interior.

Mas no final o avião fica fixe.

Pormenor dos decalques: Primeiro aplicado com o auxílio do MicroSet.

Depois O MicroSol finaliza convenientemente.

Mais uma boa meia dúzia antes de prosseguir com os trabalhos.
A base levou uma forte lixadela dos lados. E selo-a com cera acrílica. Vai levar ainda um primário e depois pintura base.

Enquanto seca bem, vou dar cor base no avião. Mesmo sem primário, uma demão base de Vermillion. A pincel, claro.
No dia em que tiver um aerógrafo, deito aqui uns foguetinhos...

Ideia maluca: Pré-shading a pincel.

E assim colo a asa á fuselagem e o motor em cima.
Antes dei uns retoques no interior. Tenho uma ideia para o interior... vamos lá a ver como ponho em prática.

...
Bom, os últimos desenvolvimentos antes de ir Xonar.
Eu sei que o que agora estou a fazer não vai bem com muitos modelistas... mas... este é o avião do Porco Rosso!!!
Não pode voar sobre um mar qualquer...
Bem:
1º Misturar o tom de base

2º Depois de pintar a base nesse tom verde àgua, mistura-se uns tons mais escuros e acinzentados...

3º Depois de varias zonas de cor progressivamente mais escuras, chega a altura do efeito Comic Book (ou manga se preferirem)..
Ah! esqueci-me de mencionar que se faz também as cristas brancas.

Time moves on... and waits for no one.
Ora bem, continuando a SAGA PorcoRossista:
A pintura desta coisinha tem-me dado muita aguínha pela barba. Já tem umas camadas e ainda tem imperfeições. Tentei usar o pulverizador da Revell, mas é escusado. Aquilo despeja 10x mais tinta do que deve e atomiza 10x menos.
Quero que saibam que foi a partir deste Kit que finalmente decidi optar por um aerógrafo. É que simplesmente há coisas que não se fazem doutra forma. Agora quando...
Como se questão da tinta não bastasse, acabei ontem de lhe dar uma pancada (nem me perguntem como...eu nem sei) mas arranquei-lhe a asa. Resultado um apoio partido.

Cola 3 segundos resolve.
Hoje já tenho as coisas mais calmas. Consegui pintar uns pormenores. Aquilo do vidro ainda estava por resolver...um palito afiado e presto!

Lá está.
Aproveito para lembrar que todas as minhas reportagens fotográficas são feitas com recurso ao Nokia N73. A única coisa que não faz "benzinho" é fotografar vermelhos (no pun intended...)

E cá está. De vitória em vitória até á derrota final...
Coisa mai linda...

See Ya...
Cá vão os poucos avanços.
Agora parece que dou um passo em frente e dois para trás...
Bem, a base já tem cera acrílica. Gostaria que não tivesse tantas imperfeições, que fosse mais "vítrea"... mas para já tá assim

Tal como o Carlos sugeriu, corrigi os radiadores.

Estive a rever algumas cenas de vôo do Porco e eis os tirantes dos flutuadores que faltam no kit.

Usando Sprue esticado colam-se no lugar. Os pontos de contacto ficaram um pouco "danificados" , mas um pouco de putty e alguma lixa resolvem.

Bom, agora vou estender-me ao comprido na cama... está um calor...e ter dois ou três candeeiros em cima da tola não facilitam...
Boas.
Actualização do estado da situação:
Esta fase caracterizou-se por inúmeros retoques de pintura, pois algumas colagens danificaram a pintura e depois a lixa fez o resto.
A coisa lentamente aproxima-se do final...
Pintei e colei os escapes.
A hélice. Nesta tentei dar um efeito de madeira.

Adicionei uns tirantes aos flaps, mas mal se vêm.
Aspecto quase final.

Está agora a um passo de levar uma camada de cera acrílica. Vou ter que ter muito cuidado com a cera. Este avião não é mate, pelo menos a julgar pelo filme. Claro que algumas coisas, motor e interiores, terão que ficar mate.

Agora só falta uma dieta para o Sr. Às da aviação, e um piqueno scratch (é só fazer o lenço do Porco a esvoaçar).
Boas noites e até amanhã.
Meus amigos, este "camarada" ficou um pouco de lado desde sábado.
É que já o cobri de "Future" (Prontos: Pronto) e ainda não lhe dei os decalques. Há uns "erros" na cera acrílica que tenho que pulir, mas tirando isso está quase quase.
Eu tenho protelado, porque me vai custar um pouco furar este bichinho para lhe espetar um suporte...
Daqui a uma semana concluo.

Então até daqui a uma semana...
Ora muito bem, ainda não é a conclusão, mas estamos a ficar perto...muito perto.
Resultado da última reunião modelística em casa do Celestino (boas tostas man...) levei o Porquinho e lá adiantei alguma coisa.
Tanto quanto se conseguiu com a intromissão dumas loiras desencaminhadoras...
Ora cá temos o já bem agasalhadinho com um cachecol feito numa chapinha de gargalo de garrafa.

Para os rapazes que (justamente) se compadecem com a sorte dos nossos amigos animais quero aqui declarar que não foi de forma alguma molestado ou danificado nenhum Porco neste processo...Porco no Espeto sim, mas com uma bolinha de cola Patafix.
O mesmo já não pode dizer o modelista, que nem com uns óculos de trabalho cedidos pelo amigo Pedro, consegue safar-se de fazer borrada...e má figura...

A aventura continuou ontem em curtas intervenções, deixando secar bem entre sessões.

Está a coisa então neste pé, com o Sr. Marco já debaixo da influência protectora do Pronto e aqui acabadinho de levar com um wash d'óleo que é para ir para a janela apanhar uns banhitos de Sol...

Deixa-me agora ir acabar a pintura...mas é do quarto do meu filhote antes que a família me ponha a ferros...
O Sr. Porco já foi ontem dar uma volta para ver se tudo estava no sítio.
Mas regressou a doca seca para fazer as pinturas...
Vamos lá a ver se Sábado voa até Espinho!

...
Bom ...carago...!!!! É hoje... não passa de hoje.
Amanhã dê por onde der tenho que levar este passaroco á Espimodel e hoje isto termina!
Enquanto os decalques e retoques secam, vou postando as ocorrências com impropérios cuidadosamente retirado, pois como é sabido, este fórum é de frequência familiar e podem estar crianças a ouvir. Ainda por cima num avião Cartoon, essa probabilidade é exponencial...
Fazendo um Rewind rápido:
Aqui havia uma imperfeição do verniz (pronto cera acrílica) que estive a desbastar com um utensílio retirado ao fabuloso mundo das "Nails":
7 graus de polimento, por pouco mais de 5 aérios.
Podem também ver a boa porcaria de pintura que está por baixo.

Depois desses retoques levou nova camada de cera acrílica, desta vez a aerógrafo.

Aqui se mostram as coisas que não vão bem com os decalques.

A deriva lá acabou por se retocada por meio de enamels e aqui aparece com a segunda Layer de decals.

Alguns dos decals deveriam ter ido para o sítio antes de completa a montagem.

Agora o bichinho está a descansar antes de nova série de decals.

Agora preparo a anestesia geral. dentro de poucas horas vai haver cirurgia... da pesada...
...
Após uma exaustiva e entediante sessão de aplicação de decalques com 1x1 mm

E de uma atribulada aplicação de wash...

Lá tive que retocar a pintura toda... isto vai de mal a pior... bem... lá apliquei cera final e não aplico mais nada...

E logo de seguida esventrei-o furiosamente!

E assim está o bicho.
Com uma BROCA a sair-lhe do bucho...

Está mesmo mesmo mesmo...
AGORA: Porco no Espeto!

Graças a esta obra, que poderá ombrear com os maiores sucessos da Engenharia Portuguesa...

Agora só inventar uma coisinha ali no flutuador esquerdo e declaro isto concluído... é só mesmo um instantezinho...
Bom. Por hoje chega. Já é tardérrimo. Amanhã vou acordar cedinho para acabar isto.
Ficam as últimas três imagens:
Uma invenção em Papel Higiénico e cola branca.

Bom. Fica assim a secar.
Amanhã a COMICização do "Splash"...
...
Ora bem.
Agora é que é!
Hoje acordei cedito (8:00) para proceder á tal COMICização do Splash da Água...
E como aquilo ainda demora a secar, acabei por não ter tempo de dar uma última camada de "Future" á Portuguesa, o Pronto. Não tem assim grande influência no aspecto geral, até porque o aspecto não é o melhor.
Eu não sou daqueles que passa a vida a retocar e a melhorar sempre a mesma peça. Mas vou refazer este Kit um dia mais tarde, quando estiver mais proficiente nas técnicas de modelismo.
De qualquer forma este é o resultado e como tinha mesmo que o levar para Espinho, ficou assim.
Vamos lá então ás fotos.
Como não colei a parte superior, pode-se retirá-la para se ver o interior. Primeiro remove-se o Porco e depois o topo sai facilmente. Mais tarde irei colocar uns imanes para melhor fixar. Cá está o aspecto COMICiazado.

Vendo ao perto nota-se que esta técnica ainda é uma coisa que eu tenho que aperfeiçoar...e muito.

E pronto. Não deu tempo para aplicar o verniz e seguiu mesmo assim para Espinho.
Deixo estas 4 imagens já na Espimodel, ainda antes de entrar na vitrina.

E pronto. Ainda há coisas a reparar aqui e acolá, mas para os devidos efeitos, declaro o Savoia.S21 - Porco Rosso TERMINADO!
E bem pessoal.
Esta é a história do Porco Rosso.
Para já tenho esta, mas entre projectos vou repescando alguns antigos para Vossa apreciação.
Até á próxima.
PS.
Entretanto descobri este site, onde podem ver um preview de 5 min. do filme. Nesses 5 min. têm boas imagens do Savoia S.21 e também a cena onde me inspirei, mesmo no finzinho.
http://www.veoh.com/collection/miyazaki ... 125yJgZTZp