Preciso duma DICA sff

Forum destinado a técnicas de modelismo, fotos de referência e trabalhos de outros modelistas.
Façam as suas perguntas, metam as suas dúvidas.

Moderador: Ricardo Martins

Mensagempor Vitor Sousa » 26 set 2005, 15:24

Olá pessoal,
Ando mais ao menos a começar no modelismo estático de aviões da WWII à 1/72.
Gostei bastante da Modelscala 2005, deu-me nova inspiração e direcções, deu tb para avaliar o meu trabalho.
Vou no 8º modelo, as montagens até correm bem e a pintura mais ou menos o que me está a dar problemas é o "Weathering" (efeitos de desgaste e tempo) em especial o "wash", não consigo acertar com a mistura e acabo sempre por sujar o modelo, o que me deixa um tanto irritado e com receio de o fazer no próximo modelo. Alguém tem algumas dicas para mim em como fazé-lo e que materiais usar? E como realçar as linhas dos paineis?
Obrigado

PS- Depois volto com algumas fotos para me darem uns puxões de orelhas
Vitor Sousa

Mensagempor Nuno Andresen » 26 set 2005, 22:34

Muito fácil!

Regra de Ouro - Bons produtos :D Os melhores que existam. Vale tudo, esta regra.

Agora vamos manter as coisas economicas

Tenta isto:

1) Raw Umber da Winsor & Newton de pigmento natural = 5%

2) English Distilled Turpentine da Rowney ou da Winsor=95%

3) Pincel 000 de Marta Zibelina natural (Winsor serie 7, Rowney serie Diana, Talens série 100)

Custo total = €3+€5+€8 , a diferença é pequena para material de lineu. A diferença é maior que a distancia entre a terra e a lua :D

Agora aplica só e somente este aguado nas reentrancias do modelo. Com calma imensa calma, tanta calma que até se fica neura :evil: que o modelo nunca mais chega ao fim.

Onde esborratar alem das reentrancias, passa um pincel de ponta plana tamanho 4 só suavemente humidecido com a Turpentina.

Mas o mais certo é que quase todos os sitios têm de levar nova dose :D Ainda bem! É esse o caminho certo. O caminho do "depois limpa-se" resulta num modelo sempre horrivel

Funcionou? Claro que sim! :D É à prova de falhas :D :D

____________//____________

Agora vamos ficar um pouco mais ambiciosos.

Alem do Raw Umber, Vandyke Brown, Burnt Sienna, Yellow Ochre, Lamp Black (translucido) e Ivory Black (Sólido)

E aprender a misturar estes oleos com as cores Chocolate (98) Khaki Drill (72), Natural Wood (110), Hull Red (72) e Preto (34).

Finalmente aprender a mudar o reflexo com White Spirit e
Óleo de Linhaça.

Mas manter sempre a regra do muito: Muito Bons produtos, Muito Solvente, Muito Devagar.

:wink: à Prova de Falhas :wink:
Nuno Andresen

Registado: 18 ago 2005, 22:27

Mensagempor Vitor Sousa » 27 set 2005, 10:32

Obrigado pela dica Nuno

Só mais duas perguntinhas:
Onde encontro esses materiais? Nas lojas de Modelismo?

Podes explicar-me melhor o que é White Spirit e como funciona isto de "Finalmente aprender a mudar o reflexo com White Spirit e
Óleo de Linhaça."

Um abraço
Vitor Sousa
Vitor Sousa

Mensagempor Nuno Andresen » 27 set 2005, 22:14

Nã Nã! Não se vende em lojas de modelismo. :wink:

Vende-se em lojas de Belas Artes, e das especializadas. Não nas vocacionadas para estudantes. É melhor telefonar primeiro porque quase todas só têm oleos para estudantes e pinceis sinteticos. Por exemplo no Porto há a Papelaria Modelo (apesar do nome parece mesmo uma loja orientada para artistas plásticos) no Largo dos Loios que tem esta artilharia toda. A dona, D. Celeste, é uma pessoa encantadora e super conhecedora de todos os artigos que vende.

_______________//_________________

White Spirit como o nome indica é um solvente natural. Álias a "tradução" para Português é sui generis - Aguarráz. Mas há diferenças na fluidez do White Spirit de Arte e a vulgar Aguarraz, que álias é também um excelente solvente, contudo demasiado forte para pintar com óleos. É no entanto excelente para ... limpar pinceis :wink:

O reflexo é uma propriedade fulcral nos óleos. No modelismo habituamo-nos a dizer "brilhante" "semi mate" e mate", em Arte fala-se em reflexo - mais intenso menos intenso, mais translucido, menos translucido, mais denso menos denso, etc etc etc.

O reflexo varia consoante as cores dos oleos. Algumas são opacas e matt, outras transparentes e brilhantes. Pelo meio qualquer variante é possivel.

O agente de solvencia do óleo pode mudar estas propriedades: tornar um oleo permanente em translucido e um oleo matt em brilhante.

Dito genérico:

A Turpentina favorece o matt
O White Spirit favorece o Acetinado
O Azeite de Linhaça favorece o Brilhante

e:

A Liquina favorece a transparencia e minimiza a espessura do filme
O Mordente favorece a espessura do filme

e: ainda há mais alguns agentes :D cada qual com o seu fim.

Vamos ver um mix como exemplo:

Ivory black com azeite de linhaça = sapatos envernizados com goma (parece mesmo isso :D )

Ivory Black com White Spirit = sapatos engraxados.

Ivory Black com Turpentina = sapatos baços

(já agora uma boa luz seria por exemplo napples yellow se se quisesse uma luz pálida ou mars orange se se quisesse uma luz mais intensa)

Isto já é pintura "avançada" (parece meio pedante, mas a definição é sincera) , por isso não te assustes que é mais simples do que parece. É tudo uma questão de experiencia e de "sentir" o óleo.

Conselho - vê a carta de pigmentos e de permanencias dos catalogos dos fabricantes. Está lá tudo. Inclusivé a série do pigmento. É que num pigmento de série 1 pagas 3-4€ pelo tubo, mas um pigmento de série 7 pagas 35€ a 40€ por um tubo :lol:

Agora falta só praticar praticar praticar :wink:

It works! Se works :D
Nuno Andresen

Registado: 18 ago 2005, 22:27

Mensagempor Francisco_Bexiga » 27 set 2005, 22:36

:shock: :shock: O que eu já aprendi com as tuas linhas Nuno :shock: :shock:
Francisco_Bexiga

Registado: 30 mai 2005, 18:57

Voltar para Referências, Truques e Dicas

• Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante