Pintar com Aerógrafo - Alerta para Amadores

Forum destinado a técnicas de modelismo, fotos de referência e trabalhos de outros modelistas.
Façam as suas perguntas, metam as suas dúvidas.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Vitor Sousa » 24 out 2005, 21:48

Olá Amadores dos Aerógrafos (tal como eu).
Adquiri há pouco um Aerógrafo espetacular (Evolution Two in One - Double Action) seguindo uma dica do António Sobral.
Mas vim aqui para vos chamar à atenção duma coisa que o António me disse e eu nem liguei muito na altura.
MÁSCARA DE PROTECÇÃO para pintar.
Pelo sim pelo não lá comprei uma básica mas já com um pequeno filtro (não as das farmácias), e para meu espanto ficou cheia de resíduos após a primeira sessão de pintura.
Um Aerógrafo ligado a um compressor atomiza de tal modo a tinta que nem percebemos o que anda no ar.
Por isso malta, se não o fazem tá na altura: Sigam a dica do António (que já anda nisto há algum tempo), não facilitem e usem sempre MÁSCARA quando pintarem.
Eu nunca tinha visto nada sobre isto, nem Net, nem em lojas, nem em livros, por isso achei pertinente vir aqui deixar o alerta.

Bons trabalhos
Vitor Sousa

E aos prós:
Pela nossa saúde (a dos amadores) deixem algumas dicas sobre este assunto. Obrigado
Vitor Sousa

Mensagempor Filipe Ferreira » 24 out 2005, 23:52

Acho que são muito importantes esse tipo de avisos.
Para quem começa e mesmo para quem ganha alguma experiência, o desleixo e o facilitismo imperam. TODOS nós já cometeram esses erros e distracções.

Da mesma forma, não é aconselhável limpar peças em metal (alô figurinistas) sem luvas e trabalhar resinas sem máscara.

Dos que já trabalharam com resinas, quem é que nunca avançou que nem um louco com a dremel a sacar aquela tarolo sobrante? Os nosso pulmões não fazem reciclagem disso.

Outro conselho, diluentes e abrasivos. Sempre que possivel, usar luvas. As mãos de um modelista são mais sensiveis, não só porque praticam a arte suprema :lol: :P :lol: , mas sobretudo porque aplicamos pequenos golpes na pele dos dedos com os x-actos. Não chegam a ser feridas, mas são portas de entrada para tudo o que seja prejudicial à saúde.

... E quem é que não arranca à dentada aquelas colas que ficam nos dedos horas e horas.
Filipe Ferreira

Registado: 30 mai 2005, 17:04

Mensagempor Filipe Ferreira » 24 out 2005, 23:56

Esqueci-me de dizer que todas as precauções forem tomadas, podemos acabar um belo dia de modelismo com 4 imperiais e uma francesinha para o lanche antes de ir jantar aquele Cozido à Tuga, em casa da mãe.

Para comemorar mais um modelo e os níveis de saúde equilibrados. :wink:

Bons modelos
Filipe Ferreira
Filipe Ferreira

Registado: 30 mai 2005, 17:04

Voltar para Referências, Truques e Dicas

• Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante