[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - FW190A-2 Wnr.223, Hptm Hans "Assi" Hahn, III./JG2, Maio 1942

FW190A-2 Wnr.223, Hptm Hans "Assi" Hahn, III./JG2, Maio 1942

Special Interest Group - Focke Wulf 190

Moderador: PedroFernandes

Mensagempor JMTavares » 28 jul 2011, 17:50

Olá a todos.
Sou o J.Miguel Tavares, alguns já me conhecem do MnN, tenho grande interesse pelo tema da Luftwaffe WW2, mais precisamente pela jagdwaffe,
e por isso queria também deixar aqui um contributo para o SIG do FW190, ainda mais tratando-se apenas do meu avião favorito.
Vou então apresentar o meu último trabalho, terminado na última terça-feira 26 de Julho.

O kit é o FW190A-3 1/48 da Hasegawa em (JT90), a instância é o Wnr.223, um 190A-2 atribuído ao Kommandeur do III./JG2, o Hptm Hans "Assi" Hahn, estacionado em Beaumont-Roger, em Maio de 1942.

Imagem

Imagem

O kit da Hasegawa bem como o equivalente da Tamiya (61037-1800) incluem este esquema nos decalques fornecidos, referindo o aparelho como sendo um 190A-3, mas não é correcto.
A literatura de referência usada foi o volume da classic colours "Jagdwaffe - Holding the west 1941-1943", dos autores David Wadman e Martin Pegg, que tal como toda a série Luftwaffe Colours é obrigatória, e também a "Luftwaffe im Focus Spezial nr.1", de 2003, um documento preciosíssimo com diversas fotos a cores reais obtidas a partir da digitalização de slides da época.

Imagem
Imagem
Imagem

De acordo com a minha referência da classic, o aparelho no período de tempo referido ostentava uma camuflagem em RLM74/75/76 e apresentava-se relativamente limpo, exceptuando-se as manchas de escape - curiosamente na segunda foto a preto e branco parece não ser assim, mas deve ser defeito da mesma, pois na primeira,que remonta também à mesma altura (61 vitórias no leme), o aspecto geral parece bem cuidado.

Tive algumas dúvidas sobre as cores da camuflagem, isto porque dá para ver que o padrão de camuflagem nas asas não é o "standard" do FW190 e, talvez erradamente, a segunda foto sugere um contraste grande entre as duas cores, o que leva a pensar que talvez as cores pudessem ser na verdade os RLM02/71, sendo um facto que os primeiros FW190 foram entregues camuflados em RLM02/65/71.
O meu espírito sossegou um pouco mais quando vi na Luftwaffe im Focus as fotos de 2 FW190A-2, os Wnr.(20)206 e Wnr.20235, ambos em RLM74/75/76. Ora se o número série do meu, (20)223, está entre estes 2, então é muito provável que também fosse pintado com as mesmas cores!
Ficou a dúvida, mas em menor grau.

Sobre o kit, há a dizer que obviamente não é perfeito, se é que a perfeição existe, como só construí até agora o equivalente da Dragon só posso fazer a comparação com esse. Em termos de fineza o da Dragon é melhor e isso é muito óbvio nas asas, mais propriamente no bordo de fuga, que é algo grosseiro neste kit, bem como no cockpit, na placa de blindagem e estrutura de suporte; também a canópia não sendo mal moldada, antes pelo contrário, é mais grossa e fica numa posição ainda menos correcta em relação à da Dragon se quisermos deixar o cockpit aberto. As vantagens são a hélice, de formas muito mais parecidas com as que se constatam em fotos (mais fina), os ailerons separados das asas (, mas no meu caso constatei diferenças de espessura entre as duas parte) e uma grande robustez das peças do trem de aterragem, mas com reservas no que diz respeito à posição do mesmo... (voltarei ao tema do trem mais à frente).

Em termos de aftermarket, usei o set Zoom pré-pintado da Eduard para o FW190A-3 da Hasegawa, um par de canos de MG FF em metal da Master e um tubo de pitot em resina da Quickboost.

Passemos à fotonovela:

O cockpit.
Foi a primeira vez que usei um set PE deste género e acho que não fiquei fan. O cockpit ficou muito mais detalhado do que alguma vez ficaria se tivesse pintado tudo - nunca na vida com a minha vista e as minhas mãos trémulas -, mas para mim ficou com um aspecto demasiado colorido e certinho. Claramente acho que teria sido melhor ter usado as consolas laterais do kit, a falta de relevo nas PEs compromete a aparencia da coisa. O painel frontal e, claro, os pedais, esses sim, acho preciosos.
O maior problema que tive foi conseguir unificar o "RLM66" da Eduard com o(s) meu(s), seria lógico que a cor deles fosse idêntica à da Gunze, que é a marca aconselhada nos seus produtos, mas não bateu certo. Acabei por fazer uma mescla de RLM66 da Gunze com German grey da Tamiya para tentar conseguir uma tonalidade mais ou menos homogénea em todo o cockpit. Mas sinceramente, depois de instalado e fechado na fuselagem, pouca coisa se vê, se os tons forem aproximadas, fica practicamente imperceptível a diferença.
A coisa foi pintada, banhada ligeiramente com wash de óleos, pincelada a seco ainda mais ligeiramente e finalmente subtilmente desgastada com lápis silver e de grafite.
O manche ficou ligeiramente tombado à direita porque quis deixar os ailerons na posição correspondente.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Introduzi alguns melhoramentos como por exemplo prolongar e conferir abertura às condutas de ejecção dos cartuchos das MG 17, refinar as peças que compoem a estrutura interna da canópia, nomeadamente a placa de blindagem e a estrutura de suporte, e perfurar os canos das MG 17, o spinner e o "back plate" (não sei ao certo se no caso do FW190 era perfurado, no Bf109 é, mas practicamente nem se vê no final...)

Imagem
Imagem

O dry fit das asas com a fuselagem revelou que esta última estava um pouco torcida, bem como estreitada na base. Resolvi o assunto colocando um segmento de sprue por dentro da fuselagem para a alargar e colei a parte de cima das asas à fuselagem e só depois todo esse conjunto à parte de baixo das asas (o braço da alavanca é maior ao colar-se as asas pelas pontas, contrariando assim a curvatura do eixo longitudinal da fuselagem). Mas antes colei o capot das MG 17, para também aumentar a rigidez do conjunto da fuselagem, o porão do trem principal - muito problemático! - e, claro, colei o cockpit, isto depois de ter concluído com desagrado que de facto somos obrigados a eliminar a cobertura do painel de instrumentos e ter de usar a PE para o efeito. A coisa não vai lá sem ser assim.
Também colei duas pequenas tiras de evergreen nas raiz das asas, perto do bordo de fuga. Não vinha esse pormenor no kit, penso ser algo transversal a toda a família FW190, talvez seja algum reforço ou protecção, não sei bem.

Imagem
Imagem

Seguiu-se a colagem do subconjunto do motor, que foi minimalmente pintado uma vez que não se vê praticamente nada após a fixação da cooling fan e hélice, e o capot do motor.
Neste ponto há que dizer que a montagem do capot do motor é tão ou mais problemática do que no kit da Dragon, é muito fácil falhar o alinhamento das peças e a área de contacto entre as peças é muito pequena, tive de usar reforços em evergreen por dentro. No final acabou por não ficar muito perfeito e também talvez por isso o desalinhamento e as fendas entre este conjunto e as asas tenha sido tão grande como o que mostro nas fotos seguintes...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Usei Black Milliput para tapar as fendas maiores e Mr. Surfacer.
Imagem
Imagem
Imagem

Ainda antes de começar a pintura, colei os estabilizadores, a Revi C/12 no topo da cobertura do painel de instrumentos - devia ter cortado os cantos do topo do colimador, foi burrice, e o conjunto ficou um pouco sobredimensionado -, mascarei o para-brisas e fixei-o com cola branca.
Usei tintas da Gunze, sempre muito diluídas em alcool etílico 96º. A camuflagem foi feita à mão levantada. Não faço pre-shading e só usei primário (spray tamiya) para efeitos de verificação das superfícies, muito embora, e sem motivo especial, acabei por dar umas sobras de RLM02 que tinha no aerografo...

Imagem
Imagem
Imagem

Muito embora seja afirmado nas minhas referências que é muito raro constatar a existência do "walkway" nas asas dos FW190 iniciais, optei por pintar depois de ter percebido vestígios do que penso ser um tracejado vermelho na asa do Wnr.206. Depois de pintar observei mais atentamente a foto com maior contraste do Wnr.223 e parece haver uma linha de um walkway na asa direita, mas esta está numa posição mais interior aquela que pintei, que tem o aspecto da que se aceita como standard nas versões posteriores.
Imagem
Imagem

Depois veio a sequência future-decalques-future.
Bom, como o pessoal se queixa muito que o branco nos decalques da Hasegawa não é branco (e não é mesmo), como também tinha cá o kit da Tamiya, resolvi usar então os decalques principais da tamiya, ou seja, a banda do III./JG2, as cruzes, excepto as da fuselagem que são grandes demais (essas vieram de uma folha da Eduard), as cabeças de galo e os chevrons duplos. O resto dos decalques, tirando os triângulos do combustível, foram os da Hasegawa (o combustível do motor BMW801C-2 é o B4 de 87 octanas e não o C3). A iniciativa veio a revelar-se péssima, porque realmente péssimos são os decalques da Tamiya. Aliás, até lhes chamaria mais auto-colantes, tal é a grossura deles. Muito mau mesmo.
A banda da fuselagem acabou por não ficar perfeita, mas felizmente não se nota muito, só tirando medidas. O pior para mim é mesmo o relevo que não consegui evitar que existe à volta dos decalques, mesmo depois de mais camadas de future e mais tarde o verniz mate.
Sinceramente não vejo grande mal em usar-se os decalques da Hasegawa que, diga-se, até foram os que reagiram melhor ao microset e microsol. E também acho que o "off-white" dos decalques até é um efeito positivo do ponto de vista da escala e weathering.

Imagem
Imagem
Imagem

A seguir um wash de óleos moderado nas linhas de painel, de warm grey nas linhas em zonas menos sujeitas a acumular sujidade e/ou principalmente sobre o RLM76, e de paynes grey e raw umber nas mais sujeitas e/ou mais escuras. Por baixo da asa, na zona directamente afectada pelo motor e trem de aterragem, tentei produzir o efeito de corrimento e acumulação de óleo e fuligem. Podia ter ido mais longe, mas mais vale pouco que demasiado.
Ainda nesta fase, para replicar algum desgaste na raiz das asas, zona tipicamente mais fustigada pelo pisar, apliquei com um cotonete um pouco de alumínio Testors Metalizer seco, apenas umas passagens muito suaves só para sujar as zonas supostamente mais desgastadas - digo desgastadas e não descascadas... - e em seguida cobri com um véu transparente da cor base, uma espécie de diluente tintado (neste caso alcool). Dei também com muito critério tons mais clareados da cor base noutras zonas mais sujeitas a desgaste, como por exemplo o bordo de ataque, mas sempre muito pouco. Talvez até pouco demais :)
Da mesma forma, atenuei a cor do Walkway, ficando assim mais integrado no conjunto.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O weathering continuou com a aplicação das manchas de escape nas laterais de fuselagem, primeiro com tamiya smoke muito diluído e depois mistura de preto e castanho igualmente muito diluída, só para variar ligeiramente a tonalidade das manchas, seguida de uma primeira camada de verniz mate e depois a aplicação de pequenos "arranhões" com lápis silver, lápis de grafite (muito pouco) no bordo de ataque, anel frontal do capot do motor e paineis de escape.
Depois apliquei a pincel de pouco de pastel seco cinza muito escuro sobre as manchas de escape, com maior incidência sobre a raiz das asas, e pastel seco de cores aproximadas às do camuflado, por cima e nas laterais, só para introduzir mais variação, mas acabou por ficar quase imperceptível.
No fim tudo acabou por ser selado por mais uma camada de mate, que ficou demasiado mate para o meu gosto. Quase nunca acerto na mistura dos vernizes mate e gloss da Xtracrylix, devia ter ficado mais acetinado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Desta vez quis ir mais longe no detalhe do trem de aterragem, mais alem do que a habitual tubagem do óleo dos travões nas pernas do trem pricipal.
Por acaso essa tubagem não tem sempre a mesma configuração, contrariamente ao julgava. Após várias observações mais cuidadas, aparentemente até ao 190A-4 a tubagem percorre a perna do trem pelo lado interno, isto é o mais proximo ao eixo longitudinal do avião, e não pelo lado externo, junto às portas do trem, como julgava ser a regra... Nunca tinha reparado nesse pormenor até ao momento e certamente que não serei o único :) Fica esta nota.
Voltando ao que fiz, sem muito rigor devo confessar, desta vez apliquei também cablagem eléctrica nos barços actuadores da perna no trem, bem como, na perna direita, o cabo que faz recolher o trem traseiro. Como disse, sem ser muito rigoroso e até um pouco especulativo, mas para à vista desarmada ficou bom, sendo isso o mais importante.
Os materiais usados foram fio de estanho muito fino para a cablagem eléctrica, fio de cobre para o segmento da perna do trem e fio de estanho mais grosso para o loop junto às rodas. (O cabo do trem traseiro só está visível nas fotos finais mais à frente e é em plastico estirado.)

Imagem
Imagem
Imagem

Foi nesta altura que começaram a correr pior algumas coisas. As pernas do trem encaixam bastante bem, de tal forma que só é possível ajustá-las para a frente ou para trás, não dá para alterar o ângulo no sentido do comprimento da asa. Os actuadores, que não são muito fáceis de colocar, uma vez encaixados impedem que a perna do trem possa ser ajustada e como eu inicialmente, e erradamente, já tinha fixado as portas do trem aos mesmos e com toda a tubagem e cablagem aplicada, tudo muito frágil para ser manipulado mais vigorosamente, acabei por não ter grande hipótese de fazer os ajustes necessários para que tudo ficasse com o mesmo alinhamento. Assim, infelizmente, um dos trens ficou ligeirissimamente mais para a frente que o outro, o que se traduz numa diferença entre a altura ao solo das pontas das asas, um diferencial de cerca de 3,5mm. Não é muito mas é quanto chega para estragar um trabalho.
Também tenho muitas reservas relativamente ao ângulo interno do trem, parece-me que ficou muito aberto. Da proxima vez que pegar num kit destes, e ainda tenho cá 2, farei ajustes às peças à priori para alterar este ângulo. Fica também aqui esta chamada de atenção.

Imagem

Quase a terminar, apliquei os canos das armas, que no caso dos MG 151/20 tive de alterar, substituindo a parte exterior, o cano propriamente dito, por tubo de latão de 1mm de diâmetro. Todas os canos foram pintados com XF-18 da Tamiya e depois
pincelados com mina de lápis.

Imagem
Imagem
Imagem

A parte mais chata foi a canópia, que tem algum detalhamento interior complicado e desta vez fui particularmente desastrado. Na tentativa de aplicar um segmento de plástico estirado para replicar a parte do fio da antena que entra pelo topo da canópia e desaparece algures no interior, não só acabei por não conseguir que ficasse encostado ao topo no ponto correcto, como também consegui sujar irreversivelmente de cola a peça. Talvez para quem não saiba disso o defeito passe ao lado, mas para mim e para os meus olhos ele está lá e sempre estará :(.
Também apliquei 2 cabos na armação da placa de blindagem, não sei exactamente para que servem, mas podem ser visto em practicamente todos os exemplares de FW190 com este tipo de canópia plana.
Como disse lá atrás, a peça da canópia da Hasegawa não foi pensada para deixar o cockpit aberto, a coisa não fica com o aspecto que devia, mas neste caso tendo usado o set da Eduard para o cockpit, era mandatório deixar o cockpit à vista.
Antes de fixar a canópia, colei os cintos de cima tentando conferir-lhes uma forma mais ou menos realista, mas a mim não me convencem muito. Acho que não tenho grande jeito para usar estes cintos em PE, ficaram com aspecto um bocado artificial, é muito fácil estalar-lhes a pré-pintura ao dobrá-los e é pena não virem pintados dos dois lados...

Imagem
Imagem
Imagem

Para acabar e que seja digno de ser mencionado, a fixação do fio da antena em plástico estirado, que foi simplesmente um dos testes mais dificeis de superar à minha resistência nervosa. Perdi a conta às vezes que tentei até conseguir. A dificuldade principal neste caso é o fio ter de entrar pelo topo da deriva a dentro... enfim, nem me quero lembrar, se calhar e olhando para trás a culpa até foi minha na abordagem ao problema. Resta-me rezar para que o fio nunca se solte ou parta!
As formas no fio junto à deriva foram feitas com cola branca.

E pronto isto já vai longo, fiquem com algumas fotos de detalhes e um walkaround

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero que tenham gostado e
estejam à vontade para colocar questões, críticas, etc.

Horrido!

Abraço
Editado pela última vez por JMTavares em 30 jul 2011, 20:08, num total de 3 vezes.
JMTavares

Registado: 20 jul 2011, 00:23

Mensagempor jose pedro » 28 jul 2011, 19:17

EStá espectacular! :mfixe: :mfixe: :mfixe:
jose pedro

Registado: 19 ago 2010, 12:18

Mensagempor PedroFernandes » 28 jul 2011, 21:05

Bem vindo JMTavares e parabéns por esse belo FW 190 !!!

Vai ao Modelscala???
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor Rui Pinto » 28 jul 2011, 21:55

Do melhor que ja vi :mfixe: :mfixe: :mfixe:
Rui Pinto

Registado: 02 out 2007, 22:53

Mensagempor Ricardo Martins » 28 jul 2011, 23:44

Parabéns pelo belo FW190 JMTavares.

Uma bela "aquisição" aqui para o SIG :mfixe:
Devo dizer que gostei bastante do pormenor dos cintos colocados para fora do cockpit :D

Venham mais modelos.

ABR
Ricardo Martins

Registado: 14 mai 2010, 23:29

Mensagempor JMTavares » 29 jul 2011, 11:22

Obrigado meus caros,
fico contente por gostarem.

Pedro, ainda não sei dizer se irei ou não, só vai dar mais em cima da hora.

Abraço
JMTavares

Registado: 20 jul 2011, 00:23

Mensagempor rverissimo » 30 jul 2011, 01:13

Viva!

Mas que excelente "reportagem" apresentado neste post!

Não tinha ideia de que o FW da hasegawa tinha esses problemas de encaixe.. Mas também.. para quem está a fazer o Dora9 da tamiya que também não prima pela excelência nos encaixes (principalmente na raiz das asas com a fuselagem).

obrigado pela partilha das fotos!

abraço!

RVerissimo
Ricardo Veríssimo
Imagem

Imagem
rverissimo

Registado: 09 jun 2005, 13:34

Voltar para SIG - Fw 190

• Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante